FACULDADE DE ENGENHARIA DA FAAP APOSTA NA INDÚSTRIA 4.0

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A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


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A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


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Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

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