UMA DAS GRANDES PROMESSAS DO CINEMA BRASILEIRO, O EX-ALUNO DA FAAP, GREGORIO GRAZIOSI, SE PREPARA PARA LANÇAR SEU SEGUNDO LONGA-METRAGEM

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


20211216143330

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Imagine uma atleta de saltos ornamentais, no alto de uma plataforma de 10 metros de altura que, depois de cinco anos, tenta retornar às competições e enfrentar o zumbido que a atormenta desde que sofreu um grave acidente durante um salto. Esse é o enredo de Tinnitus, segundo longa-metragem do ex-aluno de curso de Cinema Gregório Graziosi. 


Seus primeiros curtas, desenvolvidos na FAAP, foram selecionados para festivais de cinema de destaque como Cannes Cinéfondation, Locarno, Mar del Plata, Clermont-Ferrand e IDFA. E seu primeiro longa, Obra, ficou entre os filmes brasileiros que melhor circulou internacionalmente em seu ano de lançamento e ganhou Prêmio de Desempenho Artístico do Fundo Setorial do Audiovisual. 

Segundo Gregório a FAAP foi uma ótima janela para ter contato com o melhor do cinema mundial e abriu a oportunidade de conhecer realizadores de diferentes nacionalidades, com formações nas mais diversas áreas. “Depois de formado, segui trabalhando com diversos colegas e professores que conheci na graduação. Além de contar com o carinho e a orientação de mestres muito queridos.” 

O cineasta destaca também a parceria com o amigo e desenhista de som Fábio Baldo, que conheceu no curso de Cinema. “Tinnitus é nosso terceiro trabalho juntos. Seria impossível contar uma história, em que a protagonista manifesta nuances e perturbações de seu estado emocional através de distorções auditivas, sem compartilhar do seu talento.” 

O professor Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, lembra que Gregório sempre foi um aluno muito aplicado e profissional, e que todos os curtas produzidos por ele na FAAP já tinham uma assinatura. “Era um aluno que já tinha personalidade e um olhar muito peculiar, determinado e metódico, construiu uma carreira muito profícua na instituição.”

A ideia para o filme veio da obra do artista plástico inglês David Hockney, A Bigger Splash. “Quem teria mergulhado naquele cenário geométrico? Esse salto teria sido bem-sucedido? Esse me parecia um mistério cinematográfico a ser decifrado. Eu precisava de respostas que aquela pintura não poderia me dar”, explica Gregório. 

A partir dessas indagações, ainda como aluno, Gregório produziu o curta-metragem Saltos, uma espécie de predecessor de Tinnitus. “Uma Faculdade de Cinema é o lugar ideal para encontrar a própria voz, através de experimentações. Entre os projetos que concluí ao longo dos anos, Tinnitus sempre vinha à minha cabeça, como um fantasma que me perseguia criativamente.” 

Gregório continua atento e ativo na comunidade Faapiana. “Durante a graduação sempre procurei assistir aulas na Faculdade de Artes e tive a sorte de participar dos Anuais de Artes Plásticas. Fiquei muito feliz em saber que agora, com a nova classificação como Centro Universitário, os alunos podem escolher outras matérias como optativas.” 

Tinnitus que ainda é inédito para o público, está na fase de finalização. A previsão é que irá estrear em Festivais em 2022 e depois será distribuído nos cinemas pela Imovision e Reserva Cultural.  


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Em 2026 você terá quatro chances de participar dos eventos do Fórum FAAP

Chegando a 22 de anos de história como uma das maiores simulações do Brasil e promovendo cidadania global, o Fórum FAAP traz consigo um projeto ambicioso para o ano de 2026 com quatro eventos diferentes em seu calendário: 6º Pré-Fórum, 22º Fórum FAAP, 3º Fórum FAAP – União Europeia e 3º Fórum FAAP – ODS. O calendário terá, em breve, o 6º Pré-Fórum, em 25 de março, seguido pela edição histórica do 22º Fórum FAAP, entre os dias 17 e 21 de abril. O calendário acadêmico será completado, no segundo semestre, com o 3º Fórum da União Europeia, nos dias 18 e 19 de setembro, e o 3º Fórum focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos dias 20 e 21 de novembro. O ponto de partida dessa jornada pedagógica é o Pré-Fórum, uma iniciativa redesenhada para aproximar alunos de primeira viagem da prática diplomática através de comitês fantasiosos que fomentam as habilidades iniciais de debate. Já a edição principal do evento traz inovações acadêmicas ambiciosas para acomodar um público recorde de 750 delegados. Entre as novidades, destaca-se a oferta de 18 comitês com formatos plurais, incluindo comitê especial de crise, gabinete presidencial, comitês em inglês, comitê on-line, comitê histórico e o inédito Press Room, que moderniza a cobertura jornalística do evento. Para garantir que estudantes de diferentes níveis de experiência sejam desafiados de forma adequada, o Fórum mantém seu sistema de dificuldades escalonado de 1 a 5, permitindo que cada participante escolha o ambiente que melhor se adapta ao seu perfil. Além do rigor acadêmico fundamentado em pilares como oratória, negociação e inteligência emocional, o evento de 2026 retoma com força seu compromisso com a sociedade civil. O Prêmio de Responsabilidade Social volta à agenda através de uma campanha de arrecadação de lacres de alumínio em parceria com a ONG Lacre do Bem. A meta é mobilizar delegados e escolas para coletar cerca de 352.800 lacres, volume que será convertido em cadeiras de rodas, reforçando o impacto real do evento além das salas de aula. O protagonismo estudantil também será reconhecido por meio de novas premiações, como o troféu de Melhor Política Externa e a criação da Olimpíada do Fórum. No campo administrativo e de segurança, o Fórum FAAP introduz mudanças significativas para facilitar o acesso de estudantes de todo o país, agora permitindo inscrições individuais sem a obrigatoriedade de um professor conselheiro. As inscrições começaram em 08 de dezembro e se mantêm abertas até 31/03 para os eventos do 1º semestre. Já é possível selecionar seu país/delegação e começar sua preparação. Para saber mais, acesse o site do


Relações Internacionais

Estudantes da FAAP participam de simulação da ONU em Nova York 

Há mais de 20 anos, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é referência nacional e internacional em práticas de simulação das Nações Unidas. Este ano, um grupo de cinco estudantes do curso de Relações Internacionais, acompanhadas pelo professor Victor Grinberg, participaram do WFUNA International Model United Nations (WIMUN NY 2026), realizado em Nova York.  Organizado pela WFUNA – uma organização da sociedade civil vinculada à ONU –, o WIMUN é reconhecido como uma das simulações mais fiéis às práticas multilaterais das Nações Unidas, proporcionando aos participantes uma experiência acadêmica e diplomática singular.  As alunas da FAAP integram três comitês diferentes: dois da Assembleia Geral e um da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas. Nesses espaços de debate, elas aplicam não apenas o conteúdo aprendido em sala de aula, mas também resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos em PDCIs/Práticas Extensionistas, como o Fórum FAAP, contribuindo para uma participação qualificada e ativa nas discussões.  A programação em Nova York inclui ainda visitas institucionais. Na sede das Nações Unidas, o grupo conversou com o Sr. Maher Nasser, Diretor da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicação Global da ONU. As estudantes também estiveram no escritório do Banco do Brasil em Nova York, onde foram recebidas por Carolina Beghelli e por Maurício Itaghyba, ex-aluno de Economia da FAAP e gerente da unidade, além de visitarem a Missão Permanente do Brasil junto à ONU e o Consulado-Geral do Brasil na

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter