RELATÓRIO “MÍDIAS SOCIAIS 360º” (#MS360FAAP) REVELA QUE INSTAGRAM E YOUTUBE DEVEM SER AS “ESTRELAS” DE 2018 PARA AS MARCAS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Vestibular da FAAP: Gabarito disponível e resultados em até 72 horas

Centenas de vestibulandos e familiares estiveram no campus da FAAP neste último domingo,15, para realizar o exame do Vestibular 2º Semestre 2025 e Antecipado 2026.   O gabarito da prova realizada presencialmente já está disponível, confira acessando este link. Os resultados oficiais serão divulgados em até 72 horas. O candidato receberá um e-mail com o status do seu processo de inscrição, fique atento!  Saiba como foi o dia do vestibular na FAAP  Em busca de apoio e acolhimento emocional, muitos alunos chegaram acompanhados por pais, familiares e responsáveis. Para recebê-los, a FAAP preparou uma programação especial, visando não apenas preencher o tempo, mas, sobretudo, permitir que vivenciassem a atmosfera do campus e sentissem um pouco do que é fazer parte da Comunidade FAAP.  Primeiramente, os responsáveis foram recepcionados em nosso Auditório 1, por nosso CEO, Luis Sobral, que deu as boas-vindas a todos e afirmou que “a FAAP oferece os cursos e a formação de forma transversal. Independente se a escolha for de Artes Visuais, ou Direito, essa é uma instituição criativa, que oferece formação de criatividade nos negócios e para os negócios criativos”.  Em seguida, o renomado Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, deu uma palestra sobre o mundo contemporâneo, tecnologia e educação. Na sequência, os convidados foram conduzidos a encontros com os coordenadores dos cursos, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor as diversas oportunidades que a FAAP oferece.  Se você é vestibulando e tem alguma dúvida, a Central de Relacionamento FAAP pode te ajudar! Entre em contato através do e-mail cr@faap.br ou pelo WhatsApp (11) 3662-7208. Se preferir, venha pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às


Na FAAP

Conheça o FAAP 4.0 o novo projeto de transformação digital da instituição

Na última segunda-feira, 9 de junho, a FAAP lançou o projeto FAAP 4.0, um novo passo estratégico rumo à transformação digital da instituição. A apresentação foi conduzida pelo CEO da FAAP, Luis Sobral, e contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, marcando um momento simbólico para o futuro da educação no país. O projeto reúne uma série de iniciativas voltadas à integração de novas tecnologias ao cotidiano acadêmico. Inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas passam a fazer parte da experiência de ensino e aprendizagem na FAAP, preparando os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação. Ainda neste segundo semestre, mais de 100 disciplinas dos cursos de graduação passarão a abordar essas tecnologias, criando trilhas de formação inovadoras. A transformação também acontece nos bastidores: professores e funcionários estão sendo capacitados, ferramentas de inteligência artificial incorporadas aos processos internos e novas soluções digitais testadas e integradas à rotina da instituição. A partir do próximo ano, a FAAP também oferecerá novos cursos de extensão, livres e de pós-graduação voltados à capacitação em tecnologias digitais. Desde 1947, a FAAP forma, inspira e transforma talentos nas áreas de artes, comunicação e negócios. Esse é um marco não só para a FAAP, mas também para o futuro da educação no Brasil, abrindo caminho para uma formação cada vez mais conectada com a


Na FAAP

Dicas para o Vestibular FAAP deste domingo, dia 15 de junho 

O dia do vestibular da FAAP é sempre carregado de expectativa e ansiedade. É a hora de ver o resultado de toda a dedicação aos estudos para iniciar uma nova fase, a graduação! Para quem ainda não se inscreveu, inscreva-se até sexta-feira, dia 13 de junho.    Para ajudar nossos candidatos a se prepararem para o grande dia, aqui estão algumas dicas importantes sobre como chegar e o que é permitido levar no dia da prova, domingo, 15 de junho:      Como chegar?  Acesse o endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.  O que eu posso levar?   Documentos: é obrigatório levar um documento de identificação original e com foto. Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte (para estrangeiros).    Alimentos e bebidas: chocolates, doces e garrafa de água transparente são permitidos. Eles devem ser colocados ao lado da carteira.   Materiais permitidos na carteira: lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul. A caneta esferográfica deve ser transparente e de tinta preta, conforme exigência do Inep. Leve pelo menos duas canetas.   Todos os objetos, como celulares, smartwatches e outros equipamentos eletrônicos, devem ser desligados e serão colocados dentro de sacolinhas fornecidas pelo fiscal antes da prova.   O que eu não posso levar:  Artigos de chapelaria: bonés, chapéus, boinas, viseiras e similares não são permitidos e devem ser evitados. Na sala, serão colocados nos sacos plásticos.   Equipamentos eletrônicos: celulares, smartwatches, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico são proibidos.   Óculos escuros e relógios: não é permitido usar óculos escuros ou qualquer tipo de relógio.   Materiais de escrita não permitidos: Canetas que não sejam transparentes, lapiseiras, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações não serão permitidos.   Lembre-se de seguir essas orientações para evitar imprevistos e garantir que tudo corra bem no dia da prova. Boa prova!   VESTIBULAR FAAP – 15 de junho de 2025   Para os candidatos   8h – Abertura dos Portões   10h – Início da Prova    11h45 – Os candidatos que tiverem terminado a prova podem ser liberados   12h – Término do exame   12-12h30 – Candidatos com necessidade educacional especial poderão solicitar até 30 minutos a mais de prova, mediante laudo médico   13h – Encerramento geral   Para os Pais e Responsáveis   8h – Abertura dos portões, acesso ao campus   10h – Palestra com o Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no Teatro FAAP   11h – Reunião com os coordenadores do curso escolhido    13h – Encerramento Geral   FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado   Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP,

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter