FACULDADE DE ENGENHARIA DA FAAP APOSTA NA INDÚSTRIA 4.0

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A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


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A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


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Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago

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