NOVO ESTUDO #MS360FAAP APONTA QUE O NÚMERO DE SEGUIDORES DE EMPRESAS NO INSTAGRAM CRESCEU 33% EM 2018

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter