As alunas do curso de Moda da FAAP Maria Eduarda Monteiro e Raíza Marques foram as vencedoras do Desafio de Moda da Braskem, que propôs aos estudantes das faculdades participantes desenvolverem uma peça à base de plástico para compor a coleção desfilada pela estilista Patrícia Bonaldi durante a 46ª edição da SPFW.
O material escolhido para o Desafio foi o polipropileno por ter boa durabilidade, resistência e leveza, além de ser 100% reciclável e viabilizar o tingimento por meio da adição de corantes ou pigmentos diretamente no processo de fiação a seco, que economiza água. Os participantes precisaram unir a identidade da estilista ao desafio de trabalhar com fios de polipropileno, matéria-prima inovadora e diferente do habitual.
Durante o processo criativo, os alunos contaram com a orientação da estilista e capacitações realizadas por nomes como Paulo Borges, um dos criadores da SPFW. Além de aprofundarem seus conhecimentos sobre desenho, modelagem, bordado e estamparia, entre outros conceitos do mundo da moda, a experiência possibilitou que vivenciassem o dia a dia de um estilista, o que contribuiu para seu desenvolvimento profissional.
Inovação, qualidade, número de peças, conceito criativo, estética alinhada com a marca, engajamento e sintonia da dupla de estilistas foram alguns dos quesitos avaliados pela banca julgadora do Desafio, composta por Patricia Bonaldi, Paulo Borges, Ana Laura Sivieri, da Braskem, e Gustavo de La Rue, da Profil.
As alunas da FAAP e o look vencedor: