“O BRASIL NO CONTEXTO GLOBAL DA DESINFORMAÇÃO” É TEMA DE PALESTRA NA FAAP COM A RENOMADA PESQUISADORA INTERNACIONAL CLAIRE WARDLE

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A FAAP realiza no dia 23 de novembro, em seu campus de São Paulo, os debates que marcam o encerramento das atividades do Comprova (https://projetocomprova.com.br) – projeto sediado pela Fundação e que reuniu jornalistas de 24 veículos de comunicação de todo o Brasil para a verificar as notícias veiculadas pelo WhatsApp nas eleições de 2018.

Com início às 9h30, a primeira palestra, “O Brasil no contexto global da desinformação”, será apresentada pela cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, Claire Wardle, e uma das mais importantes pesquisadoras sobre desordem informacional.

Claire também participará da mesa-redonda “Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova”, a partir das 11h, ao lado de Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e de Sergio Lüdtke, coordenador do projeto Comprova. A mediação será de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e pós-doutoranda do Núcleo Diversitas, da USP.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV FAAP (http://faap.br/tvfaap)

 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

 

Balanço das atividades

 

O Comprova é uma iniciativa da ONG First Draft em um projeto inovador do Centro Shorenstein, da Harvard Kennedy School. No Brasil, foi coordenado pela Abraji e teve o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project, que financiaram e deram apoio técnico ao projeto. Durante três meses avaliando notícias veiculadas pelo WhatsApp, relacionadas às eleições presidenciais no Brasil, o Comprova publicou 146 histórias para desmentir ou confirmar conteúdos que viralizaram nas redes sociais. Desse total, 92% do conteúdo se mostrou falso, enganoso ou descontextualizado.

 

Sobre Claire Wardle

 

Claire Wardle é pesquisadora e diretora-executiva da First Draft, projeto que se dedica a encontrar soluções para os desafios relacionados à confiança e à verdade na era digital e que já esteve associado ao Centro Shorenstein de Mídia, Política e Políticas Públicas, na Harvard Kennedy School. Wardle participa do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro da Informação e Entretenimento. Anteriormente, foi diretora de pesquisa do Tow Center for Digital Journalism, da Columbia Journalism School, diretora de mídia social da Agência de Refugiados da ONU e diretora de serviços de notícias do Storyful. Wardle é uma das maiores especialistas em conteúdo gerado pelo usuário e liderou dois importantes projetos de pesquisa que investigam como é gerenciada por organizações de notícias. Em 2009, a BBC solicitou que ela desenvolvesse um currículo abrangente de treinamento em mídia social para a organização, em que liderou uma equipe de 19 pessoas oferecendo capacitação em todo o mundo. Em 2018, uma das iniciativas mais bem-sucedidas do First Draft foi o CrossCheck, uma coalizão colaborativa reunindo 37 redações francesas e britânicas para verificar ruídos na web durante a última campanha presidencial francesa. Essa foi a iniciativa que inspirou a realização do Projeto Comprova no Brasil. Claire Wardle é coautora, em parceria com o jornalista iraniano-canadense Hossein Derakshan, do relatório Information Disorder, publicado em setembro de 2017 e encomendado pelo Conselho da Europa, principal organização de direitos humanos do continente, que inclui 47 países-membros, 28 dos quais são pertencentes à União Europeia.

 

Palestra: O Brasil no contexto global da desinformação

Mesa-redonda: Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova

Data: 23/11/2018 – horário: 9h às 12h

Local: FAAP São Paulo – Auditório 1

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

 

OBS: Os inscritos deverão comparecer à portaria G1 até as 9h, munidos de documento de identificação com foto.

Apenas nove histórias analisadas pelos jornalistas do Comprova eram verdadeiras. O resultado das verificações é um alerta para a sociedade e uma reafirmação da necessidade de uma imprensa independente, atuante, transparente e confiável.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP realiza no dia 23 de novembro, em seu campus de São Paulo, os debates que marcam o encerramento das atividades do Comprova (https://projetocomprova.com.br) – projeto sediado pela Fundação e que reuniu jornalistas de 24 veículos de comunicação de todo o Brasil para a verificar as notícias veiculadas pelo WhatsApp nas eleições de 2018.

Com início às 9h30, a primeira palestra, “O Brasil no contexto global da desinformação”, será apresentada pela cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, Claire Wardle, e uma das mais importantes pesquisadoras sobre desordem informacional.

Claire também participará da mesa-redonda “Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova”, a partir das 11h, ao lado de Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e de Sergio Lüdtke, coordenador do projeto Comprova. A mediação será de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e pós-doutoranda do Núcleo Diversitas, da USP.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV FAAP (http://faap.br/tvfaap)

 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

 

Balanço das atividades

 

O Comprova é uma iniciativa da ONG First Draft em um projeto inovador do Centro Shorenstein, da Harvard Kennedy School. No Brasil, foi coordenado pela Abraji e teve o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project, que financiaram e deram apoio técnico ao projeto. Durante três meses avaliando notícias veiculadas pelo WhatsApp, relacionadas às eleições presidenciais no Brasil, o Comprova publicou 146 histórias para desmentir ou confirmar conteúdos que viralizaram nas redes sociais. Desse total, 92% do conteúdo se mostrou falso, enganoso ou descontextualizado.

 

Sobre Claire Wardle

 

Claire Wardle é pesquisadora e diretora-executiva da First Draft, projeto que se dedica a encontrar soluções para os desafios relacionados à confiança e à verdade na era digital e que já esteve associado ao Centro Shorenstein de Mídia, Política e Políticas Públicas, na Harvard Kennedy School. Wardle participa do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro da Informação e Entretenimento. Anteriormente, foi diretora de pesquisa do Tow Center for Digital Journalism, da Columbia Journalism School, diretora de mídia social da Agência de Refugiados da ONU e diretora de serviços de notícias do Storyful. Wardle é uma das maiores especialistas em conteúdo gerado pelo usuário e liderou dois importantes projetos de pesquisa que investigam como é gerenciada por organizações de notícias. Em 2009, a BBC solicitou que ela desenvolvesse um currículo abrangente de treinamento em mídia social para a organização, em que liderou uma equipe de 19 pessoas oferecendo capacitação em todo o mundo. Em 2018, uma das iniciativas mais bem-sucedidas do First Draft foi o CrossCheck, uma coalizão colaborativa reunindo 37 redações francesas e britânicas para verificar ruídos na web durante a última campanha presidencial francesa. Essa foi a iniciativa que inspirou a realização do Projeto Comprova no Brasil. Claire Wardle é coautora, em parceria com o jornalista iraniano-canadense Hossein Derakshan, do relatório Information Disorder, publicado em setembro de 2017 e encomendado pelo Conselho da Europa, principal organização de direitos humanos do continente, que inclui 47 países-membros, 28 dos quais são pertencentes à União Europeia.

 

Palestra: O Brasil no contexto global da desinformação

Mesa-redonda: Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova

Data: 23/11/2018 – horário: 9h às 12h

Local: FAAP São Paulo – Auditório 1

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

 

OBS: Os inscritos deverão comparecer à portaria G1 até as 9h, munidos de documento de identificação com foto.

Apenas nove histórias analisadas pelos jornalistas do Comprova eram verdadeiras. O resultado das verificações é um alerta para a sociedade e uma reafirmação da necessidade de uma imprensa independente, atuante, transparente e confiável.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da DNA Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade da FAAP 

O FAAPCast desta semana recebeu Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade e Propaganda da FAAP. Durante a entrevista, o visionário Mitelman falou sobre como surgiu a ideia para o que seria sua futura empresa, a DNA Conteúdo Digital, uma edtech especializada no desenvolvimento de experiências educacionais digitais para o mercado corporativo, que quebra barreiras e potencializa resultados.  Por meio do conceito de edutainment, a desenvolvedora de escolas on-line traz um olhar disruptivo para as experiências de educação e atrai grandes empresas do país.   Com ampla experiência no mercado, Eduardo também é Co-fundador da recém-lançada Inner AI. A inteligência artificial vai funcionar como um hub de criação de conteúdo para as empresas. Por ali, companhias poderão criar de forma muito mais prática reports, e-mails, comunicados e até vídeos com ajuda dos robôs. Os usuários terão a possibilidade de transformar um conteúdo já existente em outro formato, por exemplo, um texto em vídeo.  Além disso, Mitelman já passou por grandes empresas do setor de comunicação e produção audiovisual, como Young&Rubicam e Conspiração Filmes, atendendo projetos do HSBC, P&G, Crayola, WWF, Canal Fox, SBT e MTV.   Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Mitelman, acompanhe a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no Youtube.


Na FAAP

Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura, visita a FAAP 

A FAAP recebeu, nesta última terça-feira, 06 de maio, a visita de José Antônio “Totó” Parente, atual Secretário de Cultura do Município de São Paulo para um encontro na sede da Mantenedora.   Na pauta do encontro, diversos assuntos que reforçam a parceria da FAAP com este órgão público de extrema importância para nossa rotina de trabalho no mundo acadêmico e social.   Na ocasião, a FAAP demonstrou o interesse der ter a SMC e a SP Negócios como parceiros na Res Artis, a maior rede global de programas de residência artística – que será realizada na FAAP, em setembro. Também na agenda, um projeto em conjunto com o Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, no Butantã, com ativações da cadeia produtiva da moda junto com nosso programa de Práticas Extensionistas.  A FAAP também se prontificou a colaborar com a formação de mais de 450 jovens, potenciais agentes da cultura, abrindo nossas operações de teatro, oficinas, ateliês e exposições para treinamento e qualificação desse pessoal para que, no futuro, possam prestar serviços nos equipamentos, instituições, museus culturais privados e públicos de São Paulo.  Totó Parente, acompanhado de Carol Lafemina, ex-aluna da FAAP, e atual Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, e Fabio Portela, o atual Secretário de Comunicação da cidade de São Paulo, ex-gerente de Comunicação da FAAP, foram recebidos por Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.  Na reunião, também estavam presentes Luis Sobral, CEO da FAAP, Rogério Massaro, Diretor-Acadêmico da FAAP, Marcos Moraes, Diretor-Geral do Museu de Arte Brasileira FAAP e Alessandra Andrade, Gestora do nosso Business HUB e atual Presidente da SP Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda 

O FAAPCast desta semana recebeu Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP. Mestre em artes e ciências pela Universidade de Nova York (NYU), ela foi professora de cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, conteúdo e marketing da FAAP, por mais de catorze anos.  Adriana lançou, recentemente, o seu segundo livro e audiobook, Conexões, narrado por ela mesma. Também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.   A autora alcançou o sucesso em empresas nacionais e internacionais, sempre valorizando a importância das conexões pessoais e profissionais e o empoderamento de outras mulheres. Numa eficiente mistura de relatos e exemplos práticos, ao longo do episódio Adriana nos conta que Conexões nos mostra como o amor e a dedicação tanto pelo trabalho quanto por quem está ao nosso lado movem montanhas e abrem as portas para as mais diversas oportunidades.   Do mundo da publicidade e televisão, passando por empresas como Nickelodeon e Cartoon Network, até sua ascensão no mundo corporativo, como a Audible Brasil, Adriana Alcântara defende que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes indispensáveis para criar vínculos verdadeiros e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.  Alcântara, também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.  Atualmente, Alcântara lidera a estratégia comercial, o lançamento das operações e a estruturação do serviço da Audible no país e, além disso, possui uma carreira de destaque na indústria de conteúdo e mídia, já tendo ocupado cargos de liderança nas áreas de desenvolvimento de negócios, produção, marketing e branding, no Brasil e na América Latina, em grandes empresas, como Warner Bros. Discovery, Apple, OiTV, Globosat, Viacom Networks Brasil e MSNBC, em Nova York.   Além de suas conquistas no mundo corporativo, já foi apresentadora de TV e atriz de teatro e novelas brasileiras, o que enriqueceu ainda mais sua experiência na indústria do entretenimento. Para saber mais sobre a sua trajetória acesse a entrevista completa no canal oficial do FAAPCast no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter