Ícaro Lira (Fortaleza, Brasil – 1986), artista Visual, Editor e Investigador, com pesquisa desenvolvida no âmbito do Documentário Experimental. Estudou Cinema e Vídeo na Casa Amarela-UFC, Fortaleza (CE), Montagem e Edição de Som, pelo Instituto de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) participou dos Programas Fundamentação e Aprofundamento e em 2016/2017 do PIMASP – Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo (SP).
Nos últimos cinco anos, vem analisando as implicações e os desdobramentos de atos políticos e históricos da História Brasileira através de um trabalho documental, arquivista, arqueológico e de ficção. Suas exposições apresentam estruturas similares a pequenos “museus”, onde reúne diversos fragmentos esquecidos, produzindo um sistema de objetos que articula materiais artísticos e não-artísticos, e um conjunto de ações, não necessariamente confinadas a um objeto artístico, mas dispersas em exposições, livros, oficinas, debates,
caminhadas, etc.
Em 2013 recebeu o prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 2014 participou da 3ª Bienal da Bahia com trabalho “Desterro, Expedição Etnográfica de Ficção” e em 2016 participa do Rumos Itaú Cultural com o projeto “Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância” e em 2017 do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil no SESC Pompéia em São Paulo-SP.
Realizou exposições individuais no Paço das Artes (SP), Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP), Central Galeria (SP), Galeria IBEU (RJ), Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza-CE), SESC (Crato-CE) e Galeria Jaqueline Martins (SP). Participou de residências de arte no Brasil, América Latina e Europa entre elas do Capacete (RJ), Terra UNA (MG), Instituto Sacatar (BA), Red Bull Station (SP), LA ENE (Buenos Aires, Argentina), Associazione Culturale M.T. Alves e Jimmie Durham (Nápoles, Itália) e Des mycetes et des algues, (Belmez/Andaluzia, Espanha).
Formação: Artista Visual, Editor e Investigador, com pesquisa desenvolvida no âmbito do Documentário Experimental. Estudou Cinema e Vídeo na Casa Amarela-UFC, Fortaleza (CE), Montagem e Edição de Som, pelo Instituto de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) participou dos Programas Fundamentação e Aprofundamento e em 2016/2017 do PIMASP – Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo (SP).
Atividades Desenvolvidas
Atividades desenvolvidas:
- Open Studio (29/09/2018);
- Seminário de Investigações Contemporâneas I;
- Seminário de Investigações Contemporâneas II.