FAAP sediará a 34ª conferência anual da Res Artis, a maior instituição de residências artísticas do mundo

FOTOS

Fernando Silveira



DATA


COMPARTILHE


residencia-artistica-faap

Residência Artística FAAP - São Paulo, localizada no histórico edifício Lutetia, no centro da capital paulistana


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em setembro de 2025, a FAAP será o palco da 34ª conferência anual da Res Artis, a mais importante rede global de residências artísticas. O evento proporcionará uma oportunidade única para artistas, pesquisadores, gestores culturais e pensadores de diversos países discutirem temas relevantes sobre as residências artísticas e o intercâmbio cultural. 

Desde 1993, a Res Artis realiza conferências anuais ao redor do mundo, e a edição de 2025 marcará a primeira vez que o encontro será realizado na América Latina, uma conquista significativa para o Brasil. No país, a FAAP é uma instituição pioneira em programas de residências artísticas e é amplamente reconhecida por seu papel na formação em artes visuais.  

“A realização deste evento se une a uma sequência de comemorações que marcam a história da FAAP. Em 2024, comemoramos os 60 anos da Anual de Arte FAAP, uma das mais importantes exposições de arte contemporânea. Em 2025, completamos 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo e, portanto, para nós é muito significativo que sejamos a sede de um evento tão reconhecido e disputado internacionalmente”, afirma Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Armando Alvares Penteado. E complementa ainda que as comemorações seguirão em 2026 com os 30 anos da Residência Artística FAAP – Paris, finalizando em 2027, quando a Fundação completa 80 anos. 

A conferência de 2024, realizada até o último domingo, dia 8 de setembro, em Taipei, Taiwan, teve como tema “Interweave the Spectrum: Beyond Collaboration”. Durante o encerramento, Eliza Dawson, diretora-executiva da Res Artis, anunciou oficialmente a FAAP como sede da edição de 2025.  

O ‘Florescer do Sul Global’ em 2025 

Com o tema “Florescer do Sul Global”, a Res Artis Conference 2025 contará com mais de 100 atividades programadas para acontecer na FAAP. O evento reunirá agentes culturais do Brasil, América Latina e África, que serão convidados a apresentar ideias, debater e refletir sobre as diversas questões que permeiam as residências artísticas. A programação incluirá conversas, workshops e apresentações em várias linguagens artísticas, celebrando a diversidade e as diferentes manifestações culturais. 

Como a rede de residências artísticas mais antiga do mundo, a Res Artis conta com mais de 650 membros em 80 países. A FAAP é associada à Res Artis desde 2006 e, pela primeira vez, submeteu uma candidatura para sediar a conferência. Essa escolha reforça o papel da FAAP e da América Latina na ampliação das discussões sobre o potencial das residências artísticas no mundo contemporâneo. 


FOTOS

Fernando Silveira


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Alexandre Orion, artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual 

Nesta semana, o FAAPCast apresenta uma conversa inspiradora com Alexandre Orion, renomado artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual da FAAP. Orion é conhecido por desenvolver técnicas artísticas inovadoras, onde mistura arte e ativismo. Em uma – e talvez a mais conhecida delas – usa a fuligem como principal meio de expressão, transformando a degradação ambiental em uma obra instigante e questionadora, a Ossario.   Durante o episódio, o artista revelou que ficou muito honrado com o convite para lecionar a disciplina de “Arte e Experimentação”, e que, em suas palavras, a temática da aula em si já carrega uma mensagem poderosa: “arte é experimentação”.   Na intervenção urbana Ossario, Orion utiliza retalhos de tecido para limpar a fuligem das paredes dos túneis de São Paulo, onde remove seletivamente camadas de poluição deixadas pelos carros que passam, revelando milhares de crânios nas superfícies. O vídeo de Ossario já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas em exposições e exibições em todo o mundo.  Além disso, Alexandre Orion criou uma série de obras intitulada Poluição na Tela, na qual utiliza a fuligem coletada em suas intervenções como pigmento para criar imagens realistas em murais e telas de grande porte. Essa técnica transforma resíduos ambientais em arte que provoca reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.  Outra inovação do artista é a técnica de Polugrafia, que consiste em usar a poluição de fontes urbanas, como escapamentos de caminhões, para criar impressões artísticas em tecido, formando imagens complexas de crânios feitas a partir de resíduos ambientais. Essa abordagem reforça o impacto da urbanização e da crise ambiental.  Orion também desenvolveu a série Metabioptics, na qual captura momentos espontâneos de interação dos transeuntes após grafitar as paredes, borrando a fronteira entre realidade e ficção. Suas obras fazem parte de coleções renomadas ao redor do mundo, incluindo a Fondation Cartier, em Paris, o Museu de Arte de Nova York, o Itaú Cultural, entre outros.  Essa conversa no FAAPCast revela um artista que transforma a degradação ambiental em uma poderosa ferramenta de expressão artística, convidando-nos a refletir sobre o nosso impacto no planeta. Para conhecer mais sobre a trajetória do multiartista, acesse a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no


MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter