Príncipe da Malásia aborda democracia e faz análise comparativa com o Brasil em palestra na FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho



DATA


COMPARTILHE


_RCS5142-edit

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP), Príncipe Tunku Zain Al-’Abidin, Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP) e Pilar Guillon (Conselheira MAB FAAP). Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em um evento marcante, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve a honra de receber o príncipe da Malásia, Tunku Zain Al-‘Abidin, um renomado líder dedicado aos estudos sobre política e economia na Ásia. Em uma impactante Aula Magna do programa Business and International Affairs, conduzida pela coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, Fernanda Magnotta o príncipe malaio compartilhou insights valiosos sobre a democracia e as instituições em seu país, falou sobre modelos de desenvolvimento econômico e temas de política externa.

“A FAAP tem uma tradição de receber autoridades de diversos países. E é uma oportunidade única para os nossos alunos, que ouçam direto dos tomadores de decisão outras perspectivas sobre temas importantes”, disse a professora Fernanda Magnotta sobre o evento.

Além de revelar sua afinidade pela música popular brasileira e destacar as notáveis semelhanças entre a Malásia e o Brasil, Tunku Zain Al-‘Abidin trouxe discussões sobre a história de sua nação e a transição política nos últimos anos. Reconhecido como um especialista proeminente em questões internacionais, o príncipe é membro de diversas universidades na Malásia e também ocupa a posição de fundador e presidente do Institute for Democracy and Economic Affairs (IDEAS).

No final da aula magna, o Sua Alteza compartilhou: “tive uma sessão ótima com os alunos e estou maravilhado com o tamanho do interesse na Malásia. Me sinto muito feliz em compartilhar minha experiência com o Brasil.”

O IDEAS, um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos com sede na Malásia, dedica-se a oferecer soluções inovadoras para os desafios nas políticas públicas. Sua missão central envolve promover uma economia competitiva, fortalecer a confiança nas instituições e trabalhar pela inclusão na Malásia. Segundo informações divulgadas em seu site, o IDEAS orienta sua atuação pela promoção de políticas públicas fundamentadas no respeito à lei, governo limitado, mercado livre e indivíduos livres.

Além de publicar pesquisas de ponta, o instituto engaja-se em diálogos construtivos com governos, legisladores, empresários e a sociedade civil. Facilitando o intercâmbio entre indivíduos com interesses similares, o IDEAS também desempenha um papel vital na organização de programas educacionais que visam enriquecer o entendimento público sobre questões fundamentais.

O evento ocorreu em parceria com a Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur.

 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho


DATA


banners-site-faap_bia1

Business and International Affairs na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_bia2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business and International Affairs

Pós-Graduação em Estudos Regionais: América Latina abre vagas para turma em 7 de abril de 2025

A FAAP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Regionais: América Latina, com início em 7 de abril de 2025, os estudantes que se inscreverem até o dia 25 de março receberão 15% de desconto no curso. O programa faz parte de um projeto institucional que visa integrar perspectivas globais e regionais aos cursos da FAAP, alinhando-se às necessidades do mercado de trabalho e ampliando o conhecimento sobre a realidade dos países latino-americanos.  Com uma abordagem interdisciplinar, o curso combina estudos culturais com treinamento profissional avançado, visando aprofundar a compreensão da América Latina contemporânea. A pós-graduação oferece duas trilhas de formação: uma voltada para Administração, Relações Internacionais e Economia, e outra para Arte e Cultura, atendendo às demandas de profissionais que buscam se especializar nas questões regionais da América Latina.  A trilha de Administração, Relações Internacionais e Economia analisa a história recente da região, o estado de direito, processos democráticos e questões econômicas e ambientais, com foco em relações internacionais intra-regionais e com outros países. Já a trilha de Arte e Cultura investiga as culturas regionais, movimentos filosóficos, literários e artísticos, relações sociais, diversidade, interculturalidade e relações de gênero, abordando a descolonização e seus efeitos nas manifestações sociais, culturais e artísticas.  O curso inclui disciplinas obrigatórias sobre a realidade latino-americana, seminários de integração e aulas de idiomas (espanhol, português e chinês), além de atividades presenciais no campus da FAAP e encontros síncronos on-line. O programa também oferece projetos de cooperação virtual (COIL) com outras universidades da América Latina e a participação de professores estrangeiros renomados em palestras e seminários.  Os alunos poderão cursar disciplinas em instituições de ensino superior parceiras da FAAP e têm a possibilidade de continuar seus estudos no exterior. O curso também proporciona experiências internacionais, como visitas técnicas e a Missão do Cone Sul, que inclui países como Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.  Saiba mais:


Internacional

Curso de Chinês para Negócios começa em 24 de fevereiro

O Curso de Chinês para Negócios, oferecido pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, visa ensinar o Mandarim em seus principais aspectos – escrita (ideogramas), leitura, fala e compreensão – enquanto desenvolve a competência intercultural dos alunos. Para garantir uma imersão completa no idioma, as aulas são ministradas exclusivamente por professores nativos chineses e utilizam materiais recomendados pelo HANBAN. Além disso, o curso inclui preparação para o teste HSK, exame oficial de proficiência em chinês. Dividido em dois módulos, curso é destinado a pessoas que desejam fazer negócios com chineses, que trabalham em uma empresa chinesa ou que desejam aprender a língua, mas não têm disponibilidade para ir presencialmente às aulas. Chinês para Negócios I Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Chinês para Negócios II Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Importante: Para ingressar diretamente no módulo II, é necessário demonstrar conhecimento prévio do idioma. Início das aulas: 24 de fevereiro de 2025 Mais informações e inscrições: https://www.faap.br/extensao-e-livres/chines-para-negocios/ Não perca essa oportunidade única de impulsionar sua carreira e se destacar no competitivo mercado de


Internacional

7ª Feira Cultural Internacional da FAAP celebra intercâmbio cultural e diversidade global

Hoje, 24 de outubro, a FAAP realizou mais uma edição da Feira Cultural Internacional, um evento que conecta culturas e promove o diálogo entre alunos estrangeiros, brasileiros e o público externo. A feira reuniu apresentações musicais, performances de dança e um passeio pela gastronomia de diferentes países.  Além das atividades culturais, o evento contou com um bate-papo sobre etiqueta nas Relações Internacionais, com a palestrante Marta Echarte Baraibar, Cônsul-Geral da República Oriental do Uruguai. A Embaixadora fez uma apresentação sobre diplomacia, a diferença entre consulado e embaixada, e os protocolos e etiqueta que regem as relações internacionais.    Representantes de universidades parceiras também marcaram presença, enriquecendo ainda mais as trocas culturais e acadêmicas, como a Particiára, Education USA – NYFA – Minerva University and Ohio State University, entre outras instituições de ensino.   Para aqueles que não puderam comparecer presencialmente, a FAAP transmitiu a feira ao vivo pelo canal no YouTube, permitindo que todos, independentemente da localização, pudessem participar desse encontro e celebrar a diversidade global. Assista clicando aqui. Com um ambiente vibrante e participativo, a Feira Cultural Internacional não apenas celebrou as diferentes tradições representadas, mas também destacou o papel dos alunos como protagonistas no fortalecimento das relações culturais e acadêmicas. O evento se tornou um espaço onde o aprendizado ultrapassa a sala de aula, transformando-se em uma experiência de troca e descoberta


Internacional

FAAP participa de conferência na França sobre educação internacional

O time de internacionalização da FAAP está participando da 34⁠ª Conferência anual da European Association for International Education (EAIE), realizada em Tolouse, na França, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2024. O evento já reuniu mais de sete mil participantes e conta com palestras, workshops e seminários e uma exposição de mais de 200 instituições educativas, entre elas a FAAP, que participa da EAIE com estande próprio, desde 2006. A EAIE acontece anualmente em diferentes cidades europeias, promovendo a troca de experiências e a expansão de redes de cooperação. Em 2025, a 35ª edição da conferência será sediada em Gotemburgo, na Alemanha. Antes do início da conferência, a delegação da FAAP aproveitou a oportunidade para visitar duas instituições parceiras na região. Uma delas foi o Grupo IGENCIA, com sedes e escolas em Paris, Toulouse, Lyon e Mauritius, que oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, comunicação, moda e luxo. A outra visita foi à Toulouse Business School (TBS), com cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, finanças, logística, e gestão de moda e luxo, entre outras áreas. A diretora de internacionalização, Dra. Lourdes Zilberberg, e os assessores de intercâmbio, Augusto Venceslau de Freitas e Lucas Rocha da Silva, representaram a FAAP na conferência. Durante o evento, a equipe realizou mais de 60 reuniões com representantes de instituições parceiras e potenciais novos colaboradores, com o foco de ampliar suas parcerias internacionais e seguir se posicionando como referência de educação no cenário

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter