O estudo #MS360FAAP tem mostrado que há um aumento no interesse dos usuários do Instagram no conteúdo oferecido pelas empresas. Desenvolvida pelo NiMD-FAAP, em parceria com a Emplifi, a pesquisa relativa aos três primeiros meses do ano revela que os perfis de marcas apresentaram um crescimento de 2,33% no número de fãs, enquanto de influenciadores alcançaram o índice de 1,71%, na comparação com o último trimestre de 2021.
Mas, mesmo com crescimento menor no número de seguidores, o nível de engajamento dos influenciadores ainda é notavelmente superior, como indica o estudo. Em postagens de fotos, por exemplo, a pesquisa identificou uma mediana de 120 interações para as marcas, contra 5.439 dos criadores de conteúdo. O formato de post em carrossel consegue gerar mais interações do que posts de foto ou vídeo, seja produzido por marcas ou influenciadores.
O estudo também reforça que, no Instagram, a forma preferencial de interação dos usuários é o “like”, que supera os comentários com ampla vantagem. No período avaliado, por exemplo, somando-se as duas interações, apenas 7,53% das ações dos usuários com as marcas são relativas a comentários. No caso dos influenciadores, o número sobe para 10,68%.
Já no Facebook, o #MS360FAAP mostrou que o 1º trimestre de 2022 foi marcado por uma pequena queda, em todos os segmentos, no número de fãs das páginas, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Os setores mais afetados foram os de “Comunidades” e de “Entretenimento”, com um decréscimo de 0,28% e 0,26%, respectivamente.
Mas, ainda que tenha havido essa ligeira queda (que pode eventualmente ser atribuída à limpeza de perfis falsos), os números de curtidores continuam sendo consideráveis, em especial quando se trata de influenciadores.
Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria.