ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA FAAP VIVEM NA PRÁTICA A ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL TRAZIDA PELOS TEMPOS DE PANDEMIA

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Durante a quarentena, alunos do 5º semestre do curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizaram a primeira Audiência de Instrução Simulada por meio de videoconferência, conforme as orientações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A causa era de família, envolvendo a guarda unilateral dos filhos pelo pai, sendo que o casal ainda não estava separado judicialmente. Os alunos se dividiram em grupos e cada sala representava uma das partes envolvidas. O caso passou por todas as etapas do processo como petição inicial, contestação, réplica, tréplica, audiência saneadora, perícia técnica e audiência de instrução, o ponto alto da atividade.

“Antes mesmo do TJ-SP divulgar o comunicado com as orientações, nós já estávamos aplicando esse modelo nas práticas acadêmicas do curso com o objetivo de trazer noções sobre julgamentos virtuais na pandemia e capacitar nossos alunos para as inovações do mercado”, afirma a professora e coordenadora dos trabalhos Marina Rosa Vezzoni.

 Logo no início do isolamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu, de maneira genérica, esse expediente. Mas ele não havia sido adotado até o início dos trabalhos da audiência feita pelos alunos da FAAP, uma vez que as regras estabelecidas pelo TJ-SP para as audiências virtuais foram divulgadas mais recentemente.

Aulas teóricas e práticas

Um dos projetos do 5º semestre foi desenvolvido pelas alunas Isabelle Bertozzo, Maria Lucia Almeida Prado de Castro Valente e Maria Eduarda Marchesan. Para a dinâmica dos trabalhos, elas decidiram participar do grupo de pesquisa por entender a importância dessa ação técnica preliminar para todo o processo. “Nossa audiência tratou sobre direito de família e o trabalho foi realizado com a cautela, técnica e dedicação que o tema exige”, assegura Maria Lucia.

Durante o processo, elas tiveram de lidar com a questão da guarda dos menores e a alegação de alienação parental, que foi trazida na contestação da parte contrária. Na opinião das alunas, certamente a complexidade da causa e todas as questões que a circundam colaboraram para enriquecer a dinâmica.

 Para elas, a experiência foi incrível exatamente pela oportunidade de ter aulas teóricas e práticas podendo desenvolver todo o trabalho e a rotina de um advogado, desde a primeira “conversa” com o cliente, busca por documentos, jurisprudências e elaboração das peças até a audiência de instrução.

Temas contemporâneos

Outra atividade do curso de Direito da FAAP tem recebido atenção dos alunos. Na grade do 1º semestre, a disciplina Temas Contemporâneos de Direito os leva a analisar as notícias da imprensa. O objetivo é estudar na prática as matérias teóricas ministradas no início do curso, além de mantê-los integrados às agendas atuais. “Desejamos que eles compreendam as notícias em seus mais diversos aspectos jurídicos e tenham noções reais sobre cidadania”, observa a professora Marina.

Para isso, grupos de alunos passam a criar e apresentar projetos de lei, tendo em conta os temas teóricos ministrados pelos professores. Eles também vivenciam experiências reais do processo legislativo e realizam pesquisas de campo com pessoas de vários segmentos sobre suas necessidades e desejos. A intenção dos professores é que eles sejam capazes de entender a importância do processo legislativo, do real papel do cidadão e se alinhar às demandas da sociedade.

Para a aluna do 1º semestre Anna Luiza Marques, os trabalhos foram de extrema importância, pois as atuais disputas ideológicas em meio a uma pandemia mostram cada vez mais que há falta de ética. Seu grupo decidiu criar um partido cujo tema foi a educação básica e tinha a incumbência de introduzir disciplinas obrigatórias sobre ética e cidadania para o ensino público e privado, desde o fundamental até o médio.

“Por meio das iniciativas populares realizadas ao longo do semestre, tivemos a percepção de situações que antes não eram evidentes. Assuntos polêmicos, como aborto e penas alternativas, trouxeram um conhecimento, uma propriedade e um questionamento interno maior, que nos fez crescer como seres humanos”, relata a aluna.

Na avaliação final da professora, todas essas dinâmicas experimentadas pelos alunos de Direito da FAAP, nas suas mais variadas formas, permitiram que o trabalho em grupo os mantivessem engajados e próximos. “A sala de aula passou a ser dentro de suas casas e o isolamento permitiu laços de amizade e de trabalho ainda maiores”, assegura a coordenadora Marina.


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Durante a quarentena, alunos do 5º semestre do curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizaram a primeira Audiência de Instrução Simulada por meio de videoconferência, conforme as orientações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A causa era de família, envolvendo a guarda unilateral dos filhos pelo pai, sendo que o casal ainda não estava separado judicialmente. Os alunos se dividiram em grupos e cada sala representava uma das partes envolvidas. O caso passou por todas as etapas do processo como petição inicial, contestação, réplica, tréplica, audiência saneadora, perícia técnica e audiência de instrução, o ponto alto da atividade.

“Antes mesmo do TJ-SP divulgar o comunicado com as orientações, nós já estávamos aplicando esse modelo nas práticas acadêmicas do curso com o objetivo de trazer noções sobre julgamentos virtuais na pandemia e capacitar nossos alunos para as inovações do mercado”, afirma a professora e coordenadora dos trabalhos Marina Rosa Vezzoni.

 Logo no início do isolamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu, de maneira genérica, esse expediente. Mas ele não havia sido adotado até o início dos trabalhos da audiência feita pelos alunos da FAAP, uma vez que as regras estabelecidas pelo TJ-SP para as audiências virtuais foram divulgadas mais recentemente.

Aulas teóricas e práticas

Um dos projetos do 5º semestre foi desenvolvido pelas alunas Isabelle Bertozzo, Maria Lucia Almeida Prado de Castro Valente e Maria Eduarda Marchesan. Para a dinâmica dos trabalhos, elas decidiram participar do grupo de pesquisa por entender a importância dessa ação técnica preliminar para todo o processo. “Nossa audiência tratou sobre direito de família e o trabalho foi realizado com a cautela, técnica e dedicação que o tema exige”, assegura Maria Lucia.

Durante o processo, elas tiveram de lidar com a questão da guarda dos menores e a alegação de alienação parental, que foi trazida na contestação da parte contrária. Na opinião das alunas, certamente a complexidade da causa e todas as questões que a circundam colaboraram para enriquecer a dinâmica.

 Para elas, a experiência foi incrível exatamente pela oportunidade de ter aulas teóricas e práticas podendo desenvolver todo o trabalho e a rotina de um advogado, desde a primeira “conversa” com o cliente, busca por documentos, jurisprudências e elaboração das peças até a audiência de instrução.

Temas contemporâneos

Outra atividade do curso de Direito da FAAP tem recebido atenção dos alunos. Na grade do 1º semestre, a disciplina Temas Contemporâneos de Direito os leva a analisar as notícias da imprensa. O objetivo é estudar na prática as matérias teóricas ministradas no início do curso, além de mantê-los integrados às agendas atuais. “Desejamos que eles compreendam as notícias em seus mais diversos aspectos jurídicos e tenham noções reais sobre cidadania”, observa a professora Marina.

Para isso, grupos de alunos passam a criar e apresentar projetos de lei, tendo em conta os temas teóricos ministrados pelos professores. Eles também vivenciam experiências reais do processo legislativo e realizam pesquisas de campo com pessoas de vários segmentos sobre suas necessidades e desejos. A intenção dos professores é que eles sejam capazes de entender a importância do processo legislativo, do real papel do cidadão e se alinhar às demandas da sociedade.

Para a aluna do 1º semestre Anna Luiza Marques, os trabalhos foram de extrema importância, pois as atuais disputas ideológicas em meio a uma pandemia mostram cada vez mais que há falta de ética. Seu grupo decidiu criar um partido cujo tema foi a educação básica e tinha a incumbência de introduzir disciplinas obrigatórias sobre ética e cidadania para o ensino público e privado, desde o fundamental até o médio.

“Por meio das iniciativas populares realizadas ao longo do semestre, tivemos a percepção de situações que antes não eram evidentes. Assuntos polêmicos, como aborto e penas alternativas, trouxeram um conhecimento, uma propriedade e um questionamento interno maior, que nos fez crescer como seres humanos”, relata a aluna.

Na avaliação final da professora, todas essas dinâmicas experimentadas pelos alunos de Direito da FAAP, nas suas mais variadas formas, permitiram que o trabalho em grupo os mantivessem engajados e próximos. “A sala de aula passou a ser dentro de suas casas e o isolamento permitiu laços de amizade e de trabalho ainda maiores”, assegura a coordenadora Marina.


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FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


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Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

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