NÚCLEO DE INOVAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA FAAP DIVULGA ESTUDO QUE MOSTRA AS AÇÕES SOCIAIS DAS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA

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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NIMD FAAP) acaba de concluir a primeira fase de um estudo amplo sobre a “Responsabilidade Social: Políticas Empresariais durante a Pandemia”. O objetivo do levantamento é elencar e analisar como as empresas têm buscado desenvolver ações para atenuar os efeitos da pandemia para a população brasileira.

Dividido em 10 eixos, o trabalho conta com a coordenação dos professores Vera Pacheco (Comunicação e Marketing), Monica Rugai Bastos (Sociologia e Política Cultural), José Luiz Bueno (Filosofia) e Diogo Bornhausen (Comunicação e Semiótica), além da participação da aluna Giovanna Barbato de Souza, que cursa Publicidade e Propaganda.

O modelo exploratório consolida e analisa as informações divulgadas pela imprensa sobre os programas desenvolvidos pelas companhias.

O Eixo 1 da pesquisa, já concluído, aborda os programas Contra a Pobreza. Nesse segmento, 40% das ações focaram na distribuição de alimentos e cestas básicas, 20% na entrega de material de higiene e limpeza, 20% no apoio a ONGs e 20% foram para outras iniciativas.

As ações foram realizadas principalmente no início da pandemia, voltadas a comunidades carentes. Como primeira fase de análise, o estudo concluiu que “embora extremamente necessárias, tais ações não se caracterizam pela construção de política empresarial e, sim, pela mitigação imediata das necessidades advindas da perda de renda ocasionada pela pandemia. Considera-se a impossibilidade de manutenção dessas atividades, uma vez que a pandemia perdura, se manterá durante o próximo ano e seus efeitos econômicos e sociais serão vistos por, pelo menos, cinco a dez anos. E isso ocorreu tanto em pequenas empresas como em grandes grupos empresariais.”

Demais eixos

Os outros eixos da pesquisa realizada pelo NIMD FAAP serão divulgados periodicamente, conforme forem sendo concluídos. Eles abordarão os temas “Apoio em Relação à Violência Doméstica”, “Geração e Manutenção de Renda/Preparo de Profissionais”, “Preservação do Equilíbrio Emocional/Autoestima”, “Equipamentos de Saúde (instituições/empresas) – Reforma e Construção”, “Preservação de Negócios/Empresas/Instituições – Apoio Tecnológico”, “Sustentabilidade/Meio Ambiente”, “Atenção a Profissionais da Linha de Frente – Saúde, Educação, Coleta de Lixo”, “Doação de Material de Trabalho”, “Apoio a Atividades Artísticas e Culturais”, “Afastamento de Mídias que Propagam Fake News”.


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Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago


Jornalismo

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