A FAAP reformulou seu programa Clube de Negociação, que agora é quinzenal, ocorre na hora do almoço e é aberto aos estudantes – atuais e antigos – de todos os cursos da instituição. Segundo a coordenadora Juliana Cibim, professora da Faculdade de Direito da FAAP, o objetivo do programa, que envolve atividades extracurriculares, é capacitar os interessados em técnicas de negociação, inclusive a metodologia de Harvard, de William Ury.
“Vamos trabalhar de forma multidisciplinar e transdisciplinar para que os alunos tenham contato e se familiarizem com olhares diferentes e diversos sobre o mesmo tema, além de agregar professores interessados em participar desse tipo de projeto acadêmico”, afirma a professora, lembrando que as aulas já começaram e que os próximos encontros ocorrerão nos dias 4, 18 de maio e 15 de junho. Este último encerrará a primeira versão desse novo programa, com a realização de uma grande simulação. A próxima turma começa em agosto.
Na programação, conceitos básicos de negociação e mediação, o poder da diversidade cultural, estilos de negociadores, como não fazer concessões e discussão sobre negociações multilaterais, além de estudos de caso. Os alunos também vão receber conteúdos específicos sobre negociações internacionais, estruturas da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Cortes Internacionais – como o Tribunal de Arbitragem Comercial e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Como o mundo está cada vez mais interligado, conectado, competitivo, digital e individual, é preciso, de acordo com a professora, que os contatos sejam mais pessoais. “Devemos fazer o possível para compreender o outro e aprender a argumentar, propor, negociar, planejar, pensar estratégias, mediar, liderar e concretizar ações de forma colaborativa”, observa.
Algumas universidades internacionais possuem programas semelhantes – porém não idênticos ao Clube de Negociação da FAAP – como a Columbia University of New York, Harvard University, Berkeley University of California, John Hopkings School of Advanced International Studies, Penn State University e OXFORD University, entre outras.