A estudante do 8º semestre de Moda da FAAP Tarsila Moraes foi a primeira colocada no FAAP Moda – concurso interno que há 15 anos premia jovens talentos, lançando-os no mercado fashion. Denominada “Grotto”, a coleção foi a preferida dos jurados e também do público, que votou pelo aplicativo.
“Desenvolvi a coleção pensando em quebrar um paradigma da sociedade, que contempla o belo. Minha ideia foi mostrar que por meio do grotesco eu conseguiria algo incrível. E meu objetivo com os looks foi alcançado, porque conquistei a primeira colocação e, ainda, o voto do público”, ressalta Tarsila. A jovem estilista, apesar de confiante, disse que não esperava ganhar nas duas categorias. “Todas as coleções estavam muito boas”, assegura.
“Grotto”, que dá nome à coleção, é um termo latino que significa “gruta” e origina a palavra “grotesco”. A coleção explora o estranho e o incomum com o objetivo de subverter o olhar acomodado. Tarsila iniciou sua pesquisa desfigurando inúmeros retratos fotográficos por meio da intervenção de elementos diversos, como cola silicone, plástico queimado, desenhos, cortes e recortes computadorizados, que resultaram em camadas e texturas inesperadas.As segundas e terceiras colocações foram para as coleções “Sentimentos Materializados”, da aluna Giulia Ferraro, e “Desconstrução do Ser”, da estudante Maria Carolina Baraldi.
No corpo de jurados, estavam grandes nomes da moda, entre estilistas e empresários, como Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Natalie Klein, Tufi Duek e vários outros. A apresentação do evento ficou por conta da atriz Fiorella Mattheis.