CONHEÇA OS VENCEDORES DA 8ª EDIÇÃO DO EMPREENDA FAAP

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter