O curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, avaliado recentemente com nota máxima (5) na avaliação da Comissão de Especialistas do INEP/MEC, estreou em novembro desse ano, a revista eletrônica LabJor FAAP, realizada na plataforma Medium (https://faap.br/labjor), e o canal LabJor FAAP, no Youtube: (https://www.youtube.com/channel/UCPxyCFDXMK2pQDzcW2RXvqA).
A revista foi desenvolvida sob a orientação do Núcleo de Inovação e Mídia Digital da FAAP (NiMD), no que diz respeito ao uso das plataformas digitais.A revista e o canal são as primeiras realizações do LabJor FAAP – um laboratório de jornalismo destinado à criação e experimentação de produtos jornalísticos nas suas mais diferentes aplicações e temáticas. Ele foi criado pela professora e coordenadora do projeto, Edilamar Galvão em colaboração com a coordenação do curso de jornalismo e a diretoria da Faculdade.
Dedicado inicialmente aos alunos de Jornalismo, o laboratório estará aberto à colaboração dos estudantes dos outros cursos da Instituição a partir do 1º semestre de 2018, pois essa é uma das maneiras de realizar a natureza interdisciplinar do próprio jornalismo, conforme o projeto pedagógico do curso.
Corrupção foi o tema que o LabJor FAAP abordou na primeira edição da revista eletrônica. Para discutir o assunto, a publicação reúne seções como artigos de professores da FAAP, entrevistas com especialistas e profissionais de diferentes áreas de atuação e um quiz no PlayBuzz com perguntas que remetem a eventuais delitos que os cidadãos podem cometer no seu cotidiano, com o intuito de sugerir a revisão de valores da sociedade para escolher seus representantes.
Outro tema abordado pela revista é o meio-ambiente, que tem sido utilizado como moeda de troca do atual governo para obtenção de apoio para a sua agenda política.
Entre os entrevistados estão o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o diretor executivo do jornal O Estado de S. Paulo, Alberto Bombig, os professores da FAAP: os economistas Eduardo Mekitarian, Paulo Dutra e Orlando Fernandes e os historiadores José Correa e Martin Cezar Feijó; o ex-diretor de redação da Revista Época, João Gabriel de Lima e, ainda, Márcio Pestana, coordenador da pós-graduação em Direito Administrativo da FAAP.
Mais informações: http://www.faap.br/labjor