Instituto Arquitetos do Brasil premia projetos assinados por professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura da FAAP


DATA


COMPARTILHE


Dois projetos desenvolvidos com a participação de professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP foram contemplados na 24ª Premiação IABsp2022, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. 

O projeto “Vai no Bixiga pra ver: percursos e cartografias colaborativas na microbacia do Rio Bixiga”, do qual a professora Claudia Muniz é coautora, foi premiado na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidade – Ativismo Urbano”. 

Desenvolvido a partir de parceria entre o Coletivo Salva Saracura e a Escola Estadual D. Maria Augusta Saraiva, do Bixiga, o projeto teve por objetivo trazer um novo olhar às paisagens cotidianas. Ao identificarem a presença viva do rio e sua importância na modulação urbana do bairro, os alunos da escola se abriram para uma nova percepção do território que ocupam. 

Já o projeto de restauro “Conjunto 7 de Abril”, de autoria da professora Ana Marta Ditolvo, venceu na categoria “Edificações – restauro, retrofit e requalificação”. A proposta projetual do Conjunto 7 de abril, na região da República, em São Paulo, envolve o retrofit de três edifícios e a construção de um novo bloco habitacional. 

Além do projeto de restauro assinado pela professora Ana Marta, que contou ainda com a ex-aluna Roxxane Paes na equipe, a proposta para o Conjunto 7 de Abril também envolve o projeto de Arquitetura, que ficou a cargo do escritório Metro Arquitetos, do ex-aluno Gustavo Cedroni. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Dois projetos desenvolvidos com a participação de professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP foram contemplados na 24ª Premiação IABsp2022, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. 

O projeto “Vai no Bixiga pra ver: percursos e cartografias colaborativas na microbacia do Rio Bixiga”, do qual a professora Claudia Muniz é coautora, foi premiado na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidade – Ativismo Urbano”. 

Desenvolvido a partir de parceria entre o Coletivo Salva Saracura e a Escola Estadual D. Maria Augusta Saraiva, do Bixiga, o projeto teve por objetivo trazer um novo olhar às paisagens cotidianas. Ao identificarem a presença viva do rio e sua importância na modulação urbana do bairro, os alunos da escola se abriram para uma nova percepção do território que ocupam. 

Já o projeto de restauro “Conjunto 7 de Abril”, de autoria da professora Ana Marta Ditolvo, venceu na categoria “Edificações – restauro, retrofit e requalificação”. A proposta projetual do Conjunto 7 de abril, na região da República, em São Paulo, envolve o retrofit de três edifícios e a construção de um novo bloco habitacional. 

Além do projeto de restauro assinado pela professora Ana Marta, que contou ainda com a ex-aluna Roxxane Paes na equipe, a proposta para o Conjunto 7 de Abril também envolve o projeto de Arquitetura, que ficou a cargo do escritório Metro Arquitetos, do ex-aluno Gustavo Cedroni. 


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Design

Alunos da FAAP são selecionados para shortlist do BDA 

Estudantes do curso de Design da FAAP foram selecionados para compor a shortlist do Brazilian Design Award (BDA) na categoria “Interatividade – Projetos Estudantis”, com dois projetos inovadores desenvolvidos na disciplina Design de Jogos, no 5º semestre, sob orientação do Prof. Alan Richard da Luz.   Entre os trabalhos selecionados está o Capi Jogos: Biomas, um conjunto de quatro jogos de tabuleiro que utilizam narrativas jogáveis para promover a consciência socioambiental e celebrar a riqueza cultural dos biomas brasileiros, explorando desafios, personagens e elementos característicos de cada região de forma lúdica, crítica e engajadora. A equipe inclui Beatriz Mattos, Clara Visibelli, Giselle Garrido, Guilherme Paiola, Maria Thereza Scarcelli, Paola Orue, Pedro Henrique Torres e Vitória Kolekoski.   Já o Icamiabas: A Noite do Ritual mergulha na mitologia indígena brasileira, destacando o universo das Icamiabas e seus rituais por meio de elementos simbólicos e narrativos ancestrais, oferecendo uma experiência interativa que reforça a importância dos povos originários na identidade nacional. Entre os responsáveis pelo projeto estão Gabriel Roberti, Madú Gasparete e Rafaela Ramos.  Essa seleção representa um reconhecimento nacional à excelência do curso, que prioriza um design com propósito, valorizando a cultura local, os povos originários e a biodiversidade brasileira, por meio de pesquisas sólidas, sensibilidade estética e atenção às questões sociais e ambientais contemporâneas.  Ambos os projetos concorrem ao voto popular, acesse Capi Jogos: Biomas e Icamiabas: A Noite do Ritual para apoiar esses talentos. A cerimônia de premiação ocorrerá na Sala São Paulo, em 15 de dezembro, o que amplia a visibilidade do curso de Design da FAAP no cenário nacional e destaca a criatividade de seus


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter