PROJETO DE RELAÇÕES PÚBLICAS INVESTIGA TRANSFORMAÇÕES URBANAS DA MOOCA

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Mooca, bairro que guarda memórias paulistanas, é o foco de uma investigação de alunas do curso de Relações Públicas coordenada pela professora Vivian Blaso. A pesquisa “Mooca: histórias e trajetórias da identidade paulistana em transformação” é uma oportunidade única das futuras profissionais de RP observarem comunidades e suas múltiplas camadas de influência inseridas nos seus territórios, uma maneira de as alunas desenvolverem a habilidade de gestão de conflitos. 

Para a aluna do quinto semestre de RP Lara de Araújo, o projeto é uma maneira de desenvolver a analisar os diferentes pontos de vista. “Conversei e pesquisei sobre vários públicos, como um representante do Shopping Mooca, os moradores do bairro e o responsável pelo coletivo Muda Mooca. Entender o que eles estão passando e como podemos auxiliar foi uma experiência enriquecedora. Nunca tinha vivenciado algo parecido a esse projeto”, conta Lara. 

O projeto teve parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Poucos permanecerão no bairro, morando nos novos imóveis. A maioria será obrigada a procurar outro lugar para morar, isto é, onde possa comprar uma nova moradia”, explica o professor do curso, Sérgio Sandler, que deixou às alunas de RP a seguinte reflexão: “O que acontece com os moradores tradicionais e tudo o que os representa no bairro da Mooca? Além disso, a pesquisa utilizou os recursos de dados secundários, etnografia urbana, entrevistas e aplicação de um questionário que contou com o apoio do professor Lisandro Cordeiro, da disciplina de Pesquisa. “As pesquisas ajudarão as alunas coletarem e, principalmente, entenderem as opiniões e pontos de vista de cada um dos agentes envolvidos e impactados pelo processo de verticalização do bairro da Mooca”, comenta o docente.


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Mooca, bairro que guarda memórias paulistanas, é o foco de uma investigação de alunas do curso de Relações Públicas coordenada pela professora Vivian Blaso. A pesquisa “Mooca: histórias e trajetórias da identidade paulistana em transformação” é uma oportunidade única das futuras profissionais de RP observarem comunidades e suas múltiplas camadas de influência inseridas nos seus territórios, uma maneira de as alunas desenvolverem a habilidade de gestão de conflitos. 

Para a aluna do quinto semestre de RP Lara de Araújo, o projeto é uma maneira de desenvolver a analisar os diferentes pontos de vista. “Conversei e pesquisei sobre vários públicos, como um representante do Shopping Mooca, os moradores do bairro e o responsável pelo coletivo Muda Mooca. Entender o que eles estão passando e como podemos auxiliar foi uma experiência enriquecedora. Nunca tinha vivenciado algo parecido a esse projeto”, conta Lara. 

O projeto teve parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Poucos permanecerão no bairro, morando nos novos imóveis. A maioria será obrigada a procurar outro lugar para morar, isto é, onde possa comprar uma nova moradia”, explica o professor do curso, Sérgio Sandler, que deixou às alunas de RP a seguinte reflexão: “O que acontece com os moradores tradicionais e tudo o que os representa no bairro da Mooca? Além disso, a pesquisa utilizou os recursos de dados secundários, etnografia urbana, entrevistas e aplicação de um questionário que contou com o apoio do professor Lisandro Cordeiro, da disciplina de Pesquisa. “As pesquisas ajudarão as alunas coletarem e, principalmente, entenderem as opiniões e pontos de vista de cada um dos agentes envolvidos e impactados pelo processo de verticalização do bairro da Mooca”, comenta o docente.


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Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

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