A exposição “Próxima Estação: Cidade Inclusiva” reúne trabalhos em diversas linguagens artísticas produzidos pelos participantes do projeto Cidade Inclusiva – Mobilidade e Autonomia, desenvolvido pelo Instituto Olga Kos. A iniciativa ocorreu em 13 instituições na cidade de São Paulo, entre 2020 e 2022.
A mostra está dividida em quatro temas: Cartografias, Arte Urbana, Em que cidade estamos? e Memória. O objetivo é traduzir um pouco de todos os aspectos abordados em oficinas e saídas com os participantes do projeto, por meio da observação de imagens, fruição de obras de arte, conceitos e técnicas das artes visuais, artistas e períodos da História da Arte, além do reconhecimento de locais e do sentimento de pertencimento à cidade.
Sobre o projeto
O projeto ofereceu aos beneficiários com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social a visitação a pontos históricos, espaços culturais e artísticos, públicos e privados que apresentam manifestações artísticas e abordam a história e a cultura da cidade de São Paulo e do Brasil.
Além do desenvolvimento da mobilidade e autonomia dos participantes – em diversos níveis, de acordo com o desenvolvimento individual – o projeto teve um papel fundamental na vida deles: o reconhecimento de si enquanto cidadão, do pertencimento a um grupo heterogêneo, e que se ajudava e apoiava mutuamente nas caminhadas e visitas pela cidade, e o sentimento de pertencimento à cidade, do direito de ser e estar, junto a outras pessoas, com ou sem deficiência.
As oficinas trabalharam diversas linguagens artísticas, explorando materiais e a expressividade dos beneficiários. As saídas, que ocorreram em locais próximos às instituições, bem como outras mais distantes, buscaram levar conhecimento, reconhecimento do território, apropriação dos espaços públicos, muitas vezes desconhecidos por estas pessoas.