COMPROVA FAZ EVENTO EDUCATIVO NA FAAP COM DICAS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM SE PROTEGER DE CONTEÚDO FALSO – EVENTO ABERTO AO PÚBLICO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


No dia 12 de novembro, a FAAP será palco de um painel realizado pelo Comprova, coalizão de veículos jornalísticos que voltou a atuar em julho de 2019 para combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. A ideia é compartilhar com o público os ensinamentos dessa segunda edição do projeto. Na ocasião, os editores do Comprova farão um “aulão” com dicas e melhores práticas para que a população possa aprender a se proteger e não cair em conteúdo falso que circula no ambiente online.

O Comprova reúne 24 veículos de imprensa de todo o País. No ano passado, o projeto teve como missão monitorar e desmentir boatos relacionados à eleição presidencial. Entre os integrantes da coalizão estão AFP (Agence France-Presse), Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Jornalistas dos veículos participantes receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova. Alguns desses recursos serão compartilhados com o público no evento como as técnicas de busca reversa de imagens e vídeos e dicas para desconfiar de conteúdos sem fonte identificada que chegam a nossos celulares e mídias sociais.

Além da verificação de fatos, o Comprova está empenhado em promover ações educativas como a difusão de cursos e eventos online para o combate à desinformação. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp e é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). A coordenação do Comprova trabalhou sediada em São Paulo, no curso de Jornalismo da FAAP, sua parceira institucional.

 

Os veículos envolvidos no projeto irão transmitir o evento por seus canais digitais para todo o Brasil, que será gravado e transmitido pela TV FAAP (www.faap.br/tvfaap).

 

Programação:

 

•9h-9h30 – O Comprova em 2019

 

Apresentação: Edilamar Galvão – coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP

Painel: Conversa com Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova. Ele falará como foi a operação do Comprova 2 sob o novo foco de políticas públicas, mostrando o que trouxe em termos de desafios e aprendizados.

 

– 9h30-9h45 – Abertura para perguntas da plateia

 

– 9h45-10h – Intervalo

 

•10h-11h30 – “Aulão” de Verificação: Como não cair em fakes

•Sérgio Lüdtke e a equipe do Comprova mostrarão como é possível se proteger da desinformação e parar de propagar conteúdos falsos.

 

COMPROVA 2019

Dia: 12/11, terça-feira

Horário: das 9h às 13h

Local: FAAP (Auditório 1) / Rua: Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP

Entrada: gratuita

 

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

 

Informações: (11) 3662-7332, das 8h às 13h

*Importante: comparecer munido de documento de identificação com foto.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

No dia 12 de novembro, a FAAP será palco de um painel realizado pelo Comprova, coalizão de veículos jornalísticos que voltou a atuar em julho de 2019 para combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. A ideia é compartilhar com o público os ensinamentos dessa segunda edição do projeto. Na ocasião, os editores do Comprova farão um “aulão” com dicas e melhores práticas para que a população possa aprender a se proteger e não cair em conteúdo falso que circula no ambiente online.

O Comprova reúne 24 veículos de imprensa de todo o País. No ano passado, o projeto teve como missão monitorar e desmentir boatos relacionados à eleição presidencial. Entre os integrantes da coalizão estão AFP (Agence France-Presse), Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Jornalistas dos veículos participantes receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova. Alguns desses recursos serão compartilhados com o público no evento como as técnicas de busca reversa de imagens e vídeos e dicas para desconfiar de conteúdos sem fonte identificada que chegam a nossos celulares e mídias sociais.

Além da verificação de fatos, o Comprova está empenhado em promover ações educativas como a difusão de cursos e eventos online para o combate à desinformação. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp e é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). A coordenação do Comprova trabalhou sediada em São Paulo, no curso de Jornalismo da FAAP, sua parceira institucional.

 

Os veículos envolvidos no projeto irão transmitir o evento por seus canais digitais para todo o Brasil, que será gravado e transmitido pela TV FAAP (www.faap.br/tvfaap).

 

Programação:

 

•9h-9h30 – O Comprova em 2019

 

Apresentação: Edilamar Galvão – coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP

Painel: Conversa com Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova. Ele falará como foi a operação do Comprova 2 sob o novo foco de políticas públicas, mostrando o que trouxe em termos de desafios e aprendizados.

 

– 9h30-9h45 – Abertura para perguntas da plateia

 

– 9h45-10h – Intervalo

 

•10h-11h30 – “Aulão” de Verificação: Como não cair em fakes

•Sérgio Lüdtke e a equipe do Comprova mostrarão como é possível se proteger da desinformação e parar de propagar conteúdos falsos.

 

COMPROVA 2019

Dia: 12/11, terça-feira

Horário: das 9h às 13h

Local: FAAP (Auditório 1) / Rua: Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP

Entrada: gratuita

 

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

 

Informações: (11) 3662-7332, das 8h às 13h

*Importante: comparecer munido de documento de identificação com foto.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

ENEM 2024: Consulte o seu resultado e matricule-se na FAAP 

A FAAP aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso e oferece bolsas de estudo que variam de 5% a 100% de desconto, de acordo com a pontuação obtida nas provas realizadas nos últimos cinco anos.  Serão concedidas bolsas de 100% para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, de acordo com a ordem de convocação. As convocações ocorrem diariamente, desde 1º de outubro de 2024, e serão encerradas em 02 de fevereiro de 2025, data limite para o processo seletivo FAAP 2025/1. Confira a tabela abaixo: GRUPO NOTA MÁXIMA NOTA MÍNIMA BOLSA 1 – 800 100% 2 799 750 75% 3 749 700 30% 4 699 600 15% 5 599 550 5% O resultado do ENEM 2024 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Esta é mais uma chance para os estudantes que desejam ingressar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país e dar início a uma trajetória acadêmica de excelência.    Para mais informações sobre as condições da bolsa ENEM, confira o Edital. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações.  NOSSOS CURSOS     Confira os nossos cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:     Programa de tripla titulação: Business and International Affairs (BIA) – Administração, Economia e Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Programa de tripla titulação: Business Communication and Media (BCM) – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – Diurno / Noturno      Administração – Diurno / Noturno    Animação – Diurno  Arquitetura e Urbanismo – Diurno  Artes Visuais – Diurno  Cinema – Diurno / Noturno     Design – Diurno  Direito – Diurno  Economia – Diurno / Noturno     Jornalismo – Diurno / Noturno     Moda – Diurno / Vespertino  Produção Audiovisual – Noturno     Publicidade e Propaganda – Diurno / Noturno    Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Relações Públicas – Diurno / Noturno    Para mais informações entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11


Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Toldi, Diretor Criativo da Egrey e ex-aluno de economia da FAAP 

Personalidade, sofisticação e beleza definem Eduardo Toldi, criador da marca de roupas Egrey e ex-aluno de Economia da FAAP. Após se formar e trabalhar no mercado financeiro, com a crise financeira de 2008, Eduardo decidiu mudar de setor e resgatar o trabalho com moda e tecelagem, ramo com o qual sua mãe e avós já tinham experiência. Até que, em 2011, Eduardo fundou a própria marca de moda contemporânea, a Egrey . “Egrey é a mistura de cinza com Eduardo. E cinza é a mistura de preto com branco e tem muitas nuances entre o preto e o branco. E eu acho que eu sempre fui meio detalhista”, afirma o Diretor Criativo.   A Egrey atende diversos estados do Brasil, porém o seu foco de vendas é o estado de São Paulo, principalmente no eixo que se divide entre os bairros Higienópolis, Jardins e Itaim, onde inclusive se localizam as duas lojas físicas, uma na rua da Consolação e a outra no Shopping Iguatemi.   Eduardo considera importante as colaborações entre os criadores. Uma coleção cápsula que fez muito sucesso entre as suas clientes foi fruto da parceria com Lucas Nascimento, “dentro dessa jornada do cliente eu acho que as colaborações são muito importantes. E tem tantas pessoas talentosas, como o Lucas Nascimento, que já ganhou muitos prêmios fora do Brasil. Eu achei que as minhas clientes iam gostar de conhecer os produtos dele”.   Outra collab que merece destaque foi realizada em 2020 com a consultora de estilo, Gloria Kalil.  “O processo começa na parte do desenho, no que a gente imagina, no público que a gente quer atingir, no que a gente quer trazer de novidade, depois vem a pesquisa, pilotagem, escolha do tecido etc, e só depois a comercialização. É uma jornada longa”, explica Eduardo sobre a criação de coleções.  Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Toldi e da sua marca Egrey, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter