NOVO ESTUDO #MS360FAAP APONTA QUE O NÚMERO DE SEGUIDORES DE EMPRESAS NO INSTAGRAM CRESCEU 33% EM 2018

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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

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FAAP participa de evento de Integração Sul promovido pelo CEAL Brasil e Uruguai em Montevidéu

Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) participou da Missão organizada pelo Conselho Empresarial de América Latina (CEAL), reunindo representantes da região.  O evento, sediado nas instalações da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) e na Zonamerica (zona franca de Montevidéu), foi palco de discussões estratégicas sobre o futuro econômico, social e político do continente.  Com o intuito de fortalecer a integração regional baseada no protagonismo de líderes empresariais e institucionais, o encontro contou com a participação de figuras-chave de diversos setores, que debateram desafios e oportunidades emergentes na conjuntura geopolítica atual. Em um momento marcado por intensas transformações internacionais, a Missão CEAL destacou a necessidade urgente de cooperação pragmática entre países da América Latina, especialmente diante dos impactos causados pelas recentes mudanças no cenário global.  O evento contou com a participação da Presidente em exercício do Uruguai, Carolina Cosse, além de autoridades de diversos países da América Latina. Pela FAAP, estiveram presentes Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP e Vice-Presidente do CEAL Brasil; o Sr. Luis Sobral, CEO da FAAP; e Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.    Durante o evento, os participantes se engajaram em painéis e mesas-redondas que abordaram questões fundamentais para a região, incluindo: Agroindústria e Segurança Estratégica, Geopolítica e Transformação Digital e Diálogo Político e Econômico Regional.  Neste contexto, a FAAP, representada por seu Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, sublinhou a relevância central da educação como motor do desenvolvimento sustentável e enfatizou que a educação precisa ser reimaginada para estimular competências críticas, digitais, tecnológicas e humanas, preparando líderes aptos a impulsionar a prosperidade nos próximos anos.  Como destaque especial, foi anunciada a formação da Aliança Acadêmica América Latina de Liderança. Essa iniciativa inovadora, conduzida no âmbito do CEAL, visa integrar instituições de educação superior sul-americanas, solidificando parcerias, intercâmbios e projetos colaborativos para a formação de lideranças regionais.  Além disso, representa um compromisso institucional para intensificar a colaboração educacional e intelectual como base para uma América Latina mais unida, competitiva e socialmente


Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Na FAAP

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