Curso de Relações Internacionais da FAAP sobe no ranking de avaliação do MEC 

FOTOS

Fernando Silveira/FAAP



DATA


COMPARTILHE


03_04_2003_04

Campus FAAP São Paulo. Vista lateral da fachada da FAAP a partir do Jardim das Esculturas. Foto: Fernando Silveira/FAAP.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A partir de agora, o curso de Relações Internacionais, coordenado pela professora Fernanda Magnotta, faz parte do seleto grupo de elite dos programas acadêmicos de RI do país.  

O curso, coordenado por Magnotta há dez anos, subiu no ranking e agora figura entre os melhores do Brasil, com nota 4, na categoria 4-5, restrita aos mais bem posicionados.  

“É ainda mais gratificante saber que o principal critério de atribuição desta nota foi justamente o desempenho de nossos alunos no Enade, o Exame Nacional de Estudantes”, comemora Magnotta. 

Os cursos e instituições avaliados variam a cada ano. E o CPC – conceito preliminar de curso – é o principal indicador da qualidade do ensino superior no país. Dá notas de 1 a 5 para os cursos, em que 1 e 2 são notas insuficientes e 5, a máxima.  

Para pontuar, o Inep leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a qualificação dos professores, a infraestrutura das instituições, recursos de campus e laboratórios etc.  

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela Avaliação de Graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade de educação superior. 

Parabéns à professora e estudantes envolvidos. Esta conquista é de todos nós! 


FOTOS

Fernando Silveira/FAAP


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Internacional

Missão internacional leva estudantes da FAAP para NY

O setor de internacionalização da FAAP levou estudantes a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global, sob a coordenação da professora Silvye Ane Massaini. Durante a viagem, o grupo visitou algumas das principais instituições financeiras do mundo e participou de atividades culturais na cidade. A programação começou com uma visita ao Pátria Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos alternativos da América Latina, com forte atuação internacional. Os alunos conversaram com executivos e acompanharam a equipe da instituição em uma visita à Nasdaq, onde assistiram ao closing bell ceremony do dia. No dia seguinte, o grupo esteve no escritório do BTG Pactual em Nova York. Lá, foram recebidos pelo ex-aluno Claudio Selma, Diretor de Wealth Management US, que, junto de colegas, apresentou um panorama do setor e das inovações em andamento. Na sequência, seguiram para o Citi, onde participaram de uma discussão sobre mercados globais, tendências macroeconômicas e dinâmicas regionais. O terceiro dia foi dedicado à Lazard Asset Management, com foco em estratégias de equity trading e gestão de portfólio. Já no quarto e último dia, os alunos realizaram um walking tour pelo Financial District, além de visitar museus e pontos turísticos da cidade. “A missão internacional levou alunos da FAAP a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global. Ao longo de uma semana, visitamos instituições como BTG Pactual, Citibank, Patria, Lazard Asset Management e Nasdaq, aproximando os alunos do mercado. Participar dessa missão com os alunos é uma oportunidade única de conectar teoria e prática. Ver de perto como funcionam as instituições financeiras amplia horizontes e inspira. É uma vivência transformadora, tanto acadêmica quanto pessoal.”, afirma


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter