NÚCLEO DE INOVAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL (NiMD) DA FAAP DIVULGA NOVO RELATÓRIO#MS360FAAP REVELANDO QUE AS MARCAS GANHAM CADA VEZ MAIS FORÇA NO INSTAGRAM

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A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, em parceria com a Socialbakers, mostra que os usuários do Instagram têm seguido cada vez mais marcas na plataforma.

O levantamento mede a atividade dos 100 perfis de negócios no Brasil com mais interações nas mídias sociais. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

No último trimestre analisado, a média de crescimento de seguidores de perfis de Marcas no Instagram, foi cerca de 140 mil. No trimestre anterior, o número médio foi de 99 mil novos seguidores.

As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.

Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. Os posts foram os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas. No entanto, em páginas de celebridades, também avaliado no estudo, foram as publicações com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.

 

Facebook

 

Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o aumento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho para apenas 50.505 entre julho, agosto e setembro.

Mas a queda maior – e mais surpreendente –, por se tratar de um período eleitoral, se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.

Mais números:

 

– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.

– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.

– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.

 

Todos os gráficos do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, em parceria com a Socialbakers, mostra que os usuários do Instagram têm seguido cada vez mais marcas na plataforma.

O levantamento mede a atividade dos 100 perfis de negócios no Brasil com mais interações nas mídias sociais. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

No último trimestre analisado, a média de crescimento de seguidores de perfis de Marcas no Instagram, foi cerca de 140 mil. No trimestre anterior, o número médio foi de 99 mil novos seguidores.

As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.

Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. Os posts foram os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas. No entanto, em páginas de celebridades, também avaliado no estudo, foram as publicações com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.

 

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Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o aumento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho para apenas 50.505 entre julho, agosto e setembro.

Mas a queda maior – e mais surpreendente –, por se tratar de um período eleitoral, se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.

Mais números:

 

– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.

– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.

– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.

 

Todos os gráficos do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

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