FREUD E O VISITANTE
Estreia dia 22 de outubro
Alguns dias após a anexação da Áustria pela Alemanha, em que Anna, a filha de Freud é levada para interrogatório na Gestapo, o pai da psicanálise recebe a visita de um desconhecido. O embate de ideias travado pelos dois pode ser pode ser uma alucinação, memória ou sonho. Esse é o cenário de Freud E O Visitante. O texto é do autor belga de origem francesa Éric-Emmanuel Schmitt, a direção é de Eduardo Tolentino de Araujo e o elenco conta com Adriano Bedin, Anna Cecília Junqueira, Brian Penido Ross e Bruno Barchesi.
A trama se passa em Viena em março de 1938, os alemães invadem a Áustria e perseguem os judeus. A Princesa Marie Bonaparte e o cônsul americano negociavam a partida de Sigmund Freud (1856 -1939), mas ele resiste em partir. Primeiro porque os alemães exigiam que ele assinasse um documento, contando como ele foi bem tratado pelos nazistas. Outro fator é que ele já tinha 82 anos de idade, dos quais os últimos 16 com um câncer na boca e queria terminar seus dias nas terras do que já foi o Império Austro-Húngaro (Ele nasceu em Příbor, cidade da atual República Checa). Mas quando sua filha Anna é presa para interrogatório, a história toma outro rumo. É nesse dia que ele recebe uma estranha visita.
“O desconhecido que encontra Freud vai atingindo várias personalidades ao longo da peça. Pode ser um louco que fugiu do hospício, um homem que assedia Anna no parque, uma manifestação do inconsciente ou quem sabe, Deus. Afinal seria mais fácil se ele não fosse ateu”, conta Tolentino.
A encenação parte de dúbio, não naturalista, como se fosse um sonho. A história se passa no consultório com o uso de objetos específicos do ambiente freudiano como uma reprodução fiel de sua característica cadeira e um divã com tapete persa.
FICHA TÉCNICA
Texto: Eric-Emmanuel Schmitt.
Direção: Eduardo Tolentino de Araujo.
Elenco: Adriano Bedin, Anna Cecília Junqueira, Brian Penido Ross e Bruno Barchesi.
Trilha Sonora Original: Paulo Marcos.
Fotografias: Ronaldo Gutierrez.
Design Gráfico: Mau Machado.
Redes Sociais: Felipe Pirillo (inspira teatro).
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Assistente de produção: Luisa Ferrari.
Produção executiva: Nando Medeiros.
Direção de produção: Ariell Cannal.
Temporada: de 22/10 a 20/11/2025, quartas e quintas-feiras, 20h.
Ingressos: R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos.
Duração: 90 minutos
TEATRO FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01242-902