No começo de 2017, as 100 maiores marcas de redes sociais brasileiras tinham, em média, cerca de 800 mil seguidores em seus perfis no Instagram. No terceiro trimestre do ano, esse número cresceu para pouco mais de 980 mil. Os dados constam no último relatório #MS360FAAP, produzido pelos professores do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a Socialbakers – líder global em soluções para otimização de performance em redes sociais.
Os números indicados no último relatório – referentes a julho, agosto e setembro – mostram que a ferramenta stories – utilizada pelos usuários para a criação de vídeos curtos, que desaparecem depois de 24 horas da publicação – é, possivelmente, uma das explicações para o crescimento na quantidade de seguidores das marcas no Instagram.
Queda no Facebook
O Facebook – outra plataforma analisada pelo #MS360FAAP – teve uma ligeira queda entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2017, relativa à interação dos usuários nas fanpages das marcas do segmento de “Mídia e Notícias”, que historicamente possui o maior nível de interação
Entre janeiro, fevereiro e março deste ano, as páginas acumularam uma média de 10.311.273 de interações (comentários, reações e compartilhamentos). Esse número desceu para 9.274.236 no trimestre de julho, agosto e setembro, representando a maior queda entre os segmentos analisados, porém todos tiveram decréscimo no item “interação”.
YouTube
No YouTube, a média de assinantes dos canais das marcas subiu de quase 85 mil no início do ano para mais de 110 mil assinantes no trimestre mais recente.
Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.