Data

17 a 21 de abril de 2026

Data

17 a 21 de abril de 2026

Local

FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP

Local

FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP

Inscrições

08/12/2025 a 30/03/2026

Inscrições

08/12/2025 a 30/03/2026

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Fórum FAAP

O Fórum FAAP é uma simulação de organizações multilaterais, baseado no consagrado Modelo ONU. Como ferramenta pedagógica, o protagonista dos debates é o estudante.

Cada aluno vai representar um Diplomata ou Jornalista, definido individualmente por cada escola, em cada comitê proposto, e dialogar com os membros das outras nações para ​que os principais temas da agenda internacional sejam refletidos à luz das melhores decisões, visando o bem-estar individual do seu Estado e, claro, da pauta coletiva do Sistema Internacional.

Inscreva-se

Fórum FAAP

O Fórum FAAP é uma simulação de organizações multilaterais, baseado no consagrado Modelo ONU. Como ferramenta pedagógica, o protagonista dos debates é o estudante.

Cada aluno vai representar um Diplomata ou Jornalista, definido individualmente por cada escola, em cada comitê proposto, e dialogar com os membros das outras nações para ​que os principais temas da agenda internacional sejam refletidos à luz das melhores decisões, visando o bem-estar individual do seu Estado e, claro, da pauta coletiva do Sistema Internacional.

Data

17 a 21 de abril de 2026

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17 a 21 de abril de 2026

Local

FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP

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Inscrições

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O que é o
Fórum
FAAP?

Uma simulação com todos os ​ingredientes de um debate real

Pesquisa acadêmica

Oratória

Raciocínio-analítico/crítico

Escrita formal

Negociação (bilateral e multilateral)

Inteligência emocional

Pioneiro em São Paulo e ​uma das primeiras e maiores simulações do Brasil, o ​Fórum FAAP tem respaldo institucional do Curso de Relações Internacionais da FAAP, grande diferencial frente a outras simulações.​

​Isso proporciona maior verossimilhança nos debates apresentados, ao mesmo tempo em que a proposta pedagógica é condizente com o nível secundarista.​

Em 2004, poucos anos depois que o curso de Relações Internacionais foi criado na antiga Faculdade de Economia da FAAP, os alunos abordaram a diretoria com o interesse de participar de um evento no exterior. Um evento que possibilitaria um exercício prático em diplomacia, algo quase inédito e desconhecido no Brasil – era o Harvard National Model United Nations, fruto da Assembleia Internacional e modelo que já ​chega à incrível marca de sete décadas de história.​

Uma pequena delegação foi escalada para essa aventura acadêmica e, como era de se esperar, voltaram maravilhados. Não só pelo que viveram, mas pelo que queriam proporcionar para seus colegas e para a comunidade FAAP.

Com o ideal de ser feito por alunos e para alunos, em 2005, apoiada​ por 31 escolas e 241 delegados, a FAAP sedia o 1º Fórum FAAP de Discussão Estudantil, um modelo do Ensino Superior exclusivamente para o Ensino Médio.​

​Tendo realizado mais de 20 edições presenciais e remotas, o Fórum FAAP sempre se caracterizou pela inovação, ousadia e transparência com as escolas, fortalecendo ano a ano seu formato,​ seus processos e o aprimoramento ​
nas regras e procedimentos, criando ​um ambiente propenso para o desenvolvimento do seu aluno, ​sem perder o espaço para a diversão.
Atualmente, temos mais de 48 escolas parceiras e uma expectativa de sediar eventos com cerca de 500-600 alunos.
Entre grandes talentos do Ensino Médio dos colégios de São Paulo, seus alunos terão uma experiência única, diferente de tudo que vivenciam na sala de aula. E o engajamento global da escola, desde alunos, passando pelos professores e chegando ​no corpo diretor, vai além de garantir uma boa participação, conectando os envolvidos de uma ​forma inovadora e, em paralelo, estimulando a sensação de pertencimento à instituição e entre si.​
Além da pesquisa acadêmica, oratória, raciocínio-analítico/crítico, escrita formal, negociação (bilateral e multilateral) e inteligência emocional, também são trabalhados temas transversais ao currículo das disciplinas ​
de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Antropologia e, em alguns casos, Matemática, Biologia e até Química.
Desde 2025, o Fórum FAAP permite que delegados individuais possam se inscrever no evento. Aluno do 8º EF ao 3º EM podem se inscrever de forma avulsa, seguindo as mesmas datas e procedimentos descritos no edital. Alunos de todas as escolas do Brasil são bem-vindos.

Como participar?

Saiba como realizar a inscrição da sua escola no Fórum FAAP

Inscrição de grupos ou delegados individuais. Nesta fase um professor e/ou responsável pelo grupo irá se cadastrar para gerir a delegação OU delegado individual irá registrar seu interesse. Em caso de grupos, obrigatoriamente precisam ser da mesma escola pois CNPJ será solicitado, independente de ter OU não professores acompanhando o grupo. Para grupos, afim de alocar em no horário de acesso a 2a fase, será disponibilizado o questionário de ações preparatórias.
As inscrições serão categorizadas em A, B, C, D e  E – com acesso à segunda etapa em horários diferentes.
Não há mais cobrança de taxa na primeira fase. No caso de grupos, também não há mais a inclusão obrigatória de professores conselheiros. O mesmo deve ser adquirido na 2a fase, com pagamento junto a taxa dos delegados.
Nessa etapa serão feitas a seleção dos comitês e países seguindo as categorias A, B, C, D e E.
O grupo A terá acesso das 14h às 15h e será limitado a 10 escolas com maior experiência em simulações. O grupo B terá acesso das 15h às 16h, será para os 30 primeiros delegados individuais. O grupo C será das 16h às 17h para 15 escolas com experiência em simulações. O grupo D terá acesso das 17h às 18h para os 50 próximos delegados individuais. O grupo E terá acesso das 18h às 19h para as escolas remanescentes com ou sem experiência em simulações. A partir das 19h serão todos os demais delegados individuais até esgotarem as vagas.
A FAAP e a equipe organizadora do Fórum FAAP não garante a disponibilidade de vagas para quem está pré-inscrito na 1ª fase.
Comitês especiais tais como INGLÊS, 8º/9º, IMPRENSA e ONLINE, que tem designações exclusivas podem se esgotar a qualquer momento, em qualquer grupo de acesso. As vagas para os demais comitês também podem se esgotar em qualquer etapa ANTES da liberação do seu grupo preferencial.
O não pagamento da taxa em até 10 dias úteis da seleção dos países acarretará no cancelamento e reinserção dos países no sistema de inscrição.
Destacamos também a importância de acessar o edital e saber o nível de dificuldade proposto para cada comitê.
Ao final da seleção será gerada uma cobrança única, considerando o total de delegados e professores que foram requisitados. O valor poderá ser pago no boleto, cartão de crédito ou Pix.
A escola pode abrir quantos pedidos de vaga extra forem necessários, enquanto houverem vagas disponíveis.
Aqui serão preenchidos os dados dos delegados em cada comitê que foi selecionado, inclusive para delegados individuais. Na data indicada pelo Edital será disparada a Autorização de Participação via DocuSign. A assinatura pelo responsável (ou pelo participante, caso tenha 18 anos) é OBRIGATÓRIA para a participação no evento.
Edital de Inscrição

Novidades Acadêmicas para 2026!

Simulação é uma prática que está em constante transformação, refletindo o macroambiente a ser simulado. Por esta razão, no rol de ofertas, teremos, dentre 18 comitês, alguns formatos específicos:

(1) Comitê Histórico
(1) Comitê de Crises
(1) Comitê DUPLO*
(1) Comitê do Terceiro Setor
(1) Comitê em Inglês,
(1) Comitê de 8º e 9º
(1) Gabinete Presidencial
(1) Comitê Online e Introdução do Press Room uma nova forma do Comitê de Impresa gerar conteúdo de primeira sobre o evento.

Essa oferta plural reforça nosso caráter inovativo e multidisciplinar, buscando não só fortalecer o debate mas também cada vez mais atender aos diferentes níveis de experiências dos nossos delegados.

Desde 2023 implantamos o sistema de dificuldades dos comitês – uma escala de 1 a 5 que visa orientar as escolas e delegados quais são as expectativas para o debate, ajudando que delegados mais experientes enfrentem desafios de maior complexidade, assim como delegados noviços possam gradualmente ser expostos a desafios compatíveis.
Nível 1 – comitê que demanda conhecer as regras do evento e o tema debatido
Nível 2 – comitê que demanda conhecer as regras, o tema debatido e a política externa existente (consolidada)
Nível 3 – comitê que demanda conhecer regras, tema desenvolvido, política externa existente e cenário/implicações geopolíticas
Nível 4 – comitê que demanda domínio das regras, tema em desenvolvimento, política externa não-consolidada e alianças geopolíticas.
Nível 5 – comitê que não tem política externa definida e/ou tema com debates anteriores. Delegado precisa extrapolar a partir de temas adjacentes e debates análogos.
Para refletir as melhores práticas que potencializam as experiências dos comitês, estaremos:
Implantando a Inscrição Individual e Inscrição de Delegação, retomaremos a presença do setor de Apoio Psicológico em meio período durante o evento, ampliação das premiações individuais, a entrega de certificados para as premiações individuais, volta do Prêmio de Responsabilidade Social e a criação da Olimpíada do Fórum.
Entre outros pequenos detalhes que tornam a experiência cada vez mais rica!
Desde 2004, o modelo de inscrição era pautado exclusivamente em delegações, obrigando escolas a empenharem ao menos um professor para estar com os alunos. A partir de 2026, a obrigatoriedade do professor não está mais presente no edital, podendo ser aceitas inscrições INDIVIDUAIS ou em GRUPO, com a possibilidade de compra de credenciais para professores apenas em delegações com 2 a 20 delegados.
De forma a incentivas a formação de grupos, o valor por pessoa quando 2 ou mais inscrições são feitas juntas é o valor de R$350,00 por delegado + R$100,00 por professor conselheiro. Inscrições individuais são no valor de R$400,00.
Fique de olho nas nossas redes sociais para a possibilidade de CUPONS DE DESCONTO que devem ser aplicados ANTES do pagamento – sem exceções.
Para garantir a segurança, conforto e bem estar de todos os participantes, será implantando um novo protocolo de segurança.
Todas as escolas vão receber, 10 dias antes do evento, um kit com informações importantes + pulseiras BRANCAS para os delegados e AZUIS para os professores comprados.
A entrada no Campus será autorizada apenas portando as pulseiras, impedindo que convidados não autorizados, inscrições não pagas ou pessoal alheio ao evento entre ANTES ou DURANTE as atividades.
A partir do 1º dia, a entrada deverá ser feita COM PULSEIRA e CRACHÁ.
Caso não receba na data indicada, entrar em contato com a organização do evento.
Historicamente, para ajudar o desenvolvimento pedagógico, o Fórum entrega o Boletim de Desempenho Individual dos delegados.
A partir desse processo avaliativo, reconhecemos o Melhor Delegado de cada Comitê, o Melhor Negociador e, a partir de 2026, a Melhor Política Externa – avaliando o DPO e Discursos que serão fieis ao país.
Adicionalmente, receberão troféus a Melhor Delegação – que percentualmente tem o maior aproveitamento de Prêmios e Menções -, Delegado Individual Destaque e o Prêmio de Responsabilidade Social.
Estamos retomando algumas iniciativas que foram perdidas no contexto pandêmico, como o Pré-Fórum – um evento de uma tarde, baseado em comitês fantasiosos, que ajudam a fomentar o modelo pedagógico e aproximar o aluno das nossas atividades. Essa é a oportunidade perfeita de delegados de primeira viagem conhecerem a prática e servirem de “Embaixadores” para suas escolas.
Também estaremos voltando com a oferta dos materiais de Preparação Acadêmicas em que traremos vídeo aulas EXCLUSIVAS com professores universitários e modeleiros experientes para ajudar na preparação campeã dos delegados e jornalistas. A disponibilização desse material é feita em parceira com o time de Relacionamento com Mercado da FAAP – procure uma de nossas especialistas para saber mais.
Num novo formato, os eventos temáticos de União Europeia e ODS voltam à nossa agenda. Centrados num debate rápido e impactante, são quick wins  para temas específicos e direcionados da agendas especiais, contemporâneas e de relevância social.
Com preços reduzidos, compatíveis com o formato do evento, essa oportunidades ajudam a dar musculatura para o projeto contínuo de formação e engajamento com Simulações, sendo um excelente laboratório para fortalecimento das práticas e habilidades inerentes ao nosso modelo pedagógico.
Ambos eventos ocorrem numa 6ª-feira (14h às 20h)  e sábado (09h às 18h).
Dia 01
Horário Delegados
13:30
Abertura dos Portões
14:00 – 15:00 Cerimônia de Abertura
15:00 – 16:30
Revião de Regras e Mock Simulation
16:30 – 17:00
Coffee Break (GRUPO 1)
17:00 – 17:30
Coffee Break (GRUPO 2)
17:00 – 19:30
1ª Sessão (Grupo 1)
17:30 – 19:30
1ª Sessão (Grupo 2)
19:30 – 20:00 Conteúdo CCOM

 

Dia 02
Horário Delegados
09:00 – 12:00
2º Sessão (GRUPO 1 e 2)
12:00 – 13:30
Almoço
13:30 – 15:30
3º Sessão (GRUPO 1)
13:30 – 16:00
3º Sessão (GRUPO 2)
15:30 – 16:15
Coffee Break (GRUPO 1)
16:00 – 16:45
Coffee Break (GRUPO 2)
16:15 – 19:00
4º Sessão (GRUPO 1)
16:45 – 19:00
4º Sessão (GRUPO 2)
19:00 – 19:30
Conteúdo CCOM
19:30 – 22:30
Atividade Recreativa

 

Dia 03
Horário Delegados
09:00 – 12:00
5º Sessão (GRUPO 1 e 2)
12:00 – 13:30
Almoço
13:30 – 15:30
6º Sessão (GRUPO 1)
13:30 – 16:00
6º Sessão (GRUPO 2)
15:30 – 16:15
Coffee Break (GRUPO 1)
16:00 – 16:45
Coffee Break (GRUPO 2)
16:15 – 19:00
7º Sessão (GRUPO 1)
16:45 – 19:00
7º Sessão (GRUPO 2)
19:00 – 19:30
Conteúdo CCOM
19:30 – 22:30
Atividade Recreativa

 

Dia 04
Horário Delegados
09:00 – 12:00
8º Sessão (GRUPO 1 e 2)
12:00 – 13:30
Almoço
13:30 – 15:30
9º Sessão (GRUPO 1)
13:30 – 16:00
9º Sessão (GRUPO 2)
15:30 – 16:15
Coffee Break (GRUPO 1)
16:00 – 16:45
Coffee Break (GRUPO 2)
16:15 – 19:00
10º Sessão (GRUPO 1)
16:45 – 19:00
10º Sessão (GRUPO 2)
19:00 – 19:30
Conteúdo CCOM
19:30 – 22:30
Atividade Recreativa

 

Dia 05
Horário Delegados
09:00 – 10:30
11º Sessão (GRUPO 1 e 2)
10:30 – 11:30
Votação das Propostas de Resolução e Deleawards
11:30 – 11:45
Conteúdo CCOM
12:00 13:30
Cerimônia de Encerramento

SD Student Travel

De todos os lugares do Brasil

Para incentivar escolas e delegados individuais de todo Brasil, a SD Student Travel é a parceira oficial do Fórum FAAP – oferecendo soluções completas que envolvem hospedagem, transporte terrestre e/ou aéreo, seguro e INCLUI  A INSCRIÇÃO NO EVENTO de forma parcelada, em um pacote customizado.
Até para escolas da grande São Paulo/interior do estado, que querem ficar perto da FAAP, a SD pode ter a solução para você!
Fale com um consultor da SD em:
(11) 5026-9229 / (11) 5468-6898
contato@sd.tur.br
forum-lacres

Responsabilidade Social

Seu lacre faz diferença

O Prêmio de Responsabilidade Social do Fórum FAAP volta com uma campanha de arrecadação de lacre de latinhas de alumínio. Isso mesmo: com o objetivo de transformar algo que é corriqueiramente descartado em Cadeiras de Rodas de uso geral, o Fórum FAAP está mobilizando recolhimento para a ONG Lacre do Bem.
Nosso objetivo é arrecadar carca de 352.800 lacres durante os eventos do Fórum FAAP no ano – esse número corresponde a 140 garrafas de 2L que podem ser convertidas em 1 cadeira de rodas.
Cada garrafa de 2L cheia vale 10 pontos. A cada 5 garrafas há um bônus de 25 pontos. Haverá premiação para maiores doadores em GRUPO e INDIVIDUAL. Faça a diferença na vida de quem precisa, participe!
Download the Handbook

Proposta conectada com os objetivos escolares:

Proposta conectada com os objetivos escolares:

Forma alternativa de apresentar novos conteúdos acadêmicos

Promover interação e ​engajamento entre os estudantes

Promover curiosidade e criatividade dos estudantes

Diversão no ambiente educacional

Principais dúvidas sobre a dinâmica do Fórum FAAP

Preparação do Guias de Estudos, que são cuidadosamente escritos e orientados por professores da graduação FAAP. Eles garantem que o nível de dificuldade proposto para o comitê seja adequado,​ e também possibilitam a apresentação de novos conteúdos acadêmicos​ e a promoção da curiosidade por meio da pesquisa acadêmica.​
São trabalhadas ao longo do debate algumas formas alternativas de apresentar novos conteúdos acadêmicos, tanto pela fala dos delegados, quanto por meio de crises e intervenções. A interação​ e o engajamento entre os estudantes também acontece por meio de debates não moderados e na redação de documentos de trabalhos.​
Atividades recreativas e sociais para integração entre delegados, professores e membros do staff.

Tudo sobre o Fórum FAAP

Confira as fotos da última edição do Fórum FAAP

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