1º Encontro AgroFAAP reúne autoridades para debater o Agronegócio 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL, Luis Sobral, CEO da FAAP, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, e Rafael Possik, professor-mentor da Liga AgroFAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP sediou e produziu o 1º Encontro AgroFAAP, promovido pela liga estudantil, em uma iniciativa que reuniu renomados especialistas e autoridades do setor agropecuário. Recebidos por Luis Sobral, CEO da FAAP, por Rafael Possik, professor e mentor da liga AgroFAAP, e por Eduardo Levy Sassi, ex-aluno de Direito FAAP, o evento contou com a presença de figuras importantes como Ingo Plöger, Julio Ramos, Luis Rua, Diógenes Kassaoka e Aldo Rebelo, que compartilharam insights valiosos sobre os desafios e perspectivas do agronegócio brasileiro e mundial.  

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL – Conselho Empresarial da América Latina e membro do novo Conselho Personalidades Intelectuais, Culturais e Empresariais da FAAP, iniciou as discussões apresentando um panorama abrangente que abordou desde a origem da vida no planeta Terra até as tendências contemporâneas que moldam os agronegócios. Na ocasião, Plöger destacou os principais obstáculos enfrentados pelo setor, proporcionando uma reflexão enriquecedora aos participantes. 

“No agro a gente tem muito a oferecer. Não só naquilo que nós somos e aquilo que nós temos, mas também a nossa contribuição em termos de mundo”, disse o empresário. 

Julio Ramos, Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, enfatizou a importância do momento de transformação que o Brasil atravessa e as oportunidades que surgem no âmbito do agronegócio. Destacando a relação entre economia de mercado e desenvolvimento social, Ramos ressaltou que “Ter o agro como uma possibilidade sustentável, gera emprego, gera renda”.  

Luis Rua, Diretor de Mercados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína, contribuiu para o debate ao compartilhar sua expertise sobre o cenário mercadológico internacional do agro brasileiro. Ressaltando a significativa contribuição do agronegócio para a economia nacional e sua influência nos mercados globais, Rua encorajou os presentes para que “Busquem, sejam curiosos. O agronegócio movimenta nossa economia, e é a certeza que coloca o Brasil no centro.”   

Diógenes Kassaoka, Subsecretário do Abastecimento de Segurança Alimentar, abordou a evolução histórica do conceito de segurança alimentar, desde os tempos da Primeira Guerra Mundial até os desafios contemporâneos. Kassaoka ressaltou a relevância dos aspectos políticos na promoção da segurança alimentar e instigou os participantes a refletirem sobre os impactos das decisões políticas nesse contexto.  

Encerrando o evento, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, trouxe à tona questões cruciais relacionadas ao código florestal brasileiro e à legislação ambiental vigente. Enfatizando a importância da agropecuária e agricultura para o desenvolvimento sustentável do Brasil, Rebelo destacou o papel dos recursos naturais do país no contexto nacional e internacional, evidenciando sua relevância para a população brasileira e além-fronteiras.  

O 1º Encontro AgroFAAP consolidou-se como um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades no setor agropecuário, reunindo diversas perspectivas e contribuições valiosas para o avanço sustentável do agronegócio brasileiro. Este evento reafirma o compromisso da FAAP com o desenvolvimento dos graduandos, trazendo figuras e discussões importantes sobre o estado socioeconômico do país. 

Confira como foi o evento na íntegra clicando aqui. 


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter