Príncipe da Malásia aborda democracia e faz análise comparativa com o Brasil em palestra na FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho



DATA


COMPARTILHE


_RCS5142-edit

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP), Príncipe Tunku Zain Al-’Abidin, Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP) e Pilar Guillon (Conselheira MAB FAAP). Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em um evento marcante, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve a honra de receber o príncipe da Malásia, Tunku Zain Al-‘Abidin, um renomado líder dedicado aos estudos sobre política e economia na Ásia. Em uma impactante Aula Magna do programa Business and International Affairs, conduzida pela coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, Fernanda Magnotta o príncipe malaio compartilhou insights valiosos sobre a democracia e as instituições em seu país, falou sobre modelos de desenvolvimento econômico e temas de política externa.

“A FAAP tem uma tradição de receber autoridades de diversos países. E é uma oportunidade única para os nossos alunos, que ouçam direto dos tomadores de decisão outras perspectivas sobre temas importantes”, disse a professora Fernanda Magnotta sobre o evento.

Além de revelar sua afinidade pela música popular brasileira e destacar as notáveis semelhanças entre a Malásia e o Brasil, Tunku Zain Al-‘Abidin trouxe discussões sobre a história de sua nação e a transição política nos últimos anos. Reconhecido como um especialista proeminente em questões internacionais, o príncipe é membro de diversas universidades na Malásia e também ocupa a posição de fundador e presidente do Institute for Democracy and Economic Affairs (IDEAS).

No final da aula magna, o Sua Alteza compartilhou: “tive uma sessão ótima com os alunos e estou maravilhado com o tamanho do interesse na Malásia. Me sinto muito feliz em compartilhar minha experiência com o Brasil.”

O IDEAS, um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos com sede na Malásia, dedica-se a oferecer soluções inovadoras para os desafios nas políticas públicas. Sua missão central envolve promover uma economia competitiva, fortalecer a confiança nas instituições e trabalhar pela inclusão na Malásia. Segundo informações divulgadas em seu site, o IDEAS orienta sua atuação pela promoção de políticas públicas fundamentadas no respeito à lei, governo limitado, mercado livre e indivíduos livres.

Além de publicar pesquisas de ponta, o instituto engaja-se em diálogos construtivos com governos, legisladores, empresários e a sociedade civil. Facilitando o intercâmbio entre indivíduos com interesses similares, o IDEAS também desempenha um papel vital na organização de programas educacionais que visam enriquecer o entendimento público sobre questões fundamentais.

O evento ocorreu em parceria com a Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur.

 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho


DATA


banners-site-faap_bia1

Business and International Affairs na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_bia2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado


Business and International Affairs

Missão internacional leva estudantes da FAAP para NY

O programa Business and International Affairs da FAAP levou estudantes a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global, sob a coordenação da professora Silvye Ane Massaini. Durante a viagem, o grupo visitou algumas das principais instituições financeiras do mundo e participou de atividades culturais na cidade. A programação começou com uma visita ao Pátria Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos alternativos da América Latina, com forte atuação internacional. Os alunos conversaram com executivos e acompanharam a equipe da instituição em uma visita à Nasdaq, onde assistiram ao closing bell ceremony do dia. No dia seguinte, o grupo esteve no escritório do BTG Pactual em Nova York. Lá, foram recebidos pelo ex-aluno Claudio Selma, Diretor de Wealth Management US, que, junto de colegas, apresentou um panorama do setor e das inovações em andamento. Na sequência, seguiram para o Citi, onde participaram de uma discussão sobre mercados globais, tendências macroeconômicas e dinâmicas regionais. O terceiro dia foi dedicado à Lazard Asset Management, com foco em estratégias de equity trading e gestão de portfólio. Já no quarto e último dia, os alunos realizaram um walking tour pelo Financial District, além de visitar museus e pontos turísticos da cidade. “A missão internacional levou alunos da FAAP a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global. Ao longo de uma semana, visitamos instituições como BTG Pactual, Citibank, Patria, Lazard Asset Management e Nasdaq, aproximando os alunos do mercado. Participar dessa missão com os alunos é uma oportunidade única de conectar teoria e prática. Ver de perto como funcionam as instituições financeiras amplia horizontes e inspira. É uma vivência transformadora, tanto acadêmica quanto pessoal.”, afirma


Business and International Affairs

Alunos do BIA visitam a SP Negócios e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais  

Acompanhados pelo Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP, os alunos do Programa BIA (Business and International Affairs) realizaram uma visita na sede da SP Negócios e na Secretaria Municipal de Relações Internacionais, como parte da proposta de ensino do BIA, que estimula contínuas discussões sobre oportunidades de carreiras em negócios internacionais e diplomacia federativa.   Os estudantes foram recepcionados na Agência de Promoção de Negócios da cidade de São Paulo (SP Negócios), por Alessandra Andrade (Gestora do FAAP Business Hub e atual Diretora-Presidente da SP Negócios) e sua equipe. Os alunos foram conduzidos a realizar um tour pelo escritório para entender na prática a proposta de atuação da instituição, tendo como guias: Rafael Possik, Prof. de Relações Internacionais e Assessor da Diretora-Presidente; Pedro Rebelo, Diretor-Executivo de Negócios Internacionais e, Giovanna Garcia, ex-aluna e assessora-técnica da SP Negócios.  Em seguida, os alunos foram visitar a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, onde tiveram a oportunidade de entender a estrutura e capilaridade das coordenadorias que substanciam o trabalho. Na ocasião, a Secretária Angela Gandra fez um panorama sobre os desafios e oportunidades da paradiplomacia para a cidade de São Paulo, assim como os principais projetos e ações cotidianas do órgão.   O Prof. Victor Grinberg destaca: “Temos uma longeva parceria com essas instituições que recebem os alunos e ajudam a consolidar as discussões teóricas de sala de aula. A experiência é ímpar para fortalecer carreiras prósperas e plurais dos nossos estudantes que têm interesse nessa posição central de São Paulo no cenário internacional”.   Ao fim, acompanhados pela Secretária Angela Gandra e pela equipe do Consulado da Turquia, os estudantes visitaram uma exposição localizada na entrada da sede da Prefeitura de São Paulo sobre a memória das relações diplomáticas entre os dois países. Os alunos puderam ouvir, direto dos diplomatas, uma explicação mais detalhada sobre as propostas dos materiais

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter