Presença obrigatória no calendário das exposições contemporâneas da cidade, a Anual de Arte FAAP reúne 44 obras de alunos da Faculdade Armando Alvares Penteado selecionadas entre 162 trabalhos inscritos. Paralelamente, a mostra “Paris está em chamas”, com curadoria de Marcos Moraes, coordenador dos cursos de artes visuais e da Residência Artística da FAAP, apresenta uma seleção de obras incorporadas ao acervo do MAB FAAP, produzidas por artistas que participaram do Programa de residência artística da instituição na Cité des Arts, em Paris, e que foram apresentadas nas edições da Anual realizadas nos últimos 10 anos.
As obras da 51ª edição da Anual de Arte foram selecionadas por uma comissão formada pelas artistas e professoras Andrea Tavares e Monica Barth, e pelos curadores e também professores Nancy Betts e Marcos Moraes.
Para a seleção dos trabalhos, a Comissão levou em consideração critérios como clareza nas propostas, coerência entre o projeto, a obra e a montagem, relevância dentre as questões contemporâneas, superação de limites referenciais, potência do discurso e a capacidade de mobilizar os sentidos.
O público poderá conferir trabalhos em diferentes linguagens, técnicas, suportes e mídias, como pinturas, gravuras, instalações, vídeos, fotografias, entre outros.
A Anual de Arte FAAP é um ambiente de reflexão sobre os possíveis rumos da produção contemporânea, de investigação e de provocação artísticas, na qual é possível avaliar a diversidade de propostas, a abordagem de temas da contemporaneidade, além do caráter experimental e o envolvimento com pautas urgentes da atualidade.
Considerada uma das mais duradouras entre os eventos de arte contemporânea da cidade de São Paulo, a mostra já consagrou artistas como Ana Mazzei, Anaisa Franco, André Komatsu, Chiara Banfi, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Leticia Ramos, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Paula Garcia, Rafael Assef, Regina Parra, Renata Haar, Rodolpho Parigi e Rodrigo Sassi.
A exposição ficará em cartaz até 9 de fevereiro. Durante esse período, serão realizados encontros com as comissões de seleção e premiação, bem como com um grupo de artistas que participou do programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris.