Alunas da Prática Extensionista de Construção em Madeira II, em colaboração para o site da FAAP: Barbara Lima Businhani, Beatriz Varini Ercoli, Isabela Aliende Pinheiro Panico, Lorena Haddad da Fonseca e Taha Kalil Mendes Elgazzaoui.
Nos dias 13 e 14 de março, o Centro de Convenções da FAAP sediou o Wood Construction Global Meeting, um evento de relevância internacional que reuniu especialistas de nome mundial para debater temas cruciais sobre inovação, políticas públicas e o papel do Brasil na transição para um mercado de baixo carbono.
O futuro da construção sustentável está intrinsecamente ligado ao uso da madeira, nesse contexto, surge a questão: o Brasil está preparado para transformar esse potencial em realidade? Como podemos integrar inovação tecnológica, biodiversidade tropical e um modelo de produção justo e escalável? E, talvez mais importante, como o Brasil pode se posicionar como líder na transição para o mercado de construção em madeira nos países tropicais?
Essas e outras questões foram discutidas no Wood Construction Global Meeting, evento que reuniu líderes globais dos campos da arquitetura, engenharia e sustentabilidade, com o objetivo de discutir e apresentar soluções concretas para o uso sustentável da madeira, desde sua extração responsável até sua aplicação em larga escala na arquitetura contemporânea. Ao longo de dois dias de intensa programação, renomados especialistas compartilharam suas experiências e propostas, com ênfase em soluções estruturais inovadoras e nos desafios para o uso eficiente da madeira no setor da construção.
Organizado pelo Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao avanço do uso da madeira na construção, o evento visa posicionar o Brasil como um protagonista central no novo paradigma da construção sustentável. A madeira, mais do que uma alternativa viável, é essencial para a redução das emissões de carbono no setor da construção, aceleração do desenvolvimento de construções eficientes e regeneração da relação entre urbanismo e meio ambiente.
Os palestrantes, provenientes de diversas partes do mundo, trouxeram uma visão ampla sobre a inovação e o potencial da madeira na arquitetura contemporânea. Eles apresentaram soluções estruturais, exploraram novos desafios e discutiram as diversas possibilidades para a construção em madeira, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Este evento representa uma oportunidade única para o Brasil se consolidar como referência na promoção de soluções sustentáveis e inovadoras na construção, especialmente com o uso da madeira, destacando seu papel fundamental na preservação ambiental e no avanço da arquitetura contemporânea.
Palestrantes:
Much Untertrifaller (Áustria) – Sócio do Dietrich | Untertrifaller Architects, referência mundial em construções em madeira. Destacam-se o Bregenz Festival Opera Hall e a primeira escola em madeira com padrões de energia passiva na Europa.
Christophe Aubertin (França) – Cofundador do Studiolada Architectes, especializado em projetos sustentáveis e construções em madeira. Formado pela Ecole Nationale Supérieure de Nancy.
Martin Hurtado (Chile) – Arquiteto com mais de 150 projetos construídos, especializado no uso da madeira. Foi diretor nacional do Concurso de Arquitetura em Madeira CORMA e leciona em universidades na Argentina e no Chile.
Cazú Zegers (Chile) – Referência em etnoarquitetura e sustentabilidade, combina técnicas ancestrais e inovação. Fundadora da +1000Foundation e palestrante internacional.
Nicolas Peyrebonne (Ilhas Reunião) – Fundador da Co-Architectes, escritório da Ilha da Reunião focado em arquitetura tropical e sustentável, integrando clima, cultura e meio ambiente.
Eric Karsh (Canadá) – Engenheiro estrutural e referência global em construções em madeira. Coautor do estudo “Case for Tall Wood”, que impulsionou a discussão sobre arranha-céus de madeira.
Takaharu + Yui Tezuka (Japão) – Arquitetos premiados, conhecidos pelo Fuji Kindergarten, eleito a melhor escola do mundo pela OECD e UNESCO.
Marcelo Rosenbaum (Brasil) – Designer e arquiteto, criador do Design Essencial e fundador do Instituto A Gente Transforma, conectando arquitetura e impacto social.
Mediação:
Dominique Gauzin-Müller (França) – Arquiteta e crítica, referência em madeira e sustentabilidade. Autora de diversos livros e coautora do Manifesto para uma Frugalidade Feliz e Criativa (2018).
Marcelo Aflalo (Brasil) – Presidente do Núcleo da Madeira, doutor pela USP e referência no cruzamento entre design, arquitetura e impacto social.
Marcos de Oliveira Costa (Brasil) – Arquiteto e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo na FAAP.