Mooca, bairro que guarda memórias paulistanas, é o foco de uma investigação de alunas do curso de Relações Públicas coordenada pela professora Vivian Blaso. A pesquisa “Mooca: histórias e trajetórias da identidade paulistana em transformação” é uma oportunidade única das futuras profissionais de RP observarem comunidades e suas múltiplas camadas de influência inseridas nos seus territórios, uma maneira de as alunas desenvolverem a habilidade de gestão de conflitos.
Para a aluna do quinto semestre de RP Lara de Araújo, o projeto é uma maneira de desenvolver a analisar os diferentes pontos de vista. “Conversei e pesquisei sobre vários públicos, como um representante do Shopping Mooca, os moradores do bairro e o responsável pelo coletivo Muda Mooca. Entender o que eles estão passando e como podemos auxiliar foi uma experiência enriquecedora. Nunca tinha vivenciado algo parecido a esse projeto”, conta Lara.
O projeto teve parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Poucos permanecerão no bairro, morando nos novos imóveis. A maioria será obrigada a procurar outro lugar para morar, isto é, onde possa comprar uma nova moradia”, explica o professor do curso, Sérgio Sandler, que deixou às alunas de RP a seguinte reflexão: “O que acontece com os moradores tradicionais e tudo o que os representa no bairro da Mooca? Além disso, a pesquisa utilizou os recursos de dados secundários, etnografia urbana, entrevistas e aplicação de um questionário que contou com o apoio do professor Lisandro Cordeiro, da disciplina de Pesquisa. “As pesquisas ajudarão as alunas coletarem e, principalmente, entenderem as opiniões e pontos de vista de cada um dos agentes envolvidos e impactados pelo processo de verticalização do bairro da Mooca”, comenta o docente.