Semana de formação e capacitação docente FAAP aborda IA na educação 

FOTOS

Rafayane Carvalho / FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Da esquerda para direita: Luis Sobral, CEO da FAAP, Srᵃ Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Como faz anualmente, antes do início do período letivo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) deu start, nesta segunda-feira, à Semana de Formação e Capacitação Acadêmica para professores da Instituição. 

Mais de 200 professores estiveram no primeiro encontro, no Centro de Convenções, que contou com discurso de boas-vindas do CEO da FAAP, Luis Sobral, e depoimento do Diretor Acadêmico, Rogério Massaro, sobre diretrizes, normas e expectativas acadêmicas para 2025, depois de relembrar pontos altos do ano passado como a inauguração do cinema e a da nova ala de audiovisual, a mais completa e tecnológica do país, em um Centro Universitário.   

O convidado de honra da abertura da Semana foi Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, que fez uma palestra interessante e extremamente necessária e atual sobre Inteligência Artificial na Educação e o papel dela na produção e difusão do conhecimento.  

Durante a apresentação, Saron contextualizou o marco inicial da IA e o seu desenvolvimento ao longo dos anos; destacou a relevância de aproximar as universidades da produção de conhecimento aplicado, especialmente diante das novas fronteiras da IA. Abordou os desafios associados ao uso da IA e as habilidades e competências que são necessárias desenvolver para se tornar protagonista nesse novo cenário. 

“A história da FAAP ilustra uma das formas mais significativas de manter o ser humano no centro desta revolução digital: o encontro entre arte, cultura e educação como pilares para ampliar e fortalecer nossos saberes e conhecimentos”, afirma Eduardo.  

No evento, também tivemos a honra de contar com a presença da Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, e do Diretor-Presidente da FAAP, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon.  

Confira abaixo a programação: 

28 de janeiro (terça-feira) 

9h – Palestra de Psicopedagogia:  

“Conflitos em grupos de trabalho: qual o papel do professor”, com Paula Fava Ditt Lutti 

10h – Intervalo 

10h30 – Palestra sobre Inteligência Artificial 

“ChatGPT e outras ferramentas de IA: exemplos de uso”, com Prof. Marcelo Succi 

14h – Workshop: IA 

“Midjourney e a Geração de Imagens”, com Rodrigo Vieira 

29 de janeiro (quarta-feira) 

9h – Palestra de Psicopedagogia  

“Desafios da inclusão no Ensino Superior. Adaptar é facilitar?”, com Rosana Mendes 

10h – Intervalo  

10h30 – Workshop: IA 

“Engenharia de Prompts”, com Prof. Marcelo Succi  

14h – Práticas Extensionistas 

“Diálogos Apreciativos”, com Prof. Valdir Cimino 

30 de janeiro (quinta-feira) 

9h – Workshop: IA 

“Engenharia de Prompts”, com Prof. Marcelo Succi 

10h – Intervalo 

10h30 – Palestra sobre Inteligência artificial  

“Reflexões sobre o futuro da educação na Era da IA” com Prof. Rodrigo Petrônio  

14h – Workshop: IA 

“Recursos para criação de imagens em movimento”, com Rodrigo Vieira 

31 de janeiro (sexta-feira) 

9h – Planejamento acadêmico das Coordenações 

10h – Intervalo  

10h30 – Planejamento acadêmico das Coordenações 

14h – Planejamento acadêmico das Coordenações 


FOTOS

Rafayane Carvalho / FAAP


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter