A FAAP promoveu, em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), mais uma edição do Laboratório de Ética Publicitária, realizada ontem, dia 7 de outubro. O encontro reuniu nomes de destaque no universo dos influenciadores digitais e da creator economy, que compartilharam suas experiências com os alunos.
Participaram da roda de conversa Carol Novaes, advogada e criadora de conteúdo; Ana Paula Passarelli (Passa), cofundadora e CEO da agência Brunch e VP de Creator Economy na agência Diana; e Carlos Scappini, sócio e cofundador da Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento da América Latina, e cofundador da Billboard Brasil.
O Laboratório de Ética Publicitária visa discutir os desafios éticos e de responsabilidade nas parcerias entre marcas e criadores de conteúdo, promovendo uma comunicação honesta, segura e alinhada às diretrizes do CONAR. A atividade extensionista aproxima os estudantes do mercado, permitindo que analisem casos reais, desenvolvam materiais educativos voltados para influenciadores e contribuam para a disseminação de boas práticas publicitárias.
A professora Mayara Longuini coordena o projeto, com o apoio dos coordenadores Eric Messa, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e do programa Business Communication and Media (BCM), e Fernando José da Costa, coordenador do curso de Direito.
Ao longo de suas edições, o laboratório já recebeu profissionais como Dra. Juliana Nakata Albuquerque, Vice-Presidente Executiva do CONAR, Bruno Bonfanti, Alliances Manager da Google, e o Dr. Marco Sabino, conselheiro do CONAR. Essas colaborações enriquecem o aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão abrangente e atualizada das questões éticas na publicidade.
A edição de outubro foi especialmente marcante pela troca entre os convidados e os alunos, que puderam refletir sobre o papel do influenciador na construção de narrativas éticas e transparentes no ambiente digital.