Considerada uma referência na área artística contemporânea, a Anual de Arte, exposição de artes visuais dos alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), chega à sua 45ª edição.
A tradicional mostra reúne 34 obras produzidas por 27 alunos, entre pinturas, objetos, desenhos, vídeos, instalações, fotografias, gravuras e projeções. Participam da exposição trabalhos selecionados por uma comissão constituída por profissionais ligados ao circuito artístico, entre artistas, pesquisadores, críticos, curadores e docentes da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. São eles: Aline Van Langendonck, Galciani Neves, Marcos Moraes e Ronaldo Entler.
A cada edição, dois artistas são convidados a participar da Anual e, este ano, será a vez de Anaísa Franco e de Daniel de Paula. Os artistas apresentam trabalhos realizados a partir do período em que estiveram na Cité des Arts, no Programa de Residência Artística que a FAAP mantém desde 1997, em Paris. Além das obras, estarão expostos documentos e materiais processuais documentando a pesquisa desenvolvida pelos artistas ao longo dos seis meses de residência.
“A estratégia do artista convidado ─ aquele que mantém ou manteve uma relação de docente ou discente com a Faculdade de Artes Plásticas ─ amplia a oportunidade dos possíveis diálogos entre a produção dos atuais estudantes de artes visuais com artistas inseridos no sistema artístico. A presença destes alunos na exposição possibilita uma expansão das possíveis relações entre diferentes instâncias do fazer artístico, ao mesmo tempo em que fortalece as relações com a história e o trabalho realizado no curso”, comenta o prof. Marcos Moraes, curador da exposição e coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP.
Criada e organizada anualmente pela FAAP desde 1964, a mostra é percebida como uma das mais tradicionais e duradouras dentre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo, mas com projeção e abrangência nacional.
Já passaram pela mostra nomes como André Komatsu, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Marina Saleme, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef e Rodolpho Parigi. As artistas Regina Parra e Aline Van Langendonck também já participaram da exposição e hoje são professoras do curso de Artes Visuais da FAAP.
Ao longo de suas cinco décadas, a Anual de Arte revela artistas e inova o conceito de arte contemporânea e criatividade. Seu objetivo é incentivar a produção artística dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo a educação como ferramenta e interface.
“A FAAP é um polo centralizador de arte e cultura que permite a vivência e experimentação das artes com seriedade e de acordo com as exigências do sistema artístico. Se a arte amplia as perspectivas de diálogo e aproxima artistas e participantes, então o espaço da Anual amplia, ainda mais, essa perspectiva, ao trazê-la para o espaço institucional da educação. A arte instiga, denuncia, questiona, provoca reflexões e possibilita novas maneiras de pensar”, completa o curador.
A Comissão de Premiação, da qual fizeram parte Ana Maria Maia, crítica de arte e pesquisadora, Pablo Lafuente, editor da Afterall e co-curador da 31ª Bienal de São Paulo (2014), e Thiago Honório, artista plástico e professor da FAAP, concedeu prêmios aos alunos que se destacaram, sendo sete bolsas de estudos: três bolsas anuais de 90%, duas bolsas de 75% e duas bolsas de 60%. Os estudantes contemplados foram: Cleo Maria Nehring Dobberthin, Felipe Campedelli Arcaro, Renata Ribas, Alexandre Kriemann Baptista, Luiza Gottschalk, Celine Bourdon de Araújo e Yudi Rafael Lemes Koike.
A mostra conta com um catálogo que contém o registro fotográfico das obras desses artistas que se lançam no mercado. A publicação é um portfólio para os alunos da FAAP que vêm se destacando, desde a faculdade, no circuito artístico nacional e internacional. Este ano, o catálogo terá uma versão eletrônica que poderá ser acessada por meio do site da FAAP.
Em paralelo à exposição, acontecem encontros com os artistas convidados da Anual de Arte e com as Comissões de Seleção e Premiação.
Como parte das atividades da exposição e integrando a programação paralela da 45ª Anual de Arte FAAP são realizados, como vêm ocorrendo nas últimas edições, encontros abertos ao público e interessados. Os eventos permitem ampliar as reflexões e os debates relativos às investigações contemporâneas, presentes na mostra, por intermédio de conversas com os diversos profissionais envolvidos diretamente no processo de constituição: seleção, premiação e artistas convidados.
Nas palavras do prof. Marcos Moraes, “estes encontros têm como objetivo potencializar os momentos de trocas reflexivas sobre estas experimentações e práticas contemporâneas, de natureza artística, perceptíveis no processo de formação dos alunos e visíveis na exposição, organizada com base na seleção que constitui esta edição da Anual de Arte FAAP”.
Encontro com os artistas convidados
Participação: Daniel de Paula e Anaísa Franco, com mediação de Marcos Moraes.
Data: 13 de novembro de 2013
Horário: 12h30
Local: Salão Cultural – Prédio 1
Encontro com a Comissão de Seleção
Participação: Aline van Langendonck, Galciani Maria Neves de Araujo, Ronaldo Entler e Marcos Moraes.
Data: 21 de novembro de 2013
Horário: 12h30
Local: Salão Cultural – Prédio 1
Encontro com a Comissão de Premiação
Participação: Ana Maria Maia, Pablo Lafuente e Thiago Honório, com mediação de Marcos Moraes.
Data: 27 de novembro de 2013
Horário: 12h30
Local: Salão Cultural – Prédio 1