Cinematográfica dá ao visitante a oportunidade de passear por uma inesgotável riqueza de variações, entre ilustrações, fotografias, cores e tipos gráficos, com a finalidade de atrair o espectador para dentro da sala do cinema.
Com curadoria do professor e pesquisador Rubens Fernandes Júnior, o público poderá ver 56 cartazes de filmes nacionais, internacionais e animações, feitas entre 1969 e 2017. Todos eles estão assinados por algum dos envolvidos no processo de criação do filme, como diretores, produtores, ilustradores e atores que estiveram presentes na FAAP.
Entre as curiosidades estão o cartazes dos filmes “O Poderoso Chefão”, de 1972, assinado pelo diretor Francis Ford Coppola, “Medo e Obsessão”, assinado pelo diretor Wim Wenders, “O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg”, assinado pelo diretor Alan Parker, “O Rei Leão”, assinado pelo diretor de animação Aaron Blaise, e o mais antigo desta mostra, “O Comissário Pepe”, de 1969, assinado por Maria Sole Tognazzi, filha do ator Ugo Tognazzi. O que era uma peça descartável de produção industrial, quando autografadas, ganham uma nova e indiscutível importância cultural.
A exposição está dividida em 4 núcleos: cartazes de filmes internacionais, nacionais, de animação e de filmes realizados por professores e ex-alunos. “O cartaz de cinema tem uma dimensão utilitária e temporal, assim como é uma peça efêmera, presumivelmente descartável. Ele tem um caráter prosaico e cumpre uma função bem objetiva. É um impresso multiplicado em grandes tiragens, cuja finalidade primeira é a comunicação e a divulgação do filme. Buscamos manter esse expressivo conjunto que, ao longo do tempo, adquiriu um inestimável valor histórico”, explica o curador da mostra, professor Rubens Fernandes Júnior.