A exposição individual “Desenredo” reúne obras da artista Isis Gasparini, selecionada pelo programa Mezanino Aberto de 2023. A artista apresenta cerca de 30 fotografias produzidas entre 2014 e 2022, além de uma instalação inédita que forma uma paisagem constituída de fragmentos de projetos anteriores.
“O recorte trazido para essa exposição produz o avesso de uma retrospectiva. Isso porque trata dos descaminhos de algumas obras ao longo de mais de 10 anos de produção, com esperas, recusas, retornos e danos sofridos pelos trabalhos”, explica, acrescentando que a mostra também traz obras que integram coleções particulares e acervos, como do próprio MAB FAAP.
Isis Gasparini também atua na área da dança e tem investigado o modo como os elementos que compõem o dispositivo museológico e as estratégias institucionais afetam as relações entre espectadores e obras de arte, orientando o fluxo dos corpos e produzindo coreografias dentro de espaços expositivos. Como parte dessa mesma pesquisa, o conjunto apresentado propõe refletir sobre a circulação de obras promovida pelo sistema que agencia não só visibilidades, como também invisibilidades no circuito da arte.
Totalmente gratuita, a exposição conta com atividades abertas ao público ao longo do período de visitação.
Sobre a artista
Isis Gasparini atua na dança e nas artes visuais. É mestra em Poéticas Visuais (ECA-USP), bacharel em Artes Plásticas (FAAP) e especialista em fotografia. Também é bailarina com formação técnica e possui trabalhos em colaboração com outros artistas e atuação em cias independentes.
Desenvolve projetos que tem como matérias centrais o corpo, a imagem, a luz e o trajeto. Pensa esses elementos como presenças que habitam exposições diversas e ativam diferentes respostas no corpo de cada espectador. Seus trabalhos articulam audiovisual, coreografia e instalações e sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica e poética do corpo e seu potencial de movimento na relação com uma obra de arte ou instituição.
Em 2014, Isis foi contemplada pela Residência Artística da FAAP na Cité Internationale des Arts, em Paris, e já participou de diversas exposições individuais e coletivas, com destaque para mostras em Berlim, Roma, Buenos Aires e para a The Fifth Annual Exposure Photography Award, no Museu do Louvre, em Paris. Atualmente, integra o Projeto Ocupação, residência artística promovida pelo Hermes Artes Visuais, na cidade de São Paulo.
Sobre o Mezanino Aberto
Mezanino Aberto é um programa do MAB FAAP que busca prestigiar artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição, como os ex-professores, dando a oportunidade de mostrar suas obras ao público.
Além do espaço para exposição, o artista selecionado tem uma verba para produção, equipe para montagem, identidade visual, orientador de público, entre outros apoios.
Lançado no primeiro semestre de 2020, o projeto Mezanino Aberto já recebeu Paulo Almeida, em 2021, com a instalação “Da Coleção: 1961 – 2021”, composta por três telas pintadas exclusivamente para a mostra; e Laerte Ramos, que expôs uma série de xilogravuras desenvolvida durante 18 anos (2000 – 2018), denominada “Sobre Rodas”.