O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social.
De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”.
Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows.
O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados.
Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch.
Conheça os vencedores
Primeiro lugar: Consigoo
O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando.
Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”
Segundo lugar: Belitá
Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela.
De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.”
Terceiro lugar: 150 FOTO ORG
A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades.
Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza.