Exposição apresenta 38 obras de 34 artistas de diversas linguagens
Uma das mais tradicionais mostras coletivas de arte contemporânea do circuito paulista, a 55 Anual de Arte FAAP 2025, tem abertura marcada para dia 24 de novembro, segunda-feira, no MAB FAAP. A exposição apresenta 38 obras de 34 estudantes do Centro Universitário, nas mais variadas linguagens, meios e suportes artísticos.
O edital para a exposição – com foco na produção visual – é aberto a todos os alunos. As obras foram selecionadas por uma comissão formada pelas professoras Lívia Aquino, Luana Fortes, Luciara Ribeiro e o professor Marcos Moraes, também diretor do MAB FAAP, a partir de 135 inscrições feitas pelos estudantes.
Os trabalhos são escolhidos a partir de critérios como o aprofundamento em pesquisas, a experimentação e resoluções visuais e conceituais instigantes, ainda que distintas em suas abordagens, notável dedicação nos trabalhos, tanto na produção, como nos processos de criação em diferentes linguagens.
Esta edição também apresenta obras dos artistas convidados Gabriel Torggler e Marina Hachem, participantes do programa da Residência Artística FAAP – Paris. A cada semestre, o programa seleciona um premiado entre os inscritos – estudantes, artistas formados pela instituição ou professores – para ocupar o estúdio 1422, mantido desde 1997 na Cité Internationale des Arts, residência internacional situada às margens do Rio Sena.
Anual de Arte FAAP acontece há mais de 60 anos na FAAP
A Anual de Arte FAAP acontece desde 1964 e tem como princípio incentivar a produção artística e cultural dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte. “A arte é uma ferramenta educativa e sua visibilidade extramuros amplia as perspectivas de diálogo. Ela instiga, denuncia, questiona, acalma, provoca reflexões e possibilita novas maneiras de pensar. Por isso, os trabalhos expostos na Anual contribuem para a valorização do potencial desses artistas, que apresentam expressões da contemporaneidade a partir do olhar da nova geração”, explica o professor Marco Moraes, responsável pela mostra, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, e diretor do MAB FAAP.
“A Anual de Arte se tornou uma referência muito significativa para o campo das artes visuais contemporâneas. Ela tem muitas dimensões e uma delas é a preocupação com o projeto expográfico, com a produção de catálogo, a museologia. Muitos artistas que hoje estão em nas principais galerias foram vistos pela primeira vez aqui, no espaço da Anual”, afirma Marcos Moraes. Segundo ele, a exposição traz uma amostragem das preocupações, interesses e experimentos de linguagem dos artistas durante a faculdade.
A mostra já lançou artistas como Ana Mazzei, Anaísa Franco, André Komatsu, Chiara Banfi, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Leticia Ramos, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Paula Garcia, Rafael Assef, Regina Parra, Renata Haar, Rodolpho Parigi e Rodrigo Sassi, entre tantos outros.
Lista de artistas – 55 Anual de Arte FAAP:
- AIYRA FELIX PONTES
- ALICE GROSBAUM MATHEUS
- ALLISTER ZACHAREWICZ FRASSETO
- ANA CAROLINA REMÍGIO BASTOS
- BEATRIZ ZAGO VIANNA
- CARLOS EDUARDO NOGUEIRA PEDRANZINI
- CORA PEREIRA HORS
- EDUARDA SIQUEIRA MARTINS
- FRANCISCO JOSE PISTELLI CANTO PORTO
- FRANCISCO JOSE PISTELLI CANTO PORTO, HELENA MALVEIRO MODE, MAY LY KASSIN ERH E OLÍVIA ALBERGARIA RAVELI GOLDFLUS
- GABRIEL SANCHES AMARAL
- GABRIELA GABAY DE SÁ
- GEORGE OTAVIO SAVEGNAGO
- GIULIA MONTICELLI WYDRA NIARADI
- GUILHERME BACAN KHERLAKIAN
- JAQUELINE DI RAIMO
- JULIAN NOAH BADSTOEBER
- LUCA FREITAS RODRIGUES
- LUIS GUSTAVO BARBO RUIVO MARQUES
- LUIZA DANTAS FAVERO
- MANUELA CESTARI GIORGI
- MARIA EDUARDA BALARONI SILVA
- MARIA DELLAPE FERNANDES PITA
- MARÍLIA CUNHA DE SOUZA
- MARINA AMMAR CHADDOUD CAETANO
- MARINA FARIA RODRILLA
- MATEUS BARBOSA PEREIRA
- MIGUEL PONGITOR GALAN
- OLÍVIA ALBERGARIA RAVELI GOLDFLUS
- SOFIA AZEVEDO CUNHA DE LUCA
- THEO BARRICELLI PINTO
- VITÓRIA SILVA CARLOS
Sobre o MAB FAAP
Desde que abriu suas portas pela primeira vez em agosto de 1961, ocupando o edifício projetado por Auguste Perret, em 1947, com a mostra Barroco no Brasil, o MAB FAAP se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3.500 obras de arte a partir do final do século XIX, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do país, como Proposta 65, O Objeto na Arte: Brasil anos 60, entre outras. Em 2024, apresentou a exposição Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal na FAAP, Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil. Em 2025, recebeu a exposição Andy Warhol: Pop Art!, e sediou a Conferência Res Artis 2025 – São Paulo, o maior evento dedicado às residências artísticas do mundo, realizado pela primeira vez na América Latina.
Serviço
Exposição 55 Anual de Arte FAAP 2025 – Salão Cultural
Visitação: de 25 de novembro a 01 de março de 2026.
Entrada gratuita
Classificação etária: livre para todas as idades
MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 18h
Fechado às segundas-feiras
Acessibilidade: local acessível para cadeirantes.