O cinema queer surgiu com o objetivo de produzir obras contrárias à heteronormatividade sempre presente na maioria dos filmes lançados. Para que houvesse a representação homossexual no cinema, muitos cineastas encontraram dificuldades para seguir com suas produções.
Atualmente, é possível encontrar mais filmes com outras realidades em relação a diferentes formas de corpos, afetos e vidas. Para discutir a trajetória para um novo cinema queer, o curso de Cinema da FAAP realizará, no dia 27 de outubro, a 23ª edição do “Diálogos na WEB-FAAP” com a presença do cineasta Ricky Mastro.
Com mediação do professor Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da FAAP, o encontro é destinado à comunidade faapiana e ao público externo. O evento poderá ser visto clicando no link: https://zoom.us/j/95134538160?pwd=Ti94aFRkZ2YycmZYUExFczh1TU1Mdz09 – Senha de acesso: 2x282g43
Ricky Mastro formou-se em Artes Dramáticas pela Universidade de Washington, em Seattle. De volta ao Brasil, graduou-se em Cinema pela Faculdade Armando Alvares Penteado (São Paulo), com mestrado pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo).Retomou seus estudos em Toulouse (França), na École Nationale Supérieure d’Audiovisuel, onde obteve o DURCA (Diplôme Universitaire de Recherche et de Création en Audiovisuel).Produziu sete curtas-metragens e fez parte do projeto Fucking Different São Paulo, que teve a sua estreia na seção “Panorama de Berlin”.
Em 2018, filmou seu primeiro longa-metragem, “7 minutos”, que está sendo distribuído em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Alemanha, França, Sudeste Asiático e Reino Unido.Junto com Léon Diana (produtor do filme “7 minutos”), escreveu os seus dois novos projetos de longa-metragem: “Os Invisíveis” (novo título de “Jogos da Mente”) e “Lorenzo”.
Ricky é ativo no circuito de festival LGBT+. É programador do DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás desde a sua primeira edição em 2015, e criou o Recifest (Festival LGBT+ de Recife, Brasil).
DIA: 27/10 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 16h
DURAÇÃO: 1 HORA
PÚBLICO: ALUNOS, PROFESSORES E PÚBLICO EXTERNO
ASSUNTO DO DEBATE: A TRAJETÓRIA PARA UM NOVO CINEMA QUEERCONVIDADO: RICKY MASTRO