O Dia da Responsabilidade Social na FAAP já tem data para acontecer: 10 de outubro. Em mais uma edição, a Instituição mobiliza professores e voluntários para receber 100 jovens do Instituto PROA para uma tarde de capacitação e inclusão cultural. Oficinas de animação, apresentação de TV, corte e costura e de dobraduras em papel são algumas das atividades programadas.
Os estudantes também terão a oportunidade de visitar as exposições “A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez”, com obras do artista e tapeceiro francês, e “P/B – Acervo MAB”, que apresenta um recorte de obras dominadas pelos pigmentos preto, branco e as gamas intermediárias de tons cinza, em cartaz no MAB FAAP. No ano passado, o serviço educativo do Museu desenvolveu aproximadamente 200 atividades com escolas, ONGs e público em geral.
A parceria entre a FAAP e o Instituto PROA foi firmada em 2017 e, desde então, mais de 600 jovens já foram beneficiados.
O Dia da Responsabilidade Social foi instituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Trata-se de uma mostra das ações que são desenvolvidas pelas instituições ao longo do ano nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros. A FAAP participa da iniciativa desde 2007.
Balanço Social
Inclusão cultural, projetos de voluntariado, campanhas de doação de sangue, de agasalho e de alimentos, além de atendimento jurídico gratuito são algumas das iniciativas que envolvem alunos, professores e colaboradores todos os anos na FAAP.Em 2017, por exemplo, durante o Trote Solidário, foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos e cerca de 7 mil latas de leite em pó, doadas para 40 instituições beneficentes em São Paulo.
No primeiro semestre de 2018, a arrecadação do Trote Solidário chegou a 761 latas de leite em pó, que beneficiaram o Projeto Criança/AIDS (PCA). Já no segundo semestre, a contribuição foi para a campanha Mc Dia Feliz. Toda a renda obtida com a venda dos tíquetes de lanche foi revertida para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).
A FAAP também faz arrecadação durante as palestras abertas ao público, cujo saldo, desde 2009, ultrapassou 40 toneladas de alimentos.
Em relação à campanha de doação de sangue, a coleta na FAAP, realizada no primeiro semestre de 2018, conseguiu arrecadar 88 bolsas. Em 2017, o saldo foi suficiente para auxiliar quase 900 pacientes dos hospitais parceiros da iniciativa. Agora em outubro, está prevista uma nova campanha, cuja expectativa é superar o balanço do ano anterior.
A campanha do agasalho também acumula saldos positivos. Em 2018, a arrecadação chegou a mais de 2 mil peças. Em 10 anos, foram mais de 30 mil arrecadadas, mobilizando os alunos do colégio, da graduação e da pós-graduação, além dos funcionários, em prol dos assistidos pelas ONGs parceiras.
Fruto do convênio entre o Poder Judiciário e a FAAP, o Juizado Especial Cível (JEC-FAAP) realizou mais de 3 mil atendimentos em 2017. Desde a sua criação, em 2003, mais de 37 mil pessoas com causas cíveis com valores até 20 salários mínimos já foram atendidas, gratuitamente.