FAAPCAST | Ex-aluna fala sobre sua trajetória no Desenvolvimento Urbano

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS6532 copy

A ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel | Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Apresentado pela professora Ana Julia Ribeiro, o FAAPCAST recebeu, nesta quarta-feira, a ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel.

Explorando a dinâmica social dos espaços urbanos e o crescimento das cidades, Ana Clara Gurgel concentra seus estudos acadêmicos em temas cruciais para o desenvolvimento urbano. Seu trabalho de conclusão de curso foca na conexão territorial entre os municípios de São Paulo, São Caetano e Santo André, com a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) e a criação de um parque linear. O objetivo principal é revitalizar a memória histórica do rio Tamanduateí, promovendo o desenvolvimento sustentável e a integração entre essas áreas urbanas.

Além disso, em sua pós-graduação, Ana Clara está elaborando um artigo sobre soluções de gestão e projeto em áreas de mananciais, com foco em uma intervenção na divisa entre São Paulo e Diadema.

Seu caminho na arquitetura começou como estagiária voluntária na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, onde trabalhou na elaboração de estudos para implantação de ciclofaixas. Atualmente, Ana Clara estagia na Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, representando as obras contratadas para o Lote 5 do programa Mananciais.

Com suas experiências acumuladas ao longo dos anos, aos calouros da FAAP, ela enfatiza a importância de aproveitar ao máximo o curso e os professores, encorajando os estudantes a terem coragem e a não se envergonharem de expressar seus pensamentos.

Para Ana, uma lição fundamental é a coragem de se expressar e a determinação em buscar o desenvolvimento pessoal. Ela destaca que, para ela, a satisfação na profissão vem das inúmeras vezes em que consegue concluir um projeto. Ver o produto final, o projeto ganhando vida durante a construção, é extremamente gratificante.

“Eu aprendi com um dos meus professores que a gente precisa ter coragem, não ter vergonha de expor os nossos pensamentos, de se questionar, principalmente. Estamos aqui para aprender. Coragem de se expressar e correr atrás do que a gente quer desenvolver e das soluções que queremos trazer.” disse Ana Clara, durante o podcast.

O prazer de propor ideias, desenhar e fazer parte do processo de execução é o que motiva Ana Clara em sua carreira. Ela enfatiza a importância de debater ideias e correr atrás da concretização dos projetos, encontrando realização profissional em cada etapa do processo.

Com sua dedicação e compromisso, Ana Clara está contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Clique aqui para assistir ao episódio completo.

Ana Julia Ribeiro e Ana Clara Gurgel no FAAPCast | Foto: Rafayane Carvalho/FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_arq2

Arquitetura e Urbanismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_arq1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter