O brasileiro continua fã do Facebook, apesar do crescimento do Instagram. É o que aponta a nova edição do #MS360FAAP, relativo ao quarto trimestre de 2019. O estudo revela que, na categoria “Marcas e Institucional”, por exemplo, a plataforma cresceu 69% no número de fãs em suas páginas.
No primeiro trimestre de 2019, 67% das postagens no Facebook, dentro dessa categoria, eram orgânicas. Nos últimos três meses do ano, esse índice saltou para 73%.
A pesquisa também apontou que o setor de “Bens de Consumo” é o que mais impulsiona postagens no Facebook. As empresas dessa categoria investiram em 61% dos seus posts.
Instagram continua bem
Se o crescimento do número de fãs nas páginas do Facebook traz alguma surpresa, os pesquisadores não se espantaram com a confirmação da tendência de subida do Instagram. Tanto Celebridades quanto Marcas cresceram em número de seguidores.
No início de 2019, as primeiras eram acompanhadas, em média, por 9.646.755 de perfis. Terminaram o ano com 11.776.636, registrando um crescimento de 22%. Já as marcas iniciaram o ano passado com média de 1.588.034 de seguidores e fecharam 2019 com 1.954.007, ou seja, um aumento de 23%.
Sobre a pesquisa
O #MS360FAAP é uma parceria do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) com a plataforma de monitoramento Socialbakers, que analisa, trimestralmente, a evolução dos números relativos às 100 marcas e celebridades com mais seguidores no Facebook e Instagram. O conteúdo completo do estudo pode ser conferido em http://www.faap.br/ms360faap