A aluna Júlia Van der Leij, do curso de Moda do Centro Universitário Armando Alvares Penteado, foi a primeira colocada no FAAP Moda – concurso interno que, desde 2004, premia jovens talentos, lançando-os no mercado fashion. Denominada “Anemoia”, a coleção foi a preferida dos jurados.
“Eu entrei na FAAP para participar do FAAP Moda, então é uma sensação de dever cumprido. É um sonho realizado estar ganhando. Quero entrar agora no mercado com o pé direito e acredito que isso me proporcionou essa oportunidade”, comentou a aluna.
A coleção de Júlia surgiu de um sentimento de nostalgia não vivida, trazendo uma narrativa dessa memória e uma casa antiga. Foi inspirada em fotos dos anos sessenta e setenta de desconhecidos on-line, fotos de familiares e fotos do fotógrafo Andy Sweet, que trazem o sentimento de Anemoia, uma nostalgia por um tempo ou lugares desconhecidos.
A segunda colocada do concurso foi a aluna Eloah Oliveira com sua coleção “Genoma Paradoxal – Sapoesia”. Em terceiro, os jurados escolheram a coleção “As sombras dos meus reflexos” da aluna Gabriella Mestieri Bloisi. Pelo aplicativo do concurso, o público votou em “Tarde de Domingo”, da aluna Magê Boccuto.
No corpo de jurados estavam grandes nomes da moda, incluindo estilistas e empresários como Luciana Curtis, Susana Barbosa, Bob Wolfenson, Thai de Melo, Paulo Martinez, Larissa Lucchese e vários outros. A apresentação do evento ficou por conta da modelo e apresentadora Carol Ribeiro.
Conexão universidade e mercado
Lançado em 2004, o concurso FAAP Moda foi um sucesso imediato e, a cada ano, torna-se uma plataforma de lançamento de profissionais de qualidade com grandes nomes envolvidos, como diretores de arte, stylists, DJs e mídia especializada. O principal objetivo da ação é fazer a conexão entre alunos criativos e profissionais consagrados, envolvendo todas as etapas e processos de construção e apresentação de uma coleção.
O FAAP Moda foi idealizado pelo curso de Moda da FAAP e pelas ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton. Os estudantes são selecionados com base em projetos/croquis apresentados inicialmente para uma banca de professores. A segunda etapa envolve professores da FAAP e profissionais de mercado. Já na terceira e última fase, em que as coleções são apresentadas em um desfile, cabe aos profissionais que compõem a comissão de jurados escolherem os três primeiros colocados. Há ainda o vencedor escolhido pela votação do público.