O MAB FAAP inaugura a edição de 2025 do projeto Mezanino Aberto com a exposição Entre o desenho e a pintura, individual inédita da artista visual e professora da FAAP Caru Duprat.
A mostra reúne três séries, Águas que falam de águas, Águas que querem ser montanhas e Passagens, que exploram a potência expressiva da aquarela. Entre transparências e densidades, Caru aproxima o gesto do desenho ao da pintura, evocando a lição dos mestres do ukiyo-e, Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige, e propõe um olhar renovado sobre a paisagem.
“Desenhando se pinta, pintando se desenha”, nesta tensão produtiva, a artista nos convida a perceber como o mundo natural se faz presente não apenas como tema, mas como experiência sensível. Suas paisagens são passagens, fluxos que envolvem, atravessam e se transformam em imagem.
Com uma carreira que une pesquisa, prática artística e ensino, Caru Duprat é graduada em Educação Artística pela ECA-USP, mestre e doutora em Poéticas Visuais pela Unicamp e pós-doutora pela USP. Atualmente, é professora titular nos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Comunicação da FAAP.
O texto curatorial é assinado por Nancy Betts, que ressalta a força poética da obra de Caru e a atualidade de sua investigação sobre os limites e confluências entre meios artísticos.
Mezanino Aberto
O Mezanino Aberto é um programa anual do MAB FAAP que prestigia artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição. O projeto oferece aos selecionados espaço para expor suas obras, além de suporte técnico e financeiro para a produção e montagem da exposição. Desde sua criação, em 2021, o programa já contemplou artistas como Paulo Almeida, Laerte Ramos, Isis Gasparini e, mais recentemente, Renata Haar.