O tradicional Fórum FAAP, simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado de 7 a 10 de setembro. O campus da FAAP receberá alunos de ensino médio de várias escolas de São Paulo para debater importantes temas da agenda internacional.
Serão quatro dias de intensa programação. Na abertura, a embaixadora Irene Vida Gala, subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, falará sobre “O Papel do Brasil nas Nações Unidas”.
Nos dias seguintes, debates em diversos pontos da FAAP movimentarão o campus. Temas como crise de refugiados, agricultura sustentável e o futuro do trabalho estarão na pauta dos 10 comitês.
Durante o Fórum, os participantes deixam de ser estudantes e passam a atuar como delegados, vestidos a caráter e com o conhecimento das regras de conduta de uma reunião diplomática, da história, geografia, economia, cultura e da política externa do país que irão defender.
Preparação intensa
O debate é um dos pontos mais altos do evento, quando os jovens devem expressar sua visão nas questões internacionais, comentar a posição das demais nações e propor soluções para os problemas em discursos breves. A capacidade de improvisar deve ser um recurso fundamental para os participantes, que devem saber atuar nos debates e reagir ao que os demais componentes propõem.
Mas, para se saírem bem nas discussões, os alunos se preparam meses antes, acompanhados por um Guia de Estudos, que é elaborado por alunos voluntários da FAAP. O material contém as informações necessárias para o início da pesquisa dos temas, bem como bibliografias e sites que podem ser consultados para ajudar nos estudos.
O Fórum FAAP é um dos pioneiros em São Paulo no uso da metodologia role-play, associada à resolução de problemas para alunos de ensino médio. O evento, realizado pela primeira vez em 2004, trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e as habilidades interpessoais dos estudantes.
Cidadania
Paralelo ao Fórum FAAP, os estudantes inscritos no evento também participam de uma competição social, na qual a escola que mais fizer doações de ração para a ONG & Brechó Maria Chica receberá o troféu Responsabilidade Social.
A entidade está localizada em Jundiaí (SP) e arrecada fundos em prol da causa animal, com a venda de roupas, sapatos e acessórios.
Escolas participantes da 18ª edição do Fórum FAAP
Associação Crescer Sempre
Centro Educacional Leonardo da Vinci
Colégio Ábaco
Colégio Dante Alighieri
Colégio Emilie de Villeneuve
Colégio FAAP
Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo
Colégio Miguel de Cervantes
Colégio Oswald de Andrade
Colégio Palmares
Colégio Piaget
Colégio Potencial Objetivo Cotia
Colégio Santa Mônica
Colégio São Luis
Colégio Vértice
Congregação de Santa Cruz
Escola Bilíngue Pueri Domus – Unidade Verbo Divino
Escola Domus Sapientiae
Escola Montessori Lubienska Santa Terezinha
Escola Viva
Escola Waldorf Rudolf Steiner
Instituto Magno de Educação
Instituto OEP de Educação – Colégio Elvira Brandão
Instituto Presbiteriano Mackenzie
SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Aclimação
SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Itaim