Realizada pela primeira vez em 1965, a Anual de Arte FAAP completa 50 anos. A mostra é considerada uma das mais tradicionais e duradouras entre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo.
A 47ª edição apresenta 24 trabalhos nas mais variadas linguagens, meios e suportes, como desenho, pintura, gravura, colagem, vídeo, fotografias e objetos, além de projetos sonoros e intervenções. As obras foram selecionadas por uma comissão formada pelos artistas e professores da FAAP, Lucas Bambozzi, Regina Johas e Thiago Honório, além do coordenador do curso de Artes Visuais, professor Marcos Moraes.
Aguardada por alunos, professores, profissionais de artes e pela comunidade, a Anual de Arte reforça o compromisso da FAAP de estimular a produção artística contemporânea, além de ser um berço de talentos reconhecidos nacional e internacionalmente. Entre eles, destacam-se nomes como André Komatsu, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef e Rodolpho Parigi.
Nesta edição comemorativa do cinquentenário da Anual, a artista Flavia Junqueira, formada em Artes Plásticas pela FAAP, retorna à exposição. Flávia expôs na Anual de Arte quando ainda era aluna da graduação. Agora, participa como aluna do curso de pós-graduação em Fotografia.
Sala especial
Além das obras selecionadas, a Anual de Arte conta todos os anos com uma sala especial onde são apresentados os trabalhos de dois artistas convidados, que participaram do Programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, a partir do convênio entre a FAAP e a instituição francesa. Nesta edição, o público poderá conferir os trabalhos dos artistas Rodrigo Sassi e Ulysses Bôscolo, além de materiais que documentam e apresentam a pesquisa desenvolvida ao longo dos seis meses de investigações artísticas.
Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de 24 de novembro a 10 de fevereiro de 2016, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. O MAB-FAAP é fechado às segundas-feiras, mesmo quando feriado.
Alunos selecionados para a 47ª Anual de Arte:
Ana Victória Surian (graduação em Artes Visuais), Andrea Munhoz (graduação em Artes Visuais), Fernanda Galvão (graduação em Artes Visuais), Flávia Junqueira (pós-graduação em Fotografia), Emídio Contente (pós-graduação em Fotografia), Gabriel Pitan Garcia (graduação em Artes Visuais), Giulia Frascino (graduação em Artes Visuais), Isabella Beneduci Assad (graduação em Artes Visuais), Israel Macedo (graduação em Artes Visuais), Joao Fasolino (graduação em Artes Visuais), Julia Alves Rodrigues (graduação em Artes Visuais), Luana Fortes (graduação em Artes Visuais), Lucas Länder (pós-graduação em Design Gráfico), Luiza Schuch (graduação em Artes Visuais), Manoela Cezar (graduação em Cinema), Marina Hachem (graduação em Artes Visuais), Pedro Silva (graduação em Artes Visuais), Rafaela Foz (graduação em Artes Visuais), Raphaela Melsohn (graduação em Artes Visuais), Roberto Capobianco (graduação em Artes Visuais), Thalyssa Araujo (graduação em Artes Visuais).
Artistas convidados
Ulysses Bôscolo – Esteve em residência artística pela FAAP na Cité des Arts, em Paris, no 1º semestre de 2015. O artista é formado em Artes Plásticas pela FAAP e trabalha com gravuras em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustração de livros. Em 2007 realizou exposições em Nova York pela galeria Gravura Brasileira: Steuben West Gallery, no Pratt Institute e no Goloboroko´s Studio, com curadoria de Eduardo Besen. Dedica-se em período integral à arte de desenhar, gravar e imprimir sobre papel, produzindo cadernos de colagens, fotografias e aquarelas. Em 2010, um dos seus álbuns de xilogravuras e madeiras foi adquirido pelo Shopping Iguatemi para fazer parte do acervo da Pinacoteca do Estado de SP.
Rodrigo Sassi – Esteve em residência artística pela FAAP na Cité des Arts, em Paris, no 2º semestre de 2014. É formado em Artes Plásticas pela FAAP e atualmente sua produção é dedicada à pesquisa tridimensional, atuando entre os limites da escultura e instalação. Já recebeu os prêmios Funarte de Artes Contemporânea, em 2013, e 3º Salão de Artistas sem Galeria, em 2012. Já fez Residência Artística no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães em Recife (PE). Realizou exposições individuais e coletivas em diversos espaços culturais pelo Brasil.