O Invisível da Moda Brasileira

VISITAÇÃO

05/04 a 16/04/2023


LOCAL

MAB FAAP

Rua Alagoas, 903
Higienópolis, São Paulo


COMPARTILHE


faap-mab-exposições-capa-avatar-O-Invisível-da-Moda-Brasileira-1

VISITAÇÃO

05/04 a 16/04/2023


LOCAL

MAB FAAP

Rua Alagoas, 903
Higienópolis, São Paulo



COMPARTILHE

COMPARTILHE

A exposição “O Invisível da Moda Brasileira” do artista Jum Nakao chega ao MAB FAAP, em 04 de abril, para celebrar os 18 anos da realização do icônico desfile de papel “A Costura do Invisível”, realizado em julho de 2004, no São Paulo Fashion Week (SPFW).

O desfile recebeu o título de desfile da década pelo SPFW e foi reconhecido como um dos maiores desfiles do século pelo Museu de Moda de Paris. É referência nas mais importantes publicações sobre Arte, Moda e Design e integra acervos internacionais de Museus de Arte e Moda pelo mundo.

“O Invisível da Moda Brasileira” é uma coleção tributo ao desfile de papel, idealizada e realizada na forma de lingerie, mantendo-se fiel ao conceito de transliterar o invisível para o íntimo. Serão apresentados ao público 8 monitores de vídeo com capítulos do documentário que leva o mesmo nome da exposição, 23 gigantografias em volil com fotografias e textos do livro do artista e 5 manequins com looks da coleção Recco by Jum Nakao.

Profissionais da área de moda e artes, como Lilian Pacce, Paulo Borges, João Braga, Biti Averbach, Fernando Andrade, José Fujocka, Julio Dojcsar, Mercedes Tristão, Ricardo Oliveros e Silvana Holzmeiter, que participaram do desfile de papel, foram convidados para cenografar, fotografar e gravar depoimentos para registro da exposição.

A instalação convida o espectador a um mergulho através de uma perspectiva multidisciplinar com depoimentos em vídeo, espacialmente dispostos para compor a órbita dos pensamentos e reflexões.

Uma roda de falas que envolve etéreas imagens do ensaio fotográfico e de textos do artista, conduzindo o espectador a flanar por imagens suspensas no ar, uma viagem no tempo e pelas tessituras dos processos criativos para, finalmente, desvelar, no núcleo da instalação, a releitura da coleção de papel em roupas para hoje.

Um livro e um documentário sobre a obra de Jum Nakao também serão apresentados na exposição.

Jum explica que a exposição, através da coleção Recco by Jum Nakao, reacende os sonhos e questionamentos do desfile de papel nestes novos tempos. “Em 2004 iniciava-se o ciclo do fast fashion e da globalização. O para sempre que eu sonhava estava prestes a mudar. Os saberes colecionados, as técnicas garimpadas, as habilidades lapidadas, as artesanias preservadas seriam colocadas à margem da história. A nova história que engoliria o mundo: compre mais, compre pior. Atualmente vivemos um outro momento disruptivo, pós-pandêmico, com intensa vida digital, NFTs e grandes redes do fast fashion lutando agora para fazer frente aos players on-line”.

Sobre o MAB FAAP

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do país, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.

banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Newsletter