Curtas-metragens de Animação, de alunos da FAAP, são selecionados para participar de importantes festivais da categoria


DATA


COMPARTILHE


O curta-metragem “Caixinha de Música”, realizado pelos alunos do curso de Animação da FAAP, Ana Carolina do Monte, Ana Luísa Alessandrini e João Francisco Neto, está entre os filmes selecionados para participar do 16º Festival de Cinema de Ouro Preto – CineOP, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de junho, de forma on-line.

O curta retrata a história de Marie, uma pequena estudante de balé, que é a mais desajeitada da turma e o olhar repreensivo de sua professora a desanima. Um dia, porém, ela recebe uma caixinha de música de presente de uma senhora na rua. Ao chegar em casa e dar corda, a pequena bailarina que girava dentro da caixinha toma vida e vira uma menina de verdade. Com o tempo, as duas se tornam amigas e a menina que estava na caixinha ajuda Marie a dançar melhor e a ter mais confiança. Mas nem tudo é o que parece e logo Marie descobre que a Caixinha guarda um segredo cruel.

“Ficamos honrados com a nossa seleção e estamos muito felizes por ter nosso trabalho reconhecido por um festival que valoriza a cultura e o patrimônio brasileiro. Esperamos que nosso curta possa inspirar outras pessoas a se interessar por animação e balé, da mesma forma que outros filmes nos fizeram ter interesse por esses temas”, comemora a equipe do filme.

Outro curta-metragem, “Paloma”, dirigido pelo aluno de Animação Alex Reis, foi selecionado para o Festival Internacional de Animação de Curitiba, que será realizado também de forma remota entre os dias 23 e 27 de setembro de 2021.

“Estou muito feliz em participar do Animatiba. Bom demais ver “Paloma” alçando voos mais altos e distantes”, celebra o diretor do filme.

A história narrada pelo curta se passa na Praça da Se´, em Sa~o Paulo, onde Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip de celular e ganha consciência. Mas o que era para ser uma bênção acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobre mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre os humanos, ratos e demais habitantes da cidade.

Já os filmes de animação “Bob Cuspe – nós não gostamos de gente” e “Meu Tio José” foram indicados para o festival ANNECY, considerado o mais importante evento de animação do mundo.

Os curtas contaram com a participação das alunas de Animação da FAAP Lena Araújo e Carolina Assaf, respectivamente, que trabalharam como estagiárias durante a produção do filme.

“Foi meu primeiro estágio e o primeiro filme em que trabalhei. Eu agradeço muito a confiança que os donos do estúdio tiveram em mim, pois fiz e aprendi tanta coisa que a forma como eu trabalho atualmente mudou depois de “Meu Tio José”. Espero que todo mundo se emocione como eu me emocionei quando li o roteiro pela primeira vez”, comenta Carolina Assaf.

“Meu Tio José” é baseado em fatos reais e conta, pelo olhar de uma criança, a história de um ex-guerrilheiro morto na ditadura militar. A produção foi escrita e dirigida por Ducca Rios e tem voz original de atores como Wagner Moura e Tonico Pereira.

Já “Bob Cuspe – Não Gostamos de Gente” é uma animação stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. Traz a história do personagem Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise criativa.

Para Lena Araújo, que foi assistente de edição de vídeo no filme, a experiência também foi gratificante. “Foi um prazer imenso trabalhar ao lado de gigantes da animação stop motion do Brasil. Com eles, aprendi lições valiosas que levarei em todos os meus projetos. O stop motion é uma paixão que começou na FAAP e, graças aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pude participar desse filme”, destaca a estudante.

 

Paloma (Paloma)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght) – 7’35”

Exibição (Exhibition) – 16:9

Bitola (filmed) – Digital

Cor (Color) – Color.

Ano (Year) – 2020

Tipo (type) – Curta/Short

Gênero(genre) – Animação/ Animation

 

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director) – Alex Reis

Roteiro (Screenplay) – Alex Reis, Laura MC, Henrique de Paula, Luiza Azevedo, Luiz Moura

Produção Executiva (Executive Production) -Alex Reis e Lena Araujo

Direção de Produção (Production) -Lena Araujo e Victor Morelli

Fotografia (Cinematography) – Diego Pirata

Montagem (Editing) – Alex Reis e Laura MC

Som (Sound) – Kim Manso

Trilha Sonora (Music) -Alex Reis e Kim Manso

Arte (Art Direction) – Juliana Nascimento e Rafael Santos

Direção de Animação (Animation) – Helen Okuma

Cenários (Scenarios) -Juliana Britto, Vitória Abreu, Marcella Carvalho, Vitória Misae, Victor Morelli

Design de Personagens (Character Design) -Juliana Nascimento e Helen Okuma

Props – Juliana Nascimento e Marcella Carvalho

Elenco (Cast) – Helen Okuma e Jessyca Rianho

 

Caixinha de Música (The Music Box)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght)- 9’38”

Exibição(Exhibition)- 16:9

Bitola(filmed)- Digital

Cor(Color)- Color.

Ano(Year)- 2021

Tipo(type)- Curta/Short

Gênero(genre)- Animação/Animation

 

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director)- Ana Carolina do Monte

Roteiro (Screenplay) -Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Produção (Production) -Ana Luisa Alessandri Torres

Fotografia (Cinematography)- Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Montagem (Editing)- Ana Luisa Alessandri TorresSom (Sound)Ana Luisa Alessandri Torres

Direçao de Arte (Art Director) -Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Trilha Sonora (Music)- Ana Luisa Alessandri Torres, Eubulo Jar’ol, Nathalia Rocha SilvaDireção de Animação (Animation Director)- João Francisco Neto

Cenários (Scenarios)- João Francisco Neto e Ana Luisa Alessandri Torres

Design de Personagens (Props)- Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri TorresAssistente de Arte e Animação (Movie Assistants)-Antônio de Paula Souza Masetti, Camila Del Zotto Camargo, Ana Araújo Suzin, Alexandra Choque Casallo

Consultoria de Balét (Ballet Consultant) -Victória Silvestre e Bel A. Paula Souza


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curta-metragem “Caixinha de Música”, realizado pelos alunos do curso de Animação da FAAP, Ana Carolina do Monte, Ana Luísa Alessandrini e João Francisco Neto, está entre os filmes selecionados para participar do 16º Festival de Cinema de Ouro Preto – CineOP, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de junho, de forma on-line.

O curta retrata a história de Marie, uma pequena estudante de balé, que é a mais desajeitada da turma e o olhar repreensivo de sua professora a desanima. Um dia, porém, ela recebe uma caixinha de música de presente de uma senhora na rua. Ao chegar em casa e dar corda, a pequena bailarina que girava dentro da caixinha toma vida e vira uma menina de verdade. Com o tempo, as duas se tornam amigas e a menina que estava na caixinha ajuda Marie a dançar melhor e a ter mais confiança. Mas nem tudo é o que parece e logo Marie descobre que a Caixinha guarda um segredo cruel.

“Ficamos honrados com a nossa seleção e estamos muito felizes por ter nosso trabalho reconhecido por um festival que valoriza a cultura e o patrimônio brasileiro. Esperamos que nosso curta possa inspirar outras pessoas a se interessar por animação e balé, da mesma forma que outros filmes nos fizeram ter interesse por esses temas”, comemora a equipe do filme.

Outro curta-metragem, “Paloma”, dirigido pelo aluno de Animação Alex Reis, foi selecionado para o Festival Internacional de Animação de Curitiba, que será realizado também de forma remota entre os dias 23 e 27 de setembro de 2021.

“Estou muito feliz em participar do Animatiba. Bom demais ver “Paloma” alçando voos mais altos e distantes”, celebra o diretor do filme.

A história narrada pelo curta se passa na Praça da Se´, em Sa~o Paulo, onde Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip de celular e ganha consciência. Mas o que era para ser uma bênção acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobre mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre os humanos, ratos e demais habitantes da cidade.

Já os filmes de animação “Bob Cuspe – nós não gostamos de gente” e “Meu Tio José” foram indicados para o festival ANNECY, considerado o mais importante evento de animação do mundo.

Os curtas contaram com a participação das alunas de Animação da FAAP Lena Araújo e Carolina Assaf, respectivamente, que trabalharam como estagiárias durante a produção do filme.

“Foi meu primeiro estágio e o primeiro filme em que trabalhei. Eu agradeço muito a confiança que os donos do estúdio tiveram em mim, pois fiz e aprendi tanta coisa que a forma como eu trabalho atualmente mudou depois de “Meu Tio José”. Espero que todo mundo se emocione como eu me emocionei quando li o roteiro pela primeira vez”, comenta Carolina Assaf.

“Meu Tio José” é baseado em fatos reais e conta, pelo olhar de uma criança, a história de um ex-guerrilheiro morto na ditadura militar. A produção foi escrita e dirigida por Ducca Rios e tem voz original de atores como Wagner Moura e Tonico Pereira.

Já “Bob Cuspe – Não Gostamos de Gente” é uma animação stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. Traz a história do personagem Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise criativa.

Para Lena Araújo, que foi assistente de edição de vídeo no filme, a experiência também foi gratificante. “Foi um prazer imenso trabalhar ao lado de gigantes da animação stop motion do Brasil. Com eles, aprendi lições valiosas que levarei em todos os meus projetos. O stop motion é uma paixão que começou na FAAP e, graças aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pude participar desse filme”, destaca a estudante.

 

Paloma (Paloma)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght) – 7’35”

Exibição (Exhibition) – 16:9

Bitola (filmed) – Digital

Cor (Color) – Color.

Ano (Year) – 2020

Tipo (type) – Curta/Short

Gênero(genre) – Animação/ Animation

 

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director) – Alex Reis

Roteiro (Screenplay) – Alex Reis, Laura MC, Henrique de Paula, Luiza Azevedo, Luiz Moura

Produção Executiva (Executive Production) -Alex Reis e Lena Araujo

Direção de Produção (Production) -Lena Araujo e Victor Morelli

Fotografia (Cinematography) – Diego Pirata

Montagem (Editing) – Alex Reis e Laura MC

Som (Sound) – Kim Manso

Trilha Sonora (Music) -Alex Reis e Kim Manso

Arte (Art Direction) – Juliana Nascimento e Rafael Santos

Direção de Animação (Animation) – Helen Okuma

Cenários (Scenarios) -Juliana Britto, Vitória Abreu, Marcella Carvalho, Vitória Misae, Victor Morelli

Design de Personagens (Character Design) -Juliana Nascimento e Helen Okuma

Props – Juliana Nascimento e Marcella Carvalho

Elenco (Cast) – Helen Okuma e Jessyca Rianho

 

Caixinha de Música (The Music Box)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght)- 9’38”

Exibição(Exhibition)- 16:9

Bitola(filmed)- Digital

Cor(Color)- Color.

Ano(Year)- 2021

Tipo(type)- Curta/Short

Gênero(genre)- Animação/Animation

 

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director)- Ana Carolina do Monte

Roteiro (Screenplay) -Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Produção (Production) -Ana Luisa Alessandri Torres

Fotografia (Cinematography)- Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Montagem (Editing)- Ana Luisa Alessandri TorresSom (Sound)Ana Luisa Alessandri Torres

Direçao de Arte (Art Director) -Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri Torres e João Francisco Neto

Trilha Sonora (Music)- Ana Luisa Alessandri Torres, Eubulo Jar’ol, Nathalia Rocha SilvaDireção de Animação (Animation Director)- João Francisco Neto

Cenários (Scenarios)- João Francisco Neto e Ana Luisa Alessandri Torres

Design de Personagens (Props)- Ana Carolina do Monte, Ana Luisa Alessandri TorresAssistente de Arte e Animação (Movie Assistants)-Antônio de Paula Souza Masetti, Camila Del Zotto Camargo, Ana Araújo Suzin, Alexandra Choque Casallo

Consultoria de Balét (Ballet Consultant) -Victória Silvestre e Bel A. Paula Souza


DATA


banners-site-faap_anim1

Graduação em Animação na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_anim2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.   Sobre os filmes   Fulano de Tal   A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.   No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.    Ficha técnica    Produção – Lune Pilipczuk   Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira   Assistência em Direção – Lune Pilipczuk   Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk   Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi   Foto: Reinê Pires Muzzi   Som: Uli Castex   Montagem: Marvin Oliveira   KM 100   Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome   “‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.   Ficha técnica   Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura   Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro   Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane   Produção Executiva – Ricardo Monastero   Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante   Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni   Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz   Direção de Som – Luís Miguel Marquina   Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro   Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado   Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki   Coisas que eu lembro sobre vc  Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.    A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no


Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Cinema

FAAPCAST recebe Ricardo Monastero: ex-aluno de Cinema na FAAP, ator, produtor e cineasta

O FAAPCast continua sua terceira temporada com um convidado que carrega uma trajetória de sucesso nas artes cênicas: Ricardo Monastero. Ex-aluno do curso de Cinema da FAAP e formado como ator pela Escola de Comunicações e Artes (ECA USP), Monastero se destacou como ator, cineasta e produtor, consolidando-se como um profissional completo e multifacetado na indústria cultural brasileira. Inicialmente, Ricardo ingressou na área de publicidade nos anos 2000, atraído pela possibilidade de explorar sua criatividade. No entanto, percebeu que sua verdadeira paixão estava em uma abordagem criativa mais artística e decidiu mudar de curso, matriculando-se em Cinema na FAAP. Foi durante essa fase que sua conexão com artes cênicas, que sempre foi forte, se intensificou. A FAAP, especialmente o palco do Teatro FAAP, ocupou um lugar especial em sua trajetória. Ricardo relembra com carinho o momento em que, ainda estudante, buscou um autógrafo do lendário Paulo Autran aqui na FAAP. Anos depois, ele se encontraria no mesmo espaço, não como espectador, mas como protagonista e produtor. Monastero compartilhou no podcast que, como aluno, assistia grandes artistas se apresentarem no Teatro FAAP, e quando teve a oportunidade de estar no camarim se preparando para sua própria peça, sentiu uma felicidade imensa. Esse sonho se concretizou quando ele produziu seu primeiro espetáculo, “Sobre Ratos e Homens”, que estreou no mesmo palco que tanto admirava, resultando na conquista do Prêmio APCA de Melhor Peça do Ano. A versatilidade de Ricardo vai além do palco. A instabilidade inerente à carreira de ator o levou a se aprimorar também como cineasta e produtor, o que lhe permitiu navegar com segurança pelos desafios da indústria cultural. Ele enfatizou, no FAAPCast, a importância das leis de incentivo, que, segundo ele, são fundamentais para a estruturação da indústria do entretenimento no Brasil. Ricardo também compartilhou experiências marcantes, como sua participação na série “Amigos”, onde contracenou com Fernanda Montenegro e aprendeu lições valiosas sobre atuação. Além disso, discutiu os desafios de produzir e protagonizar um musical, e revelou que um de seus próximos objetivos é dirigir seu primeiro longa-metragem, para o qual está buscando financiamento através das leis de incentivo. A importância de construir boas relações de amizade e contato no setor foi outro ponto destacado por Ricardo. Para ele, ter uma boa rede de apoio é essencial para superar os desafios da profissão e prosperar na carreira. O FAAPCast também abordou lado filantrópico de Ricardo. Ele contou sobre sua motivação para criar um instituto como contrapartida social às leis de incentivo. Assim nasceu o Instituto Fala, um liceu de artes destinado a fomentar a cultura e apoiar jovens talentos. Atualmente, Ricardo está envolvido em um projeto pelo FAAP Social em parceria com o Unibes Cultural, voltado para essa mesma missão de incentivo à cultura, trabalhando com jovens atores de baixa renda. Encerrando a entrevista, Ricardo ressaltou que seu foco atual está nesse projeto social, que ele vê como uma forma de retribuir e contribuir para a sociedade, ao mesmo tempo que continua a explorar sua paixão pelas artes. Assista agora à entrevista completa disponível no nosso canal do YouTube e Spotify.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter