1º Encontro AgroFAAP reúne autoridades para debater o Agronegócio 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL, Luis Sobral, CEO da FAAP, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, e Rafael Possik, professor-mentor da Liga AgroFAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP sediou e produziu o 1º Encontro AgroFAAP, promovido pela liga estudantil, em uma iniciativa que reuniu renomados especialistas e autoridades do setor agropecuário. Recebidos por Luis Sobral, CEO da FAAP, por Rafael Possik, professor e mentor da liga AgroFAAP, e por Eduardo Levy Sassi, ex-aluno de Direito FAAP, o evento contou com a presença de figuras importantes como Ingo Plöger, Julio Ramos, Luis Rua, Diógenes Kassaoka e Aldo Rebelo, que compartilharam insights valiosos sobre os desafios e perspectivas do agronegócio brasileiro e mundial.  

Ingo Plöger, empresário e Presidente do CEAL – Conselho Empresarial da América Latina e membro do novo Conselho Personalidades Intelectuais, Culturais e Empresariais da FAAP, iniciou as discussões apresentando um panorama abrangente que abordou desde a origem da vida no planeta Terra até as tendências contemporâneas que moldam os agronegócios. Na ocasião, Plöger destacou os principais obstáculos enfrentados pelo setor, proporcionando uma reflexão enriquecedora aos participantes. 

“No agro a gente tem muito a oferecer. Não só naquilo que nós somos e aquilo que nós temos, mas também a nossa contribuição em termos de mundo”, disse o empresário. 

Julio Ramos, Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, enfatizou a importância do momento de transformação que o Brasil atravessa e as oportunidades que surgem no âmbito do agronegócio. Destacando a relação entre economia de mercado e desenvolvimento social, Ramos ressaltou que “Ter o agro como uma possibilidade sustentável, gera emprego, gera renda”.  

Luis Rua, Diretor de Mercados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína, contribuiu para o debate ao compartilhar sua expertise sobre o cenário mercadológico internacional do agro brasileiro. Ressaltando a significativa contribuição do agronegócio para a economia nacional e sua influência nos mercados globais, Rua encorajou os presentes para que “Busquem, sejam curiosos. O agronegócio movimenta nossa economia, e é a certeza que coloca o Brasil no centro.”   

Diógenes Kassaoka, Subsecretário do Abastecimento de Segurança Alimentar, abordou a evolução histórica do conceito de segurança alimentar, desde os tempos da Primeira Guerra Mundial até os desafios contemporâneos. Kassaoka ressaltou a relevância dos aspectos políticos na promoção da segurança alimentar e instigou os participantes a refletirem sobre os impactos das decisões políticas nesse contexto.  

Encerrando o evento, Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais, trouxe à tona questões cruciais relacionadas ao código florestal brasileiro e à legislação ambiental vigente. Enfatizando a importância da agropecuária e agricultura para o desenvolvimento sustentável do Brasil, Rebelo destacou o papel dos recursos naturais do país no contexto nacional e internacional, evidenciando sua relevância para a população brasileira e além-fronteiras.  

O 1º Encontro AgroFAAP consolidou-se como um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades no setor agropecuário, reunindo diversas perspectivas e contribuições valiosas para o avanço sustentável do agronegócio brasileiro. Este evento reafirma o compromisso da FAAP com o desenvolvimento dos graduandos, trazendo figuras e discussões importantes sobre o estado socioeconômico do país. 

Confira como foi o evento na íntegra clicando aqui. 


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP e Marcos Anjos/FAAP


DATA


banner-horizontal-home-1

Graduação FAAP

Conheça nossos cursos
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

 FAAP recebe lançamento do livro “Ícones da Moda Brasileira”

A FAAP recebeu, no dia 27 de agosto, o lançamento do livro Ícones da Moda Brasileira, da editora Luste, publicação que reúne grandes nomes que contribuíram para a construção da história e da identidade da moda no país. Com prefácio de João Braga, professor da FAAP, autor e palestrante, a obra foi apresentada em um encontro que reuniu representantes da instituição, profissionais do setor, estudantes e convidados.  A abertura do evento foi conduzida por Maíra Zimmermann, coordenadora do curso de Moda FAAP, e contou com a presença da Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira da Fundação Armando Alvares Penteado, além de importantes nomes do universo da moda, como Lilian Pacce, Patrícia Carla, Maria Prata, Glória Kalil, entre outros. Ao longo da programação, os convidados participaram de momentos de interação, confraternização e sessão de autógrafos, em uma ocasião dedicada à valorização da memória, da trajetória e do conhecimento produzido pela moda brasileira.  O lançamento reforça a importância de iniciativas que aproximam educação, cultura, pesquisa e mercado, promovendo o diálogo entre diferentes gerações e perspectivas do setor.  Para a FAAP, receber o lançamento de Ícones da Moda Brasileira representa também uma oportunidade de celebrar a moda como campo de conhecimento e expressão cultural, reconhecendo profissionais que contribuíram para sua construção e fortalecendo o diálogo com estudantes e toda a comunidade


Na FAAP

MAB FAAP promove oficina de Kinusaiga inspirada nos vitrais do museu

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) promove, neste sábado, 29 de agosto, a oficina Kinusaiga a partir dos vitrais, atividade que propõe um exercício de criação inspirado nas formas, cores e elementos presentes nos vitrais do museu. A oficina acontece das 15h às 17h, no mezanino do MAB, e é voltada para famílias, crianças, acompanhantes e demais pessoas interessadas. De origem japonesa, o Kinusaiga é uma técnica que combina referências das artes têxteis tradicionais com materiais e procedimentos contemporâneos. A prática consiste em criar imagens a partir de pequenos retalhos de tecido, encaixados em sulcos feitos em uma placa de espuma. O resultado são composições com diferentes cores, texturas e camadas, sem a necessidade de costura. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer esse processo e experimentar suas possibilidades a partir da observação dos vitrais do MAB FAAP. O primeiro passo consiste na criação ou transferência de um desenho para a placa de espuma. Em seguida, são feitos sulcos ao longo das linhas da composição, onde os retalhos de tecido são posteriormente pressionados com ferramentas apropriadas. Além de explorar uma técnica de caráter visual e tátil, a atividade também chama atenção para o reaproveitamento de materiais. Retalhos e sobras de tecido, por exemplo, podem ganhar uma nova função nas composições, ampliando as possibilidades de criação sem a necessidade de conhecimentos prévios de costura. ServiçoOficina de Kinusaiga a partir dos vitraisMinistrada por Lev Conehero e Ana Carolina Bastos29 de agosto de 2026 (sábado)15h às 17hMezanino do MABFamílias, crianças a partir de 10 anos, acompanhantes e demais interessadosMediante inscrição pelo e-mail museu.educadores@faap.brCada inscrição contempla 1 criança e 1

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter