O Museu de Arte Brasileira da FAAP inaugura, no dia 25 de junho, terça-feira, a exposição Reverberações surrealistas no MAB, com 137 obras de 87 artistas que tiveram influência do movimento surrealista e dialogam com a exposição Desafio Salvador Dalí, em cartaz também no MAB. A curadoria é de Laura Rodríguez, que apresenta oito núcleos com pinturas, desenhos, gravuras, tridimensionais, fotografias, vídeos do acervo do MAB e cartazes de cinema da coleção da Filmoteca FAAP.
“O MAB FAAP decidiu esse ano homenagear os 100 anos do Manifesto Surrealista. Além de sediar no Brasil o ‘Desafio Salvador Dali’, uma mostra abrangente sobre a obra do artista espanhol, apresenta agora uma seleção de obras do seu acervo, que denotam uma influência ou afinidade com esse movimento vasto e importante da história da arte mundial”, informa o texto curatorial.
Os oito núcleos são: Surrealismo entre os modernistas, Realismo Mágico, Grupo Phases, Paisagens metafísicas, Sonhos e fabulações, Fotografia surreal, Cartazes de cinema surrealista e Ficções contemporâneas. Entre as obras selecionadas encontram-se aquisições recentes, obras inéditas e alguns empréstimos de coleções particulares.
Entre os artistas estão Cícero Dias, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Tarsila do Amaral, os alemães Walter Lewy, Hein Heckroth e Heinz Kühn, além de Amanda Mei, Wesley Duke Lee, Mario Cravo Neto, entre outros. Há, ainda, cartazes de cinema surrealista, que integram a coleção da Filmoteca FAAP, e artistas que já passaram pelo programa de residência artística da universidade, como Genietta Varsi, que integra o núcleo Ficções contemporâneas.