Patrick de Teves Rocha Lima, formado em Engenharia Mecânica pela FAAP, conquistou o primeiro lugar na final do Desafio #EmpreendaFAAP 2015, realizado pelo Centro de Empreendedorismo da FAAP. O aluno desenvolveu o Dlieve, um aplicativo pelo sistema de e-commerce que informa sobre todo o processo do translado de uma mercadoria, até a chegada à casa do consumidor. O concurso integra o projeto #EmpreendaFAAP 2015, realizado desde 2014 pela instituição, em parceria com o Sebrae-SP.
Dlieve é uma ferramenta logística que visa facilitar e aumentar a eficiência das empresas na entrega dos produtos e – com isso – satisfazer o consumidor. Com o aplicativo, o motorista começa o dia com seu smartphone abastecido com todo o roteiro das entregas. O consumidor também terá informações sobre o trajeto de sua mercadoria, possíveis atrasos e previsão de chegada.
Em segundo lugar ficou o aplicativo Lion – uma solução para contribuintes/pessoa física do imposto de renda – da ex-aluna de Administração de Empresas da FAAP, Pamela Helena Borges. Trata-se de uma ferramenta interativa, fácil e confiável que reúne – em um único sistema – um programa de cálculos, de forma prática e eficiente. O Lion funciona como um guia, um passo a passo com respostas simples ao contribuinte leigo. Permite ainda que a declaração seja alimentada em qualquer momento, economizando tempo e diminuindo o estresse que essa obrigação provoca.
O aluno do curso de Administração da FAAP, Hussein Ali Fahs, ficou em terceiro lugar com o aplicativo Hello Farm – um mercado on-line de produtos hortifrutigranjeiros, abastecido por agricultores selecionados pela localidade, qualidade e pontualidade. O público-alvo são pessoas das classes A e B, de 25-35 anos, moradores das zonas oeste e sul de São Paulo, que trabalham e ficam fora de casa o dia todo. O objetivo é facilitar as compras dos consumidores, com produtos frescos e de qualidade – além de ajudar os agricultores na ampliação de suas vendas e da carteira de clientes. Esse projeto contou com a parceria de Guilherme Henrique Lima, graduando em Administração da FAAP e Felipe Duarte.
No total, 35 projetos foram apresentados para uma banca julgadora, composta por membros dos movimentos de jovens empreendedores de diversas entidades de classe, especialistas, empreendedores de startups que passaram pelo #EmpreendaFAAP 2014, representantes de fundos de investimentos, de pré-aceleradoras, além de representantes da FAAP e do Sebrae-SP.