Quem passar em frente ao Jardim das Esculturas na FAAP, entre os dias 15/05 e 30/8, poderá apreciar a estrutura recíproca de madeira, de 2,5 toneladas, 7 metros de largura e 17,5 metros de comprimento, confeccionada por alunos do curso de pós-graduação em Arquitetura da Madeira: Projeto e Aplicação e do workshop em Estruturas Recíprocas em Madeira da FAAP, juntamente com o reconhecido arquiteto e designer Udo Thönnissen.
Trata-se de um objeto multiuso em que os elementos estruturais são apoiados de modo a criar uma forma autônoma que não depende de outras estruturas, seguindo conceitos baseados em sustentabilidade e inovação.
A madeira é uma matéria-prima de alta tecnologia e tornou-se tendência internacional, sendo que o Brasil é o seu maior produtor. O material é uma alternativa ecologicamente correta, com boa durabilidade e recurso renovável. As vantagens de seu uso vão desde o isolamento acústico natural até a manutenção da temperatura.
Udo Thönnissen é arquiteto e designer em Zurique, Suíça. Estudou na RWTH em Aachen e na UIC em Barcelona. Pesquisador e palestrante na ETH, em Zurique, contribuiu extensamente para várias publicações especializadas e publicou o livro que é referência na área de estruturas recíprocas.