FILME “AS JANELAS QUE ENCONTRAMOS NO CAMINHO”, DE ALUNOS DA FAAP, RECEBE O IMPORTANTE PRÊMIO ABC 2020

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Equipe

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho”, produzido pelos alunos do curso de Cinema Thaís Orchi Abdala, Elissa Sanitá, Gabriel Bassani, Amanda Pinho, Paulo Leider, Isabela Guimarães e Felipe Balerini, recebeu o Prêmio ABC 2020 como melhor fotografia em filme universitário.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, o Prêmio ABC é considerado o mais importante do Brasil na categoria.

O filme retrata a história de três gerações de mulheres que, diante da iminente morte do patriarca da família, buscam lidar, cada uma a sua maneira, com as consequências dessa ausência que vai se concretizando.

A realização do curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho” partiu de um acontecimento muito significativo na vida da diretora do filme, a aluna Thaís Orchi Abdala: a perda de seu avô. Após a primeira perda de sua vida, a questão da morte passou a ecoar com frequência em sua mente.

“O processo da produção desse filme foi extremamente especial, pois além do empenho constante da equipe – com o trabalho exemplar da arte, som e produção – houve uma troca riquíssima e emocionante com o elenco, pois passamos juntos pela perda do avô de um dos integrantes do grupo. O desejo de dar vida a essa história se materializava a cada encontro, sobretudo, em conjunto – o que acredito ser um dos pilares do fazer cinema”, comenta Thaís.

O aluno Gabriel Bassani, entrou no projeto antes mesmo de ser o diretor de fotografia do curta. Em uma conversa num café, Thaís contou para ele a sua ideia de fazer o filme e, a partir desse momento, iniciaram a parceria. Começaram a pensar juntos como seria a construção da linguagem da história e como se comunicariam com o espectador.

“A morte é uma experiência universal e em todas as culturas encontramos signos e símbolos que expressam a sua presença”, reflete a diretora. Para ela, o maior desafio da equipe foi encontrar na técnica cinematográfica formas de expressar a perda, a memória afetiva, a nostalgia e algumas das sensações presentes na vivência familiar.

Para isso, o diretor de fotografia trouxe um aspecto de imagem para cada momento do filme, criando diferenças no comportamento de câmera e movimentos representativos de cada personagem, usando perfis de lentes específicos, iluminações diferentes, mas sempre mantendo uma unidade no contraste entre luz e sombra. Em todos os momentos, o foco percorre o espaço até encontrar os vazios da composição dos cenários e essa alusão a uma falta só foi possível por haver um diálogo constante com a arte e a sua capacidade de trazer objetos e compor cenários que são a própria expansão do universo pessoal de cada personagem.

Em vez de escolher uma perspectiva única, o roteiro traz três mulheres de gerações distintas, cada uma vivenciando a perda de maneira diferente. Esse foi o eixo da direção: representar o olhar de cada uma dessas personagens de maneira singular, sempre permitindo que o espectador tenha acesso a eles.

Foi a partir do encontro dessas múltiplas vivências, do saber olhar e observar, da sensibilidade, dedicação e trabalho de toda equipe que resultou em uma linguagem particular, que agora é reconhecida através da premiação de melhor fotografia de filme universitário.

Veja o anúncio oficial Prêmio: https://www.youtube.com/watch?v=ygndj-uusQA&t=5s


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Arquitetura e Urbanismo

Professora de Arquitetura da FAAP é nomeada Secretária Municipal de Urbanismo

Elisabete França, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP, foi nomeada Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo em 1º de janeiro. Reconhecida por sua trajetória acadêmica e profissional, ela é arquiteta, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie. Em sua carreira, ocupou cargos de destaque, como Secretária Municipal de Mobilidade e Transportes em 2020 e Superintendente de Habitação na Secretaria de Habitação em 2012. À frente da Superintendência de Habitação, Elisabete coordenou projetos de grande impacto social, como o Plano Municipal de Habitação e programas habitacionais voltados à urbanização de favelas, recuperação urbana e ambiental de mananciais e revitalização de cortiços na região central de São Paulo. O jornalista e escritor Raul Juste Lores destacou o trabalho de Elisabete, elogiando sua atuação transformadora, em sua coluna desta semana. “Alternando temporadas nas secretarias de Habitação e Urbanismo, Elisabete tirou do papel projetos que se arrastavam havia décadas, como o retrofit da Ocupação Prestes Maia. Convocou um inédito concurso de arquitetura para fazer conjuntos habitacionais de qualidade por bons arquitetos. O programa Renova SP criou moradia social em áreas de favelas, pensando na ventilação, insolação, circulação, plantas e áreas de uso comum nos conjuntos habitacionais”, afirmou. A nomeação reflete o reconhecimento da competência de Elisabete França no campo da arquitetura e urbanismo, bem como sua dedicação à melhoria da qualidade de vida urbana em São Paulo. A professora integra o corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP, que se destaca por trazer sempre os melhores profissionais do mercado para formar futuros líderes na


Na FAAP

ENEM 2024: Consulte o seu resultado e matricule-se na FAAP 

A FAAP aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso e oferece bolsas de estudo que variam de 5% a 100% de desconto, de acordo com a pontuação obtida nas provas realizadas nos últimos cinco anos.  Serão concedidas bolsas de 100% para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, de acordo com a ordem de convocação. As convocações ocorrem diariamente, desde 1º de outubro de 2024, e serão encerradas em 02 de fevereiro de 2025, data limite para o processo seletivo FAAP 2025/1. Confira a tabela abaixo: GRUPO NOTA MÁXIMA NOTA MÍNIMA BOLSA 1 – 800 100% 2 799 750 75% 3 749 700 30% 4 699 600 15% 5 599 550 5% O resultado do ENEM 2024 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Esta é mais uma chance para os estudantes que desejam ingressar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país e dar início a uma trajetória acadêmica de excelência.    Para mais informações sobre as condições da bolsa ENEM, confira o Edital. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações.  NOSSOS CURSOS     Confira os nossos cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:     Programa de tripla titulação: Business and International Affairs (BIA) – Administração, Economia e Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Programa de tripla titulação: Business Communication and Media (BCM) – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – Diurno / Noturno      Administração – Diurno / Noturno    Animação – Diurno  Arquitetura e Urbanismo – Diurno  Artes Visuais – Diurno  Business and International Affairs – Matutino / Noturno Business Communication and Media – Matutino / Noturno Cinema – Diurno / Noturno     Design – Diurno  Direito – Diurno  Economia – Diurno / Noturno     Jornalismo – Diurno / Noturno     Moda – Diurno / Vespertino  Produção Audiovisual – Noturno     Publicidade e Propaganda – Diurno / Noturno    Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Relações Públicas – Diurno / Noturno    Para mais informações entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter